Cervejarias artesanais em Berlim que você precisa conhecer

Nós dois somos loucos por cervejas diferentes. Conseguimos sentir o cheiro de longe dos lugares que escrevem “craft beer” na porta e sempre procuramos descobrir cervejarias locais. Assim que saímos de São Paulo, no ano passado, começamos a procurar cervejarias artesanais em Berlim para conhecer enquanto morávamos na cidade.

A gente já gostava do tipo artesanal faz tempo, mas nossa caça oficial por cervejarias artesanais começou mesmo enquanto viajávamos pelos Estados Unidos. Lá eles tem uma quantidade ABSURDA de micro e pequenas cervejarias que nos deixaram malucos. Sério. Até hoje brincamos que um gosto específico dessas cervejas artesanais “tem gosto de viagem” por causa desses 3 meses nos EUA. Existe gosto melhor do que “gosto de viagem”? Hahahah

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-9

Só que quando chegamos em Berlim, tinham tantas cervejas novas para experimentarmos no supermercado que ficamos entretidos ali por um tempo até a busca pelas cervejas artesanais começar. O mais estranho é que a ~moda~ das cervejarias artesanais começou tarde em Berlim, e esses lugares só começaram a bombar mesmo de uns anos pra cá. É estranho como a Alemanha é um dos principais produtores de cerveja no mundo, cheio de gente jovem abrindo lugares diferentes especialmente em Berlim e demorar tanto pra essa história de craft beer realmente pegar.

De qualquer forma: PEGOU. E criamos uma lista das nossas cervejarias artesanais favoritas em Berlim pra vocês experimentarem numa passada pela cidade. Aproveitem por nós. <3

Hops & Barley

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-1 pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-2

Essa é uma das cervejarias mais famosas de Berlim. Já havíamos lido algumas coisas sobre ela e só fomos experimentar a primeira vez num festival de cervejas artesanais – que contamos no fim do post! Como gostamos bastante da IPA deles, fomos até Friedrischain conhecer o bar. As cervejas são boas, mas gostamos muito mesmo só da IPA. Já é suficiente, né? Pra quem curte, eles também fazem a própria cidra deles ali e dizem que é ótima.

Eschenbräu

Se a gente não tivesse pesquisado sobre as cervejarias artesanais em Berlim na internet antes, nunca entraríamos nessa aqui. O lugar é super escondido, erramos várias vezes até encontrar e só conseguimos descobrir onde ficava porque unimos forças com alguns alemães que estavam caçando o mesmo lugar que a gente. Ela fica no meio dos prédios, descendo uma escadinha que quase parece de um porão. As cervejas são feitas ali, o lugar é bem grandinho, tem aquele estilão tradicional alemão com mesas grandes pra você dividir e eles tem a bolacha de cerveja mais legal que já vimos. A cerveja em si é boa, não tem tanto o estilo que gostamos, mas o lugar vale muito a visita porque foge completamente do estilo dos bares berlinenses.

Heidenpeters

Essa cervejaria fica escondida no fim do Markthalle, um galpão com vários “stands” que você pode comer de tudo: hamburguer, frutos do mar, doces, comida brasileira, comida vietnamida… é muito legal. Não é muito barato, mas vale. E lá no fundo do galpão, do lado esquerdo, fica a Heidenpeters. Com poucas opções de cervejas feitas ali mesmo, você consegue comprar um copo e beber enquanto come uma das várias comidas dali. Ou só beber a cerveja mesmo, como foi nosso caso. Elas são sensacionais! Dizem que eles costumam mudar as cervejas disponíveis de tempos em tempos, mas a India Pale Ale deles é ótima!

Bier Kombinat Kreuzberg (BKK)

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-3 pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-4

Esse bar não tem nada de especial além das próprias cervejas feitas ali. Aparentemente, é tocado por toda a família e quando fomos estava bem cheio. Pra quem não está acostumado com a fumaça dos cigarros dentro dos bares berlinenses, aqui pode ser meio incômodo durante o inverno. Para uma cervejaria quase “caseira”, eles têm algumas boas variações das cervejas. Uma das nossas favoritas foi a X-Berg Pale Ale.

Leia também: Como transferir dinheiro para a Alemanha pagando pouco!

Vagabund

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-5

De todas as cervejarias artesanais em Berlim, esta foi a nossa favorita. Pena que era tão longe de casa. Além das cervejas próprias, que eles fazem maravilhosamente bem e todas são incríveis, eles também vendem várias outras diferentes. E eles sempre tem uma cerveja sazonal diferente. Quando fomos, entre as que bebemos tinha uma cerveja feita de abóbora que era muito gostosa! Experimente todas as cervejas e mande uma foto de lá pra gente morrer de inveja.

Brauhaus Lemke am Schloss

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-6

Esse lugar é um misto de restaurante e cervejaria e fica lado do Palácio de Charlottenburg. O lugar parece meio fresco, mas eles tem samplers (bierprobe) com 4 cervejas da casa, a pilsner, dark, branca e uma sazonal, que são bem gostosas. Para comer é muito caro, mas as cervejas são gostosas e o preço do sampler é bem justo.

Hopfenreich

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-7

Aqui eles não fazem a própria cerveja, mas vendem várias incríveis do mundo todo. Quando fomos, só de chopp (von fass) existiam nove tipos diferentes, muitos de cervejarias alemãs espalhadas pelo país que não encontramos em nenhum outro lugar. Por serem cervejas diferentes, não é dos lugares mais baratos, mas vale cada gotinha. Experimentamos várias boas, mas nada foi melhor que a BrewDog 9AM. <3 Ah! Se forem lá, mandem um abraço pra Manola, a barwoman com quem ficamos conversando até as 7h da manhã.

Duas dicas extras para quem ama muito mesmo cerveja artesanal:

pequenos-monstros-cervejarias-artesanais-berlim-8

1) Festival de Craft Beer na Revaler Strasse
Em 2014 nós fomos em um festival de Craft Beer que aconteceu na Revaler Strasse (RAW 99). Foi lá que conhecemos várias outras marcas de cervejarias alemãs, muitas que nem possuem um lugar próprio para você consumir. Em 2015 eles mudaram o nome para Braufest Berlin e parece que vai começar a rolar anualmente mesmo. Quem sabe você não dá sorte de estar em Berlim nessa época, né? ;)

2) Se você quer conhecer outras cervejarias artesanais em Berlim, encontramos esse mapa incrível criado por um blog que só fala sobre craft beer na cidade.

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *