10 restaurantes e bares para conhecer em São Paulo

Os dois meses que passamos esse ano em São Paulo foram intensos. Além do nosso projeto de viajar pelo Brasil em parceria com a Copag, nossos freelas e todas as gravações que fizemos para o nosso canal do Youtube, também saímos muito com amigos antigos – e alguns novos! – para lugares diferentes em São Paulo. Alguns deles são paixões nossas já antigas, que queremos voltar sempre que vamos para São Paulo. Outros são lugares novos, apresentados por nossos amigos, que já entraram no nosso coração.

Nossos lugares favoritos dessa temporada paulistana!

 

Restaurante Mocotó – $$

Comida nordestina com manteiga de garrafa, macaxeira, feijão preto, caju e tudo que temos de bom. O Mocotó é um restaurante que já ganhou vários prêmios e um monte de menções nas principais revistas e jornais do país, e até hoje continua com sua comida incrível da entrada, passando pelo prato principal, e chegando até a caipirinha e as sobremesas.

O Mocotó fica escondido em um bairro residencial da Zona Norte, longe até pra mim que fiquei hospedada em Santana, mas vale muito a viagem. Foi o restaurante que nós fomos mais vezes nesses dois meses! 😛

Os preços podem parecer meio altos quando você vê o cardápio, mas um prato (carne desfiada) com mais um acompanhamento (baião de dois pequeno) pode dar para até quatro pessoas. Sério, sempre sobra!

Experimente: dadinhos de tapioca, carne desfiada com cebola roxa acompanhada de baião de dois, escondidinho de legumes com queijo de cabra, caipirinha com rapadura e, de sobremesa, crème brûlée de doce de leite.

Foursquare do Mocotó

 

Cervejaria Nacional – $$

Eu sou aquele tipo de pessoa que assina o mailing da Cervejaria Nacional só pra sofrer com as cervejas artesanais que eles produzem sazonalmente. No térreo ficam as máquinas que produzem todas as cervejas e, no primeiro e no segundo andar, ficam as mesas para você ficar com os amigos. As cervejas são todas muito boas! (e é ótimo pra fazer aniversário ou happy hour também, já que eles tem mesas maiores e comanda individual)

Experimente: Se é a sua primeira vez, peça o menu degustação de cervejas e escolha sua favorita. A minha é a Mula e a Curupira. Eles tem vários aperitivinhos gostosos e abrasileirados para comer tomando cerveja, mas recomendamos dar um pulinho antes no Na Garagem (falamos dele aqui embaixo) para forrar o estômago antes.

Foursquare da Cervejaria Nacional

 

Casa Garabed – $$

Nós já pedimos algumas vezes as esfihas da Casa Garabed lá em casa, mas só nessa vez em São Paulo que fomos até lá conhecer. Numa ruazinha residencial da Zona Norte, dentro de um portão estranho que parece de uma casa comum, fica um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo.

Experimente: Pedimos um tabbouleh bem fresco de entrada (a porção é pequena, mas bem boa) e quatro esfihas pra cada um para completar o almoço. A de queijo e cebola é sensacional! De sobremesa, os docinhos que ficam na bancada valem muito a pena e, surpreendentemente, os sorvetes que eles vendem por lá também são maravilhosos. Experimentamos o de doce de leite e o de pistache, ambos doces na medida.

Foursquare da Casa Garabed

 

La Peruana Cevicheria – $

Aos poucos (e finalmente!) os restaurantes da América do Sul estão dominando São Paulo, e o La Peruana, nos Jardins, é um dos grandes responsáveis por isso. O food truck fez tanto sucesso que criaram um lugar fixo. A casa é pequena e super bem decorada, as músicas latinas que ficam tocando o tempo todo não te deixam parar de mexer os ombrinhos e dá vontade de comer tudo que está no menu.

Experimente: De entrada, El Clássico, com peixe branco, e Tequeños de Queijo. De prato principal, nossa mesa pediu filé mignon grelhado e arroz com frutos do mar, todos aprovadíssimos. Para os vegetarianos, eles têm um ceviche de cogumelos crus que é de comer chorando e pedir pra repetir.

Foursquare do La Peruana

 

Le Manjue Organique – $$$

Esse restaurante é daqueles que você pode levar o crush, a mãe, os amigos, a família e todo mundo vai ficar impressionado. A começar porque ele é lindo de morrer, com uma decoração cheia de madeiras e folhas. O menu é todo orgânico e saudável, mas bem variado e com opções pra todos os paladares – muito mais do que só salada, sabe? A montagem dos pratos é maravilhosa, o atendimento é ótimo, é tudo lindo lindo lindo. Pena que é meio caro.

Experimente: Moqueca de shiitake com palmito <3

Foursquare do Le Manjue
Foto: São Paulo Saudável

 

Restaurante Japonês – Hitô – $$

Fomos nesse restaurante japonês por causa do tipo de coisa que você só encontra no Brasil: rodízio! Os peixes deles são ótimos e super frescos, o restaurante é super bonitinho e eles tem opção de rodízio vegetariano – que é super criativo e com várias coisas boas. Uma raridade até hoje, mesmo em São Paulo!

Experimente: tudo do rodízio, pfv!

Foursquare do Hitô

 

Pizzaria Graça di Napolli – $$

Antes de chegar em São Paulo eu cansei de ouvir a minha família falando bem dessa pizzaria na Zona Norte. Soube que ela ganhou prêmio pela Veja de melhor pizzaria de São Paulo, que estava ganhando vários outros prêmios por aí e que as pizzas eram sensacionais, todas aromatizadas com azeites diferentes que eles indicam pra você ali, na hora.

Só essa história dos vários tipos de azeites já me conquistou de cara, mas, além de tudo, a pizza que dá nome ao restaurante é INACREDITÁVEL. É a melhor pizza que eu já comi na minha vida. Voltei ali pelo menos três vezes durante a nossa estadia em São Paulo e é impossível escolher outra pizza depois que você experimenta a Graça di Napolli. Se você não é da Zona Norte, a viagem para depois da ponte vale MUITO a pena. Eu garanto!

Experimente: A burrata de entrada vem com pães temperados maravilhosos. De prato principal, peça a Graça di Napolli, de alcachofra, e prepare-se pra sonhar com essa pizza pelo resto da vida.

Foursquare da Graça di Napolli

 

Na Garagem Hamburgueria – $

Essa hamburgueria pequenininha fica bem perto da Cervejaria Nacional (que falamos acima). Uma portinha de garagem, duas mesinhas no coberto e um parklet na frente de uma ruazinha: isso é tudo que o Na Garagem tem para servir seus clientes. O menu só tem a opção de hambúrguer comum ou vegetariano, com a possibilidade de colocar bacon extra, além das batatas. Pedimos um de cada e os dois são muito bons e tem um preço ótimo, especialmente pela região onde ele fica.

Vale a pena dar um pulo aqui antes de ir para a Cervejaria Nacional. Ou um pulo na Cervejaria Nacional depois daqui. Hehe 😃

Foursquare do Na Garagem

 

Feed Food – $$

O Feed Food fica na Artur de Azevedo, uma rua bem legal de Pinheiros, na mesma quadra da Insecta Shoes, a Big Bang Candy (❤️ nebulosas) e o Cartel 011, e tem um espaço lindo e super iluminado com vários pratos bem equilibrados e descomplicados, uma delícia para um almoço tarde no fim de semana. Fomos em um dia de semana e deu vontade de extender a tarde toda por ali tomando uma caipirinha. Esse é mais um daqueles lugares que impressiona pela decoração do lugar, super clean, com árvores no meio e super bem iluminado. Ah, e eles também tem brunch! 😀

Ele fica no pátio interno do Cartel 011, bem lá no fundo do complexo.

Experimente: Salada de quinoa com queijo feta

Foursquare do Feed Food

 

Empório Frutaria Real Food & Market – $$$

O Frutaria da Vila Nova Conceição é uma versão maior e ainda mais linda do Frutaria que existe no Itaim e no Jardins há algum tempo. Além do lugar ser enorme, lindo e pet friendly – nós fomos lá com o Luca! 😀 – a comida é uma delícia e eles ainda têm uma lojinha que você pode comprar grãos, açúcares e farinhas a granel, além de vários produtinhos saudáveis e diferentes.

Experimente: risoto de grãos com limão siciliano e bowl teriyaki

Foursquare do Frutaria
Foto: Divulgação

 

Bônus: Sainte Marie

Não fomos dessa vez que estivemos em São Paulo mas, se você estiver em São Paulo, VÁ: Sainte Marie Gastronomia. Um dos melhores restaurantes libaneses de São Paulo. Se encante com as conversas do dono, ouça ele falando muito mercizão, coma todas as comidas afofadas do cardápio e, especialmente, peça o quibe montado – que o Fê ama tanto que é quase o plano de fundo do celular dele. Olha a foto disso! É longe pra caramba do centro, mas o lugar tem um preço ótimo e vale muito a pena. <3

 

Esses são os lugares que mais gostamos nessa temporada de Julho a Setembro em São Paulo!

E você, tem alguma dica pra dar para quem está em São Paulo? Deixa aqui nos comentários! 😃

Tags from the story
, , , ,

Comentários