7 podcasts sensacionais para você ouvir

Vou confessar um negócio pra vocês: antigamente eu tinha um super preconceito com podcasts. Achava que todo podcast era de entrevistas ou um bando de gente gritando e dando opinião besta em cima de tudo. “Mas essa é a internet, ué!” Verdade, mas era ainda pior, só por áudio, como se ainda estivéssemos na ~era do rádio~. Preconceito bobo demais. Eu até ouvia um ou outro de vez em quando, mas era só quando aparecia por aqui.

Só que essa não é apenas uma história sobre como eu parei de ter preconceito com podcasts. Essa é uma história sobre como eu resolvi um problema muito pior: minha preguiça de lavar a louça.

Como grande parte dos animais racionais, eu não gosto de lavar louça. Sei que é importante, sei que é necessário, não gosto da bagunça, mas também não gosto de lavar louça. Um dia era a minha vez. E a louça ficava lá. Uma refeição, duas, um dia, dois, três. E só piorava. A pilha de louça pra lavar e a minha falta de vontade de fazer isso.

Até que eu resolvi dar uma chance para alguns podcasts e… a minha pia mudou! Na verdade, a casa toda mudou. Comecei a ouvir podcasts para tudo! Lavar a louça, lavar o banheiro, aspirar a casa, organizar os armários, cozinhar. Foi aí que descobri a maravilha de aproveitar tarefas que não precisam que você esteja pensando muito para aprender coisas incríveis nos podcasts.

Virei tão fã que falo o tempo todo sobre coisas que aprendi em podcasts e muita gente acaba perguntando quais são meus favoritos. Inclusive já conversamos sobre isso no grupo do Facebook do Pequenos Monstros.  Por isso, para você se apaixonar por podcasts também, separei alguns dos que mais me fazem querer correr logo pra cozinha pra lavar louça. Ou quase isso.

(Se você não sabe como ouvir um podcast, no fim do post eu explico rapidinho)

99% Invisible (em inglês)

O 99% Invisible é basicamente sobre design e arquitetura, mas você vai ficar bem surpreso em descobrir a quantidade de coisas que envolvem design e arquitetura – spoiler: basicamente tudo. É ótimo para quem quer começar no mundo dos podcasts por ter episódios de só 15 minutinhos.

Episódio para começar: Fountain Drinks

 

Escriba Café (em português)

Esse é o único podcast que ouço há anos e é incrível. O Christian Gurtner manda muito bem contando sobre momentos históricos, personagens e mistérios – aliens, maçons e tudo que há no meio dos dois. Tudo com efeitos sonoros e sabendo contar muito bem história, fazendo você se envolver como nunca se envolveu em nenhuma história antes. Ele tem episódios de tempos em tempos, mas o que é atemporal, não fica antigo no final, então vale muito a pena voltar naqueles de 2012 para dar play também.

Episódio para começar: Leonardo da Vinci

 

Surprisingly Awesome (em inglês)

É um podcast novo, do fim de 2015, e foi feito para mim: ele escolhe temas que todo mundo acha sem graça e mostra que eles podem ser MUITO interessantes. Tem episódio sobre brócolis, concreto, colchões e tudo aquilo que parece a coisas mais chata do mundo. Se você é que nem eu, é o melhor podcast para soltar informações nada a ver no meio do bar, tipo “sabe um negócio louco sobre concreto?”. Sucesso instantâneo.

Episódio para começar: o já velho conhecido de todos os meus amigos na mesa de bar, Broccoli

 

Gastropod (em inglês)

Meu vício dos últimos meses. Só a ideia dele já é incrível, sobre comida com ~um toque de história e ciência~. Tem como não gostar? Cada episódio me deixa com mais vontade de cozinhar e aprender sobre origem das comidas. Se o de podcast de cima é ótimo para soltar informações na mesa do bar, esse aqui é ótimo para as refeições. Para quem ama comida e para quem ama comer, ou seja, basicamente todo mundo.

Episódio para começar: Museums and the Mafia: The Secret History of Citrus 

 

Mamilos (em português)

O B9 tem uma boa série de podcasts, mas o que mais ouço é o Mamilos, da Ju Wallauer e da Cris Bartis. Morando fora, é uma das fontes por onde eu melhor me informo sobre o que tem acontecido no Brasil e entendo melhor vários lados de cada tema. Foi só ouvindo o podcast sobre a Operação Lava Jato que finalmente entendi com clareza o que estava rolando, por exemplo.

Episódio para começar: Adoção, por ser mais atemporal, mas vale sempre ouvir o da última semana

 

Invisibilia (em inglês)

É um podcast sobre “as forças invisíveis que guiam o comportamento humano – ideias, crenças, certezas e emoções”. Ele é demais pra fazer a gente conhecer melhor a nós mesmos e o que passa pela cabeça das pessoas que estão do nosso lado. Uma cidade com 30% de doentes mentais, conversão terrorista e uma pessoa que não consegue interpretar sentimentos são alguns dos temas dos últimos episódios que ouvi, só para vocês terem ideia.

Episódio para começar: How to Become Batman

 

Bônus:

Indicação da Debbie: Humanos (em português)

“O Humanos conta histórias reais sobre pessoas reais. Como eu amo entender a visão das pessoas sobre o que elas vivem e o que aprenderam com isso, só a ideia dele já seria demais. Só que a segunda temporada do Humanos fala sobre a crise de refugiados e toda a história por trás dos conflitos no Oriente Médio, um tema que eu me interesso MUITO – e entendia pouco. A parte mais incrível? O Ivan Mizanzuk entrevista apenas brasileiros ou estrangeiros que moram no Brasil e, de alguma forma, fazem parte dessa história. Refugiados no Brasil e a visão deles sobre a Síria. Um brasileiro que serviu o exército americano e lutou no Iraque. Brasileiras muçulmanas que moram no Brasil, usam véu e precisam lidar com o preconceito. Tudo contado através das vozes de cada um deles. É MUITO incrível.

Eu larguei todos os meus outros podcasts nos últimos meses para devorar a segunda temporada do Humanos.”

Episódio para começar: Uma primavera no Egito – mas a segunda temporada inteira é foda.

 

Começou agora: Revisionist History

Começou agora, então não dá muito para saber se vai realmente ser boa ou não, mas é Malcolm Gladwell voltando ao tempo para contar algumas coisas interessantes que aconteceram por aí e que poucas pessoas ouviram falar. Pelos dois episódios que ouvi – e pelo fato de ser o Gladwell – parece que vai ser bem bom!

 

Eu já tenho uma lista cheia de outros podcasts que quero conhecer –nossos amigos Rê Biscoito e o Formagio deram mais dicas recentemente –, mas sempre quero descobrir mais e mais! Então, e você? Ouve algum podcast? Conta aqui embaixo! Quero receber dicas de uns novos!

 

Você pode começar a ouvir podcasts de duas formas:
1. Pelo site do projeto, como os links que indicamos aqui
2. Pelo seu celular. Uso o próprio aplicativo do iPhone, chamado “Podcasts”. Encontre ele no seu celular e procure o nome dos podcasts que você se interessou. :)

Tags from the story
, ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *