WTF Should We Do?
(Ou como sair da rotina)

Estávamos sentados em nosso mini apartamento em Nova York faltando só dois dias para voltarmos ao Brasil depois de três meses viajando. Obviamente, bateu aquela tristeza antecipada. Não só de saber que teríamos de voltar para casa, mas também de que estávamos completamente falidos. Gastamos mais do que planejamos e com certeza passaríamos alguns meses pagando os extras. Como consequência, a gente sabia que ficaríamos um tempo sem viajar e a tristeza vinha muito por causa disso. O que fazer da vida se não vamos fazer o que mais amamos por tanto tempo?! Como sair da rotina?

Aí tivemos uma ideia! Pegamos um dos vários baralhos da coleção do Fê e escrevemos na frente: “WTF Should We Do?”. Naquele momento criamos um novo jogo que nos afastaria da rotina por vários meses seguintes.

Em cada uma das 54 cartas do baralho escrevemos alguma coisa que gostamos de fazer – como “jogar video game”, “fotografia”, “assistir um filme” ou “turismo”  – ou algum desafio – “encontrar algo interessante”, “aprender algo novo”, “descobrir um artista”.  A ideia era pegarmos uma carta sempre que estivéssemos com tempo livre e inventar algo diferente com base nela. 54 sugestões para nos livrar da mesmice e esquecer um pouquinho a vontade de sair pelo mundo.

Só isso já foi super legal, mas resolvemos incrementar ainda mais o jogo e forçar nossa criatividade, sempre tirando duas cartas e inventando alguma coisa à partir delas. Daí, saíram ideias de como sair da rotina que nunca teríamos feito se não tivéssemos nos forçado a parar para pensar e criar alguma experiência nova para fazermos juntos.

Com “treinar um idioma” e “música“, por exemplo, nos forçamos a ouvir algumas músicas em alemão e tentar tirar a letra, entender do que ela falava e ainda cantar um pouquinho o que a gente conseguia aprender. Um terror para qualquer um que esteja por perto. Hahahah

O nosso coringa “go with the flow” junto com “encontrar amigos” fez a gente perguntar para alguém o que a pessoa ia fazer no dia e apenas ir, seja balada de sertanejo, um restaurante diferente ou um barzinho na Augusta.

A combinação “jogar um jogo” e “assistir série” é um bom exemplo de como sair da rotina juntando duas coisas que sempre fazemos. Colamos um post-it de cada lado da TV e, cada vez que o nariz de um personagem encostava no papel da esquerda, o Fê tinha que virar um shot. Se fosse do da direita, era a Debbie. Já viram esse joguinho? Menos interessante que isso, mas com o potencial de ser tão legal quanto, poderíamos ter jogado o jogo de tabuleiro de Game of Thrones, por exemplo. Se você parar para pensar, vão sair várias ideias de como sair da rotina usando só as duas cartas que você separou.

Alguns não são tão diferentes assim. Tipo “Fotografar” com “turismo canino” – sim! temos uma carta para isso! haha – pode fazer a gente colocar os cachorros no carro e andar pela cidade usando eles como modelos. Ainda faremos isso um dia e vamos contar por aqui! :)

Acho que deu para entender bem a ideia do jogo e a quantidade de formas de como sair da rotina que ele pode criar, né? Para fazer vocês começarem a brincar, queremos propor dois desafios. Sorteamos duas duplas de cartas aqui – não vale trocar, heim? – e queremos saber: o que vocês fariam com elas?

E aí? O que acharam da ideia? O legal é que dá para usar de várias formas diferentes. Para começar, não precisa ser casal para criar um desses. É só você estar disposto a se desafiar a pensar em novas formas de como sair da rotina. Pode ser em família, com amigos, sozinho, com os cachorros, sei lá. Dá pra adaptar do jeito que quiser.

Também dá para criar diferentes modalidades do WTF Should We Do: cada pessoa tira uma carta diferente, tirar três cartas, com uma carta obrigatoriamente como principal, no meio de uma viagem… Se parar para pensar, ideia é o que não vai faltar. Ah! No nosso Facebook criamos um desafio com três cartas só para quem realmente está a fim de fazer algo diferente. Vai lá e nos diga como você o realizou. Tá esperando o quê para criar um desses e contar suas experiências pra gente? ;)

Comentários