Guia de Zagreb: meus lugares favoritos na capital da Croácia

Apesar de ser a capital da Croácia, Zagreb é o tipo de cidade que muitas pessoas acabam pulando quando vão visitar o país. Não tendo todas as atrações da costa, a.k.a. praias maravilhosas e água azulzinha, fica até meio difícil concorrer. Zagreb é uma daquelas cidades mais tranquilas que, caso você seja do tipo que adora correr de um ponto turístico para o outro, não vai encontrar muitas coisas, mas é uma delícia de explorar – especialmente durante a primavera.

Quando decidi ir morar em Zagreb as coisas não foram nada planejadas. Não sabia nada da cidade e escolhi ela meio por acaso, porque me apaixonei por um apartamento disponível no Airbnb (tem vídeo sobre ele aqui!) e porque era um dos lugares que eu conseguia ir de trem, levando a Lisa e o Luca comigo, de forma relativamente fácil saindo de Berlim. No fim, a viagem demorou mais de 16 horas, mas foi bem tranquila por causa dos trens super confortáveis.

Impressões gerais sobre a cidade:

Fiquei bem surpresa como quase todo mundo em Zagreb é simpático e fala inglês super bem. Apesar de uma capital, a cidade é pequena e você consegue fazer tudo a pé quando a temperatura está boa, então dá pra dar um rolê bem legal por lá sem precisar se preocupar com transporte. Caso o tempo não esteja dos melhores, é só usar o Google Maps e se localizar com os vários trams espalhados pela cidade inteira que são super simples de entender.

A pior coisa sobre Zagreb é, sem dúvida, que eles fumam em quase qualquer lugar. Muitos dos cafés, restaurantes, na parte interna ou externa, vai ter sempre alguém pra deixar suas roupas cheirando a cigarro pelo resto do dia. Você tem duas opções: fugir de qualquer ser humano ou desencanar e encarar a fumaça tentando não se irritar tanto com isso. A segunda opção é sempre mais relaxante.

[title maintitle=”Cafés favoritos” subtitle=”Onde tomar café em Zagreb?”]

Morei dois meses em Zagreb enquanto desenvolvia a primeira parte do nosso curso de capacitação de freelancers, o Passaporte Freela, então passei MUITO tempo trabalhando em cafés pela cidade. Todos aqui servem cafés bacanas – e, pelo que aprendi, os croatas são mestres em preparar um bom café –, tem wifi e não se importam se você aparecer com o laptop na mão. Cafés num geral são uma entidade cultural na Croácia e você vai ver MUITA gente bebendo café em todos os horários do dia e em todos os cantos da cidade. Mesmo.

Leia também: Guia prático de como trabalhar de cafés

Esses aqui são só os meus favoritos.

Booksa

Meu café favorito – que, pra falar a verdade, não é exatamente um café. Bem na frente de uma pracinha tranquila, o Booksa é, na verdade, um “clube” que você precisa de um cartão para poder consumir. O cartão custa só 10 kuna, menos de 2 euros, e ele te dá o direito de ficar no Booksa e usufruir do espaço da forma que você preferir. O Booksa ficava pertinho do meu apartamento e era meu canto favorito para trabalhar em Zagreb. Ah! E não pode fumar lá dentro.

O espaço tem só algumas mesas, muitos livros em várias línguas diferentes, cafés e chás incríveis e bem baratinhos. Muita gente define o Booksa como um lugar onde escritores e criativos de Zagreb se encontram para conversar e curtir os eventos noturnos – que acontecem vários dias da semana e podem ser desde gente declamando poesias em croata, passando por músicos, teatros, mesas de bate papo e tal, infelizmente a maioria deles em croata – mas sempre rola música. Por causa desses eventos, também é um lugar bem legal para conhecer pessoas novas, já que todo mundo que frequenta o Booksa é jovem e costuma falar inglês.

Bonus tip: um dos atendentes do Booksa morou em Portugal e fala português!

Facebook | Google Maps

Cogito Coffee

Café super bonitinho em uma rua sem saída, sempre com várias pessoas trabalhando lá dentro. O ambiente é pequeno e o menu também, mas eles costumam servir algumas comidinhas básicas para quem passa por ali. Quando está quente, eles colocam várias mesinhas para fora e é uma delícia para tomar um café e relaxar um pouco lendo uma das várias revistas super cool que eles tem por lá.

Por ficar perto do centro turístico, o Cogito é um refúgio bem tranquilo logo ao lado de uma rua super movimentada.

Google Maps

Velvet Cafe

Mistura de café e bar absolutamente maravilhoso, com jardinzinho com mesas para fora durante a época mais quente do ano e localizado em uma ruazinha sem saída bem legal com alguns outros bares. Um lugar perfeito para trabalhar sentado na parte externa durante o dia, beber uma cerveja no fim da tarde com uma amiga ou tomar um drink sensual com o mozão de noite.

Facebook | Google Maps

Jutro Cafe

Quase na portinha de entrada da cidade velha, o Jutro Café é mais um desses cafés pequenininhos com mesas para fora pra você passar o tempo batendo papo, trabalhando, bebendo um café ou até uma das cervejas artesanais que eles vendem. Para comer, eles servem sanduíches com opções vegetarianas e também algumas tortas e bolos.

Facebook | Google Maps

Najgora kava u gradu

Um café pequenininho, numa rua escondida e logo ao lado de um cinema de rua – daqueles que as pessoas saem da única sala e já estão direto na rua mesmo. O nome quer dizer “O pior café da cidade”, mas tá longe disso, tá? :P

O ~pior café da cidade~ tem só duas mesas para dentro e mais duas mesas para fora em uma rua super tranquila, eles servem uma variedade bem legal de cafés elaborados e a decoração é toda vintage com aquele estilinho industrial que a gente ama. Muito concreto, metal e madeira, com canecas personalizadas com o logo e um cantinho quase secreto pra você dar uma sossegada numa vielinha bem tranquila no meio da parte turística da cidade.

Facebook

[title maintitle=”Restaurantes” subtitle=”Onde comer em Zagreb?”]

Zagreb não foi a minha cidade favorita do mundo para comer por causa de um detalhe básico: eu sou vegetariana. Infelizmente você ainda não encontra comida vegetariana em todos os lugares e eu não consegui experimentar nenhum tipo de comida tradicional croata – mas consegui achar alguns lugares BEM legais pra comer.

Foto: Divulgação do site

Zrno Bio Bistro

Meu restaurante favorito em Zagreb, só com ingredientes orgânicos e muitas opções vegetarianas – mas também tem pratos para quem curte carne! Comida incrível, criativa e muito saborosa. O lugar também é uma graça, com mesas externas e internas e até com uma lojinha no porão vendendo livros, cadernos e outras coisinhas interessantes.

Menu do Restaurante | Google Maps

Kako da Ne?

Comida original de Tel-Aviv, perfeito para comer falafel, hummus, baba ganoush e todas essas coisas maravilhosas da comida do Oriente Médio. Tem muitas opções com carne, mas vegetarianos conseguem separar alguns pratos tranquilamente – todos muito bons!

O Kako da Ne? fica em uma das ruas mais populares de Zagreb e com certeza você vai passar na frente dele em algum momento durante sua estadia na cidade.

Foursquare | Google Maps

Taquitos Bandidos

Quando a sua caminhada te levar para a Ban Jelačić Square, a praça principal de Zagreb, já pode abrir o mapa e procurar a ruazinha dos Taquitos Bandidos. Uma portinha com só algumas cadeiras pra você comer em dois balcões servem tacos de carne, de queijo e de legumes, além de quesadillas com vários tipos diferentes de molhos picantes ou não e até jarritas mexicanas.

É comida tradicional mexicana? Não. Mas é uma delícia – especialmente pra mim, que sou louca por comida mexicana tradicional, moderna, adaptada, tex mex ou o que vier. Fast food delícia, com preço bom e pertinho da praça principal da cidade.

Facebook | Google Maps

Submarine Burger

Se pra você sempre tem que rolar um hamburger em qualquer cidade que você passa – inclusive hamburger vegetariano – o Submarine é uma das opções mais legais de Zagreb. O interior da hamburgueria já é uma graça e, além de hambúrgueres (tradicionais e uma opção vegetariana, com legumes), eles também servem cervejas e batatas fritas sequinhas e crocantes.

Google Maps

Pizzeria Basta

O Basta é um restaurante lindo e enorme, perfeito para absolutamente qualquer ocasião: tomar um drink com o crush, almoço com os amigos ou como parada estratégica para comer alguma coisa antes de continuar turistando por Zagreb. A pizza é feita em forno a lenha e eles também servem vários outras comidas italianas, tudo muito bom e fresquinho. A decoração do lugar também é uma graça e a parte exterior, cheia de mesas viradas para uma das ruas do centro de Zagreb, são uma delícia pra relaxar enquanto pratica o ~people watching.

Site | Google Maps

[title maintitle=”Vida Noturna” subtitle=”Onde sair em Zagreb?”]

Foto: divulgação

Craft Room

Bar com várias opções de cervejas artesanais da Croácia e dos arredores. Na verdade, se você gosta de cerveja artesanal, na mesma rua do Craft Room você vai encontrar vários bares servindo cervejas diferentes, então já vai pensando no bar hopping de um para o outro 😉

Google Maps

Melin Bar

Logo ao lado da rua mais famosa de Zagreb, cheia de bares e restaurantes com muita coisa de pega-turista, o Melin fica quase escondido. É um bar tranquilo, com cervejas comuns e até algumas artesanais, sem frescura. Pra sentar, tomar uma cerveja e ficar de boa, sem sentir que está sendo extorquido pelos bares turísticos com música bombando

Foursquare | Google Maps

Foto: Divulgação

Alcatraz

Pra quem é de São Paulo e curte os bares da Augusta, esse aqui é a versão croata de um deles. Com rock e indie tocando o tempo todo, o lugar é todo pichado e com uma decoração exótica de coisas vintages, serve cerveja barata, é apertadinho e tem meu tipo de trilha sonora favorito.

Google Maps

Krivi Put

Um beer garden bem legal e espaçoso pra passar o fim de tarde bebendo cerveja e curtindo a temperatura. Bem local e fora da rota turística.

Foursquare | Google Maps

Sidro

O Sidro é um dos vários bares/baladas dentro de barcos no Rio Sava, que cruza Zagreb. O barco em si estava caindo aos pedaços quando eu fui e parecia que só eu estava preocupada que tinha água entrando pelo chão. É o tipo de lugar que só vai gente super cool e sem frescura pra dançar até o dia amanhecer – e, aparentemente, sem medo de morrer num naufrágio.

Tudo isso é verdade, sim, mas eu voltaria super no Sidro porque curtir uma balada em um barquinho mal acabado não é o tipo de coisa que você pode fazer em qualquer lugar, né? Ah! E nem tente chegar cedo, porque a festa por lá só começa mesmo entre 1 e 2 da manhã.

Facebook | Google Maps

Foto: Jutarnji

Caffe Bar Finjak

Bar pra tomar um drink durante a tarde ou depois do almoço, o Finjak fica em uma vielinha sem saída que tem mais algumas lojinhas de coisas internacionais pra você dar aquela fuçada boa.

Google Maps

Boogaloo

Uma das principais baladas de Zagreb. O lugar em si tem vários ambientes diferentes e dependendo do tamanho do evento eles abrem cada um dos espaços. É espaçoso, com o teto super alto e acústica ótima pra dançar a noite inteira. Eles tem vários shows de DJs conhecidos, então vale a pena dar uma olhada na parte de Eventos do Facebook e ver se você se interessa por alguma coisa.

O único downside: como todos os lugares em Zagreb, pode fumar dentro, então vá esperando voltar até com a calcinha cheirando a cigarro.

Eventos do Facebook | Google Maps

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *