Como ter o apartamento perfeito para alugar no Airbnb

Nessa vida de nômades digitais e eternos viajantes, alugar no Airbnb já virou costume. Normalmente é por lá que alugamos o cantinho que vamos morar por meses em um país totalmente desconhecido e é até difícil pensar em como essa vida nômade seria possível sem uma plataforma tão legal. A escolha dos apartamentos, é claro, é um passo importante para cada uma das nossas constantes mudanças: ali vamos viver, cozinhar, curtir a vizinhança e tudo mais.

Ao longo dos anos, percebemos que achar o apartamento perfeito para alugar no Airbnb faz toda a diferença na nossa estadia em uma cidade e pode basicamente fazer você amar ou odiar um lugar. Sério.

Com tanta pressão, é sempre um desafio achar o apartamento perfeito para alugar no Airbnb – existem vários detalhes que os hosts (anfitriões) acabam deixando de lado e aquele anúncio que tinha tudo para ser o máximo acaba não sendo tão incrível assim.

Como estamos na pele de quem vive o tempo todo dentro de apartamentos do Airbnb – inclusive estou escrevendo esse post de um nesse exato momento –, resolvemos criar esse material com algumas dicas para que hosts do Airbnb possam dar aquele ~boost no seu próprio apartamento e deixar eles ainda mais incríveis.

Tá pronto para mandar muito na arte de alugar no Airbnb? Então vamos nessa!

Passe alguns dias na casa ou cômodo que vai alugar no Airbnb

O Airbnb nasceu para você alugar a sua própria casa. Hoje, muita gente usa como negócio, comprando apartamentos e alugando por lá. Quando você é hóspede, consegue sentir exatamente essa diferença. Existem coisas que só pessoas que realmente viveram ali vão perceber. Já passei por várias situações em que tive certeza que os donos dos apartamentos nunca pisaram ali dentro. São coisas pequenas, que você não repara olhando, mas só vivendo lá dentro mesmo.

Alguns exemplos reais que eu já vivi:

  •  A posição do chuveiro que joga a água toda pra fora quando você entra no box
  •  Falta uma espátula para usar aquela frigideira linda
  •  Não tem lugar para pendurar a toalha de rosto
  •  Não tem tapetinho no banheiro e o chão é super escorregadio
  •  O abridor de garrafas é tão frágil que você não consegue abrir nada com ele
  •  Não tem bancada livre na cozinha para cortar alguma coisa
  •  A única posição para sentar em uma mesa é se enfiando no canto vazio da parede
  •  A torneira é tão próxima da pia que você quase não consegue lavar a louça
  •  Não tem pano de prato para secar as mãos, a bancada, a louça ou qualquer coisa na cozinha
  •  Não tem nenhum produto na casa para fazer nem uma limpeza básica – quem dirá um aspirador de pó
  •  Não tem onde pendurar a roupa depois de lavar

São coisas pequenas, fáceis de serem resolvidas, que você só vai perceber passando uns dias ali dentro e realmente vivendo na casa. Lembre-se que seus hóspedes não vão querer comprar mil coisas para deixar para trás no seu apartamento. Essa é a sua responsabilidade. Então a dica é: passe uns dias lá dentro. Se hospede ali como seu hóspede fará um dia. Cozinhe, tome banho, faça o que ele faria ali dentro.

Tenha cuidado com a decoração – seja único, mas não exagere!

A pessoa que quer alugar no Airbnb procura um apartamento, não um hotel. Normalmente essa opção é para ela se sentir mais em casa e conseguir experienciar uma cidade vivendo como um local por alguns dias – ou, no caso de nômades, por meses. Então é sempre legal que, ao colocar um apartamento no Airbnb, você tenha uma decoração de casa mesmo – não de hotel. Alguma coisa que transmita a sensação de viver como um local mesmo, algo que tenha a ver com você, com seu estilo. Não aquelas fotos de cidade de banco de imagem de hotel barato sem personalidade.

Se você, por exemplo, ama demais o Rio de Janeiro e acha legal pintar toda uma parede em homenagem a cidade igual minha host da Bulgária, faça sem medo! Ou se você tem uma estátua meio esquisita em cima da prateleira, não precisa achar que ela precisa ir embora quando for anunciar o apartamento. Abrace as peculiaridades do seu cantinho, mostrando isso tudo como a personalidade da sua casa – normalmente essas são as casas mais bem avaliadas no Airbnb! Só não esqueça de priorizar o conforto, manter o apartamento limpo – e não cheio de tralhas que não combinam entre si ou não tem nada a ver com o que você quer passar ali. Vai na minha: a mistura de uma personalidade bacana com um lugar clean e confortável é sempre sucesso.

Ofereça o básico para a pessoa se sentir em casa

As pessoas que ficam hospedadas em um apartamento ao invés de um hotel precisam ter os benefícios de estarem dentro de uma casa de verdade. O principal deles é, sem dúvidas, a possibilidade de cozinhar. Só que chegar em uma casa que não tem nem sal disponível para você preparar um café da manhã básico desmotiva qualquer um – eu lá vou comprar 1kg de SAL para cozinhar em uma casa que vou passar uma semana?

Por isso, uma das coisas mais bacanas que qualquer host pode fazer pelos seus hóspedes é deixar ao menos o básico disponível para as pessoas usarem. Azeite, sal, pimenta, café, alguns temperinhos secos, opções de chás, coisas que não estragam e que fazem toda a diferença quando uma pessoa chega no apartamento. Ela se sente acolhida, convidada a cozinhar e curtir aquela casa como se fosse dela.

Se tem uma casa que eu me apaixonei loucamente por causa dessas ofertas foi esse apartamento que fiquei em Zagreb, na Croácia, que além de ter todos os temperos do mundo, cafés e chás de qualidade, ainda tinha algumas coisas novas na geladeira para que eu pudesse comer quando chegasse – ninguém merece chegar tarde da noite em uma casa do outro lado do planeta, não ter nem uma bolacha de água e sal para beliscar e precisar sair para caçar algum lugar ainda aberto. Aliás, fica a dica: se seu hóspede vai chegar tarde, é bem legal e simpático ter algo ali que ele possa comer. Esse carinho faz uma diferença enorme.

Não precisa investir horrores nisso. São coisas baratinhas, que você compra em qualquer mercado e que fazem sentido ficarem dentro da casa. Ninguém quer comprar um azeite extra virgem bacana para abandoná-lo dentro de uma casa do Airbnb na semana seguinte. Facilite a vida de quem vai se hospedar ali.

Valorize fotos bonitas do seu apartamento

A primeira impressão que as pessoas têm quando procuram um apartamento para alugar no Airbnb são as fotos. Se elas estão legais, as pessoas vão entrar para ver mais detalhes, ler o que você tem a dizer e ver as avaliações. Se a foto está ruim – ou mostram muito pouco do apartamento – ninguém vai perder tempo pedindo fotos novas e melhores para um host.

Imagina o Airbnb como se fosse o Tinder dos apartamentos. Às vezes você tem um apartamento incrível, mas que ninguém acaba sabendo porque as fotos deixam muito a desejar. Você conquista pelos olhos.

Procure referências em outros apartamentos do Airbnb, veja sites de decoração, pense em ângulos legais para fotografar o lugar. Se você não tem uma câmera bacana, serve até mesmo a do celular, mas tente sempre fotografar durante o dia, com muita luz natural, e mostrando todos os cantos da casa – muita gente coloca até a planta do apartamento, facilitando a visualização para quem quer alugar. Se ainda assim você não conseguir tirar fotos dignas da sua bela propriedade, você pode sempre contratar um fotógrafo profissional – o próprio Airbnb oferece esse serviço.

Transparência é a chave

Esse item é meio clichê, mas sempre vale o reforço. Não tente anunciar o seu apartamento sendo mais do que ele é e, principalmente, não esconda os defeitos dele. Seja sempre honesto no seu anúncio e também durante as conversas privadas com o (potencial) hóspede.

Já perdi a conta da quantidade de apartamentos que os hosts colocam no título “iluminado” e, quando você vai ver, tem duas janelas minúsculas que claramente não deixam tanta luz assim entrar. Não é só porque isso faz sucesso na hora das pessoas encontrarem seu anúncio que você precisa colocar – e não deve colocar NUNCA se não for verdade. Não tem coisa mais frustrante ao alugar no Airbnb do que chegar em um apartamento e ver que, na verdade, as fotos foram todas super bem produzidas e no fim você está em um lugar completamente diferente. Mata qualquer expectativa.

Se for uma diferença muito séria, o hóspede pode até recorrer à política do Airbnb e pedir a troca para um outro local ou o cancelamento da hospedagem.

Aquele cuidado extra no que você oferece pode fazer toda a diferença!

Vamos falar o óbvio: pra gente é impensável ficar hospedados numa casa sem wifi. Claro, a gente trabalha pela internet enquanto viaja, mas quase qualquer pessoa vai buscar lugares com boa conexão.

Muita gente – nós inclusos – filtram a busca do Airbnb por apartamentos com algumas características, então tente olhar aquela listinha do Airbnb como um checklist e, pouco a pouco, vá adicionando o que faltar. Wifi, secador de cabelo, toalhas, itens de higiene pessoal (shampoo, sabonete, etc), TV, cozinha equipada e coisas do tipo. É aquela velha história dos detalhes que fazem TODA a diferença.

Não economize em mixaria

Uma vez me hospedei em um apartamento no Airbnb que até a roupa de cama era dura, áspera e desconfortável. As toalhas, então, pareciam ter quase a minha idade.

Ninguém está se hospedando no Airbnb para passar perrengue. Ninguém quer ser tratado com coisas ruins, de má qualidade, sujas ou super velhas quando vai para um hotel passar as férias – então porque estariam felizes com esse tipo de coisa em um Airbnb?

Toalhas, roupas de cama, talheres, travesseiros, coisas que fazem parte do nosso dia a dia e são super frustrantes quando você não tem qualquer um deles minimamente decentes. Quer receber ótimas avaliações e ganhar mais dinheiro ao alugar no Airbnb? Não economize em mixaria.

Seja o melhor anfitrião possível

É claro que não basta você ter o apartamento perfeito, você também precisa ser o anfitrião perfeito. Quando alguém entra em contato com você para falar sobre a possibilidade de alugar seu apartamento, você não é o único host para quem ela mandou mensagem. Você é um de muitos e agora está oficialmente na disputa para ver o seu apartamento triunfar em relação aos outros! Então tente sempre mostrar que sim, você é tão legal quanto o seu apartamento e que a pessoa pode confiar em alugar no Airbnb com você.

Tenha um perfil legal, com boas fotos, verificado e atualizado. Mostre que você está ali para tornar a experiência do hóspede a melhor possível, podendo fazer parte da sua experiência de viagem ou não – existem hóspedes que adoram sair com o host, outros já são mais reservados, então respeite os limites que o hóspede impor desde o início. Se tem uma coisa pior que um anfitrião antipático, é um anfitrião simpático demais, que se mete na sua vida quando você não quer – então leia sempre os sinais.

Outra coisa sempre bacana é deixar um agrado no apartamento, como alguma comida típica local, um chocolatinho na cama ou uma garrafa de vinho, alguma coisinha pequena que faça o hóspede se sentir querido. Outra diquinha pequena e que não dá nenhum trabalho, mas que faz uma grande diferença, é criar um mapa no Google Maps com os pontos de interesse (supermercado, shopping, ponto de ônibus, etc) próximos ao seu apartamento marcados e enviar esse mapinha para o seu hóspede.

Com todas essas dicas práticas, de gente que realmente vive dentro de apartamentos do Airbnb, com certeza seus hóspedes vão gostar ainda mais do lugar que você está alugando, você vai alugar mais seu cantinho e fazer $$$$ com o Aibnb.

Ah! E se você nunca viajou usando a plataforma, aqui tem um desconto de 25 dólares para sua primeira reserva. É só clicar aqui e se inscrever! :D

Tags from the story
, ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *