Quanto custa morar em Belgrado, na Sérvia?

Antes de decidir viajar pelo Leste Europeu eu nunca me imaginei gostando tanto de algumas cidades dessa região. Dentre os lugares que passei, tem uma cidade em específico que roubou meu coração e me faz suspirar até agora – uma daquelas cidades que eu nunca imaginei sequer conhecer e mal sabia onde ficava no mapa até ontem.

Essa cidade é Belgrado, na Sérvia. Não por coincidência, é a cidade que eu passei a maior parte do meu ano até o momento, é de onde eu escrevo nesse exato momento e onde infelizmente fico só mais 15 dias – e, depois de 2 meses, já me dói só de pensar em ir embora.

Leia também: Belgrado, a cidade que roubou meu coração

Como eu falei nesse outro post, Belgrado não é aquela cidade que você vai chegar e cair de amores porque é linda. Ou porque é fácil de se comunicar. Ou por qualquer outra razão óbvia dessas. Belgrado tem personalidade de sobra, coisa que algumas cidades europeias perderam há muito tempo – ou que, para aproveitar a sua ~personalidade~, você precisa desembolsar muitos e muitos euros.

Um dos principais motivos que me trouxe até Belgrado foi porque Belgrado é uma cidade barata – mas não foi o motivo que me fez ficar. De qualquer forma, eu nunca estive em uma cidade tão barata dentro da Europa, e uma das razões é porque a Sérvia não é parte da União Européia e não aderiu ao euro, tendo sua própria moeda: o dinar.

1 real: 30 dinars
1 euro: 120 dinars

Como muita gente vem me perguntar quão barata a capital da Sérvia pode ser, resolvi fazer uma lista com alguns valores médios para você ter uma ideia e decidir se conhecer Belgrado vale a pena – financeiramente falando, porque já cansei de falar que vale a pena por todos os outros motivos 😛 ahaha

Quanto custa viver em Belgrado?

Hospedagem:
Valor: ~2600 reais (700 ~ 800 euros)

Apartamento mobiliado no Airbnb, por mês, alugado com só algumas semanas de antecedência – isto quer dizer: pode ser bem mais barato. Esse valor esstá com tudo incluso: internet, luz, água, aquecimento, ar condicionado e em ótima localização.

Supermercado:
Em torno de 60 reais por semana por pessoa (incluso bebidas alcoólicas): ~1910 dinars

Almoço em restaurante tipo fast food: 300 dinars (ex. Burrito Madre)

Ração de cachorro no pet shop: 350 ~ 1000 dinars o kilo de ração super premium

Médico: Consulta geral em hospital privado: 150 reais (ex. Medigroup*) ~4700 dinars
*a cotação de todos os serviços pode ser feita inclusive dentro do site deles, em inglês, caso precise saber de algo mais específico

Transporte:
Em torno de 2,8 reais o ticket para uma viagem em ônibus ou tram
Passe de transporte público mensal: 3000 dinars
Taxi: 65 dinars por kilometro

Café:
Espresso: 140 dinars
Latte: 220 dinars
Aeropress: 220 dinars

Bar:
Cerveja comum (chopp) : 200 dinars (0.5 litro)
Cerveja artesanal (chopp): 330 dinars (0,5 litro)
Gin Tônica: 260 dinars
Aperol Spritz: 420 dinars
Taça de vinho 190 ~ 350 dinars

Cigarro:
250 ~ 330 dinars o maço

Entrada em casa noturna comum: 200~400 dinars
Entrada em festas especiais: 1400 dinars

Restaurante comum:
Em torno de 600 dinars por pessoa (18 reais)

Restaurante legal:
Em torno de 1000 dinars por pessoa com bebida (30 reais)

Média geral de gastos (1 pessoa vegetariana + 2 cachorros, sem hospedagem) saindo para restaurantes pelo menos 3x por semana, trabalhando de cafés, cozinhando com frequência e vivendo nas melhores regiões da cidade: em torno de 1500 reais por mês

 

Para ver outros gastos mais específicos em Belgrado, recomendo que você acesse o site do Numbeo. Muitas coisas lá não estão completamente alinhadas com a realidade, mas dá pra você ter uma noção geral!

Esses são alguns dos meus gastos em Belgrado, na Sérvia – que é provavelmente a cidade mais cara de todo o país. Já é de se esperar que os custos variem de acordo com o tipo de vida que você leva, se a região que você mora é mais ou menos turística e o tipo de lugar que você frequenta. Essa é a minha média! :)

Espero que ajude alguém que esteja pensando em vir para um lugar ainda tão pouco explorado por brasileiros – e tão incrível como Belgrado! 😃

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *