Receita de Granola Caseira

Além dos biscoitos para cachorro, outra coisa que eu costumava comprar no supermercado e comecei a fazer é granola caseira. Nunca gostei das prontas porque ou elas tinham flocos de milho, que eu não gosto como ficam no leite, ou eram extremamente doces.

Comecei a ver algumas receitas na internet, estudar um pouco melhor sobre os grãos e o que eu poderia colocar na minha própria e desde a primeira vez que testei: BOOOM! Um milhão de vezes melhor que todas as granolas que eu já comi na vida. E é MUITO fácil de fazer.

Os ingredientes para fazer a granola são bem individuais, vai do que você gosta ou não, mas tem uma base simples para você criar a sua receita de granola caseira:

– Um ou dois tipos de de cereais (aveia, flocos de milho, amaranto, centeio…)
– Vários tipos de nuts (amêndoas, nozes, castanha do Pará, pistache…)
– Óleo (de coco, azeite, de girassol…)
– Adoçante (açúcar mascavo, mel, agave, maple syrup)
– Sal
– Frutas secas (damasco, uva passa, framboesa, lascas de coco…)
– Opcional: sementes (de girassol, linhaça, abóbora, gergelim…)
– Opcional: algum tempero (canela em pó, gengibre em pó…)

Com essa base, já dá pra você começar a pensar na sua própria receita. Na primeira tentativa, pode começar com a minha.

Ingredientes:

– 1 xícara de amêndoas
– ½ xícara de nozes
– ½ xícara de amaranto
– ½ xícara de castanha do pará
– 3 xícaras de aveia
– 2/3 xícara de mel
– ¼ xícara de óleo de coco (pode ser azeite)
– 1 xícara de uva passa
– 1 xícara de damascos picados
– sal a gosto

Como fazer:

Coloque as três xícaras de aveia e o amaranto em um recipiente fundo. Pique as castanhas do Pará, as amêndoas e as nozes até elas ficarem em pedaços pequenos e médios. Eu usei isso aqui, mas dá pra picar pulsando um pouco no liquidificador. Coloque-as com a mistura, adicione sal, óleo de coco e o mel. O sal aqui vai ajudar a granola a não ficar tão doce. Acredite, ele faz muita diferença! Dá aquele contraste levinho no gosto que dá vontade de comer mais, sabe? Hahaha

granola_caseira_receita_pequenos_monstros3

Misture bem até tudo ficar homogêneo. Toda a mistura precisa estar levemente úmida pelo mel e pelo óleo de coco. Se achar que tem muita aveia sequinha nos cantos, pode colocar um pouco mais de óleo e misturar bem em tudo. Lembre-se de não colocar as frutas secas antes de ir ao forno, se não elas vão ficar duras.

Depois, é só pegar o maior recipiente que vá ao forno que você tiver em casa e colocar ela bem espalhada ali. Ligue o forno em temperatura média ou baixa, dependendo da potência do aparelho que você tem em casa. Em mais ou menos 15 minutos a sua casa vai começar a cheirar como o céu. Sério, é um cheiro maravilhoso. Aí você dá um pulo na cozinha de novo, tira do  forno, mexe um pouco para mudar os grãos de lugar e volta com ela para o forno. Aí fica de olho a cada 10 minutinhos porque estará pronta a qualquer momento.

granola_caseira_receita_pequenos_monstros4

O ponto certo da granola é quando ela ficar bem douradinha, ok?

Essa é basicamente a mesma mistura que eu faço desde que comecei a fazer granola, mas também gosto de adicionar sementes de linhaça e algumas outras nuts ou frutinhas que eu acho no mercado aleatoriamente. Uma vez eu adicionei banana seca e ficou in-crí-vel. Meu sonho mesmo é achar lascas de coco pra colocar na minha granola caseira (depois de tirar do forno, tá?), porque deve ficar absolutamente maravilhoso, mas nunca encontrei no supermercado. :~
Eu também já coloquei um pouco de canela em pó e ficou bem gostoso, mas eu adoro o gosto das amêndoas, então prefiro deixar ~in natura~ mesmo!

E aí, já fez? Tá pensando em fazer? Me conta sua receita? Queria testar combinações novas!

Tags from the story
, , , ,

Comentários