Nossa Caixa de Memórias

Mês passado, eu e Debbie fizemos três anos de namoro. Olhando de fora parece pouco tempo pra uns e muito pra outros, mas quando eu parei para pensar no tanto de coisas que nós fizemos durante esses três anos parece que ele foi se multiplicando. É difícil imaginar que em só três anos vivemos tantas coisas e mudamos tanto. Um dos presentes que eu queria dar pra ela era justamente para lembrar o tanto de coisas que passamos, mas é sempre complicado achar uma boa ideia de presente diferente para namorados, né? Foi aí que eu pensei em criar uma caixa de memórias!

A ideia seria bem simples: pegar uma caixa bonita e colocar várias fotos e cartões com algumas memórias que tenho de nós dois, para que ela abrisse e se lembrasse deles. Só que aí surgiram alguns problemas: a ideia não é prática – não dá pra ficar levando uma caixona de um lugar para o outro em todas as nossas viagens/mudanças – e ela poderia não sair barata com as impressões em alta resolução e as frescuradas todas que eu invariavelmente fui tendo ideias de última hora. Aí tive que procurar uma alternativa mais portátil e….

“Let’s make an app for that!”

É claro que essa foi a primeira coisa que pensei. Tem jeito mais prático de guardar o tanto de memórias que nós temos do que esse? Aí eu posso alimentar com memórias, dar de presente e depois puxa-las aleatoriamente cada vez que clicar em um botão. Não deve ser algo muito complicado para alguém que nunca criou nenhum aplicativo, né?

Pois é. Até dei uma pesquisada boa, mas aí lembrei que eu não sei programar AND o aniversário de namoro seria no dia seguinte. Ou seja, sem chances. Um dia, quem sabe, eu não crie e coloque na AppStore para todo mundo fazer essas surpresinhas, mas não agora. Antes que você, desenvolvedor, vá lá desenvolver um belo app pra isso, continue na minha jornada.

Continuava precisando de uma alternativa. Foi aí que surgiu uma ideia super simples, barata e rápida: usar o Tumblr!

Transformando o Tumblr na Caixa das Memórias

O Tumblr é uma das redes mais fáceis de usar de toda a internet. Você pode subir textos, frases, fotos, áudio e vídeos de um jeito super simples só usando as opções deles. Esse já é o ponto número um da minha ideia. Além do mais, em qualquer Tumblr, você colocar um /random no final da URL e ele vai sortear algum post aleatório. Double win!

Comecei a voltar em todas as nossas fotos do Instagram e dos nossos arquivos, checkins do Foursquare, posts do Facebook e Twitter e cada coisa que eu lembrava virava uma memória diferente para a nossa caixinha virtual.

Só que não é só porque a ideia é simples de ser executada que ela precisa ser feita de qualquer jeito, né? Eu não queria que o Tumblr parecesse um Tumblr, queria que ele parecesse mesmo um aplicativo, uma caixinha que sorteia uma memória de cada vez, como a ideia original. Para isso, tive que arrumar algumas coisas no código do tema:

  • Tirar todas as funções de Tumblr
  • Deixar só um post aparecendo por página
  • Criar um botão em todo post para gerar outro de forma aleatória

Como eu tinha pressa, não consegui criar algo muito sensacional ou bonito, mas funcionou bem e sem parecer um Tumblr simples e sem graça. Com o tempo vou arrumando tudo, mas a ideia tá aí! Para quem quiser pegar o código do tema que eu alterei, vou deixar um pacote para download direitinho no fim do post.

Ainda tinha um detalhe: queria que nós pudéssemos levar essa Caixa de Memórias para qualquer lugar, como na ideia do app. Aí lembrei de uma forma de transformar um Tumblr em ~aplicativo~! O melhor dos dois mundos! Pra isso, se você tem iPhone, é só entrar no seu Tumblr pelo Safari, clicar no ícone de share lá embaixo e escolher “Add to Home Screen”. Ele irá criar um atalho para você que é como se fosse um aplicativo. Fácil, fácil!

O Safari dá prioridade a puxar a imagem de avatar do Tumblr, então para deixar o ícone do aplicativo bonitinho é só ir nas preferências da rede e mudar o avatar por lá.

Como é uma coisa bem pessoal, eu coloquei uma senha no Tumblr e recomendo que vocês façam o mesmo. No presente completo que dei para a Debbie no nosso aniversário de namoro eu ainda tive a ideia de criar uma espécie de “caça-ao-tesouro” para descobrir cada letra da senha, mas talvez eu conte melhor sobre isso em outro post.

Ah! Últimas dicas para sua Caixa de Memórias!

Coloque todo tipo de memória do relacionamento de vocês. Coloque as coisas grandes como o pedido de namoro, aquela viagem que fizeram juntos, o dia que vocês foram naquele restaurante super romântico. Mas coloque também as pequenas coisas: aquele dia que vocês jogaram videogame juntos sentados na cama e conseguiram um novo recorde, aquela vez que vocês foram no shopping e ficaram um tempão vendo uma mesma loja, aquele prato que vocês fizeram em casa e deu tudo errado. É muito bom reviver essas pequenas lembranças. Eu tinha pouco tempo, então só peguei algumas coisas dos nossos primeiros seis meses juntos e só isso deu mais de 100 memórias! Com o tempo nós vamos colocando mais coisas.

Coloque fotos, vídeos, músicas, frases… O Tumblr deixa você usar tudo isso de um jeito bem fácil! Aproveita! Acho que vai ser bem legal relembrar aquele vídeo que vocês choraram de rir ou ver aquela foto que vocês tiraram na primeira vez que foram andar de bicicleta juntos.

Depois de dar de presente comecem a usar mesmo como um depósito de memórias. Divida com ele/ela, deixe os dois com acesso ao Tumblr. Fizeram algo legal que querem lembrar para sempre? Entra no Tumblr e coloca lá! Fácil! Estão no sofá lá sentados e entediados? Pegue o celular e comecem a relembrar algumas coisas que já esqueceram. Aposto que isso vai render muita conversa e boas lembranças.

Bora fazer um igual?

Como prometido, aqui o link para baixar o código HTML e o código CSS que usei no Tumblr. Ele não está muito lindo e tal, mas com o tempo eu vou melhorando e posto na nossa página do Facebook, então é bom dar like lá pra ficar sabendo. ;)

Para facilitar, fiz aqui um GIF mostrando onde vai cada código no Tumblr. Preste atenção também em algumas configurações que fiz, como desativar o “endless scrolling”, deixar só um post por página, tirar o header e coisas assim. É tudo gambiarra, afinal! Haha

Ah! Vale dizer que isso não precisa ser só presente diferente para namorados. Vale para qualquer casal, mas vale também como presente para amigos, irmã e até para você mesmo, pra lembrar tudo de legal que já passou quando estiver triste, por exemplo. ;)

Se você gostou dessa ideia, dá uma olhada no WTF Should We Do?, que criamos para sair da rotina, e no infográfico 1000 dias de Whatsapp com ela, outro presente diferente que fiz para a Debbie e postei aqui.

Comentários