Como criar sua rotina da manhã – um guia completo!

Criar nossa própria rotina da manhã mudou toda a nossa produtividade desde que começamos a trabalhar de casa. Quem já leu o “Agarre Seu Sonho” sabe da importância que damos a essa rotina e o quanto levamos isso a sério. Porque, sim, muda a vida! Digo que cumprir sua rotina da manhã já é uma forma de começar o dia ganhando e dar aquele gás para as próximas horas.

A ideia parece simples: definir qual a sua rotina de todos os dias logo que você acorda, usando isso como uma ferramenta para te colocar no caminho certo e melhorar sua produtividade.

Ao invés de começar cada manhã de uma forma diferente, você cria um padrão. Ela é tão eficiente que, mesmo mudando de país várias vezes por ano, mantemos nossa rotina da manhã intacta. Isso traz uma tranquilidade para a hora que acordamos e serve de gatilho para começar o dia com o pé direito.

Para conhecer mais sobre nossa rotina da manhã, nossas principais dicas de produtividade e, principalmente, colocar seus sonhos em prática, conheça o #AgarreSeuSonho, nosso ebook, clicando aqui.

Por que criar uma rotina da manhã?

Existem vários estudos que provam que seguir um roteiro pela manhã ajuda a diminuir o estresse, controlar a depressão e a ansiedade – porque você já está fazendo alguma coisa que te dá prazer e satisfação desde a hora que acorda.

Faça o teste: criar um padrão para suas primeiras horas do dia vai te fazer ficar mais motivado e sua lista de tarefas vai parecer mil vezes menos assustadora.

Uma rotina da manhã te ajuda a criar tempo para você, cuidar da mente e do corpo, e isso vai impactar seu trabalho. Essa é a hora que nos sentimos mais ativos e produtivos, e ter um caminho para começar facilita demais na hora de resolver pendências.

Mesmo não sendo uma “morning person“, uma rotina te ajuda a acordar melhor. É ótimo pra quem não quer pensar muito logo cedo. O ritual te dá uma direção assim que acorda e te liberta do peso na consciência de estar menos produtivo no fim do dia – porque você já fez ao menos algumas das coisas principais logo cedo.

Você não precisa AMAR as manhãs e dar bom dia até para a formiga – a gente tá longe fazer isso. Você só precisa saber para onde está indo, fazer uma sequência pré programada e já garantir que sua manhã tem um ritual que vai te deixar satisfeito.

Algumas práticas para considerar na sua rotina

Eu já devo ter lido pelo menos uns 200 textos de pessoas bem sucedidas falando sobre suas rotinas da manhã. e, invariavelmente, elas sempre vão incluir ao menos um dos ítens abaixo:

  •  Meditação para organizar a mente, lidar com a ansiedade e se manter no presente
  • Fazer exercícios para cuidar do corpo e já tirar essa obrigação da frente
  • Ler ou assistir alguma coisa inspiradora, para começar o dia animado para criar
  • Tomar um café da manhã saudável e previsível, que você come diariamente
  • Escrever por 5 ou 10 minutos em um diário tudo que está na sua mente

Se você quiser adicionar qualquer um desses hábitos a sua rotina da manhã, o maravilhoso mundo da internet pode te ajudar:

  • Meditação

Eu uso um aplicativo chamado Headspace para fazer meditação guiada, todos os dias, há quase dois anos. E amo!
Já até fiz um vlog sobre isso – é só clicar aqui para assistir – e também um post, que você pode conferir aqui.

Outras alternativas:
Brain.fm – ele cria playlists para te ajudar a focar, relaxar ou até dormir.
Calm – diferentes playlists de acordo com seus objetivos

  • Exercícios

Você pode fazer academia, correr ou se exercitar em casa. Mas não dá pra ficar parado. Qualquer coisa que te mantenha em movimento por mais ou menos 30 minutos ao dia já é mais do que suficiente.
Eu me exercito sozinha em qualquer lugar do mundo usando os guias da Kayla Itsines.

Outras alternativas que te ajudam nos exercícios são:
7 Minute Workout (selecione 2 séries e repita cada uma 2x. Pronto!)
Runkeeper para acompanhar sua corrida
Daily Yoga para aprender posições de yoga e te ajudar a começar

  • Inspiração pela manhã

Esse aqui é bem aberto e vai de acordo com o que você mais curte fazer.
O Fê, por exemplo, anda curtindo podcasts. Eu leio alguns mailings. Mas sempre dá para confiar no TED para essas coisas – no mundo ideal, já tenha uma lista pronta e só clique em algum deles logo cedo.

Outras alternativas são:
Creative Mornings – talks inspiradoras
99U Conference – talks inspiradoras mais ligadas a design e produtividade
Blinkist – resumos bem feitos de livros para você ler em só 15 minutinhos

  • Café da manhã pré definido

Eu sempre como dois ovos tomando chá verde – para mais energia, café com leite. Todos os dias. Cada um decide o seu café da manhã, mas eu sugiro que você tenha um só prato, idêntico, para comer todos os dias. Te ajuda a seguir com a vida sem pensar muito logo cedo.

Mesmo quando não consigo fazer toda minha rotina da manhã, ter o café da manhã pré definido já é um gatilho gigante para começar o dia com o pé direito.

  • Escrever pela manhã

A ideia é sentar por alguns minutos do seu dia e escrever absolutamente tudo que venha na sua cabeça, sem pensar muito, tirando tudo que está aí dentro e colocando no papel – ou, mais adaptado para o século XXI, na tela do celular ou computador.

Se você se interessou por essa técnica, leia mais sobre o Morning Pages.
Day One e Five Minute Journal podem te ajudar a manter esse hábito.
Evernote também funciona muito bem e é nosso app favorito para milhões de coisas.

Para encontrar outros aplicativos e hábitos que podem te ajudar, essa listinha do Product Hunt é maravilhosa.

Quem trabalha de casa sabe da importância de uma rotina para que o trabalho flua melhor. É fácil se distrair e você precisa encontrar seu foco no meio de tantas outras coisas. Para nós, a rotina da manhã serve exatamente para isso – falamos um pouquinho sobre ela nesse post que dá dicas sobre como trabalhar de casa.

Nossas primeiras tentativas de criar uma rotina foram totalmente baseadas em erros e acertos. O que parecia uma boa ideia no começo da semana, até o fim dela já poderia estar no lixo. Se, com o tempo, aquele hábito ainda fizesse sentido, ele se manteria na listinha.

Como trabalhamos e moramos juntos, apanhamos muito até perceber que nossas rotinas precisavam estar minimamente sincronizadas: não daria muito certo se os dois decidissem fazer o café da manhã juntos, conversar sobre trabalho logo cedo ou tomar banho em horários aproximados. Nossas rotinas são diferentes, mas sincronizadas para começarmos o dia juntos, cada um no seu canto.

Criando sua própria rotina

Pense em tudo que você gostaria de fazer logo ao acordar. Esse é o momento que você pode pensar em incluir aquelas coisas que você lê por aí e nunca consegue colocar em prática. Na noite anterior, já garanta que você tem tudo que vai precisar para o outro dia.

Se vai se alongar, separe um tempo para isso. Tenha uma listinha de alongamentos preparada.
Se vai beber água morna com limão, garanta que terá tudo em mãos.
Se vai meditar, já avise as pessoas da casa para não te fazerem raciocinar muito antes da meditação – ajuda muito ir meditar antes de “acordar” o cérebro.
Se vai beber suco verde, já deixe os ingredientes separados.
Se vai assistir a uma palestra inspiradora, já deixe ela carregada no navegador.
E repita esse roteirinho todos os dias.

É importante repetir sua rotina da manhã por, ao menos, uma semana. Assim consegue ver o que continua fazendo sentido e o que você enjoa fácil. E vá adaptando de acordo com suas reações.

Se em um dia você queria ler alguma coisa inspiradora, mas terminou no Facebook antes mesmo do café – acredite, vai acontecer – é hora de repensar como fazer tudo sem interrupções. E ir melhorando todos os dias.

5 sugestões pessoais para criar sua rotina da manhã:

  1. Medite. Simplesmente medite, nem que seja por 5 ou 10 minutos. Ouça sua respiração, esvazie sua cabeça. Medite.
  2. Sempre tenha uma lista do que você vai fazer no dia seguinte pronta antes de ir dormir. Assim você já sabe no que vai se dedicar ao acordar e não precisa pensar nisso logo que sair da cama.
  3. Não tenha conversas longas ou complexas com ninguém até ter terminado sua rotina da manhã. Te ajuda a manter o foco e sua cabeça não começa a pensar em milhões de coisas do nada.
  4. Encontre algum gatilho que mostre – para você mesmo – que está cuidando do corpo. Pode ser um bom alongamento, beber água morna com limão, ir correr, qualquer coisa que faça você se sentir bem por cuidar de si mesmo. Esse momento da manhã é a hora de lembrar que você precisa estar são e saudável para ter um bom dia.
  5. Desenvolva uma rotina da manhã que também pode funcionar nos finais de semana e tente manter tudo igual, mesmo quando você acordar mais tarde do que o normal.

um oferecimento: nossos erros e acertos

Durma com o celular no modo avião e só tire quando terminar sua rotina logo cedo. Nada é tão importante que você não pode sequer dedicar alguns momentos da manhã apenas para você mesmo.

Não olhe redes sociais ou ligue a televisão antes de terminar tudo que você precisa fazer. Na minha rotina, eu só olho redes sociais depois de cumprir a primeira tarefa da minha lista de afazeres do dia – que vem logo depois da minha rotina.

Não comece a falar sobre trabalho ou ideias logo cedo. Nada que te preocupe, te deixe ansioso ou te estresse porque você está dedicando esse tempo a você, ao seu bem estar, não aos outros. Se dê prioridade.

Eu prefiro silêncio, mas vale testar uma playlist inspiradora para ouvir ao acordar. Ela pode seguir o que você definir para sua rotina: tranquila para meditar, animada para fazer exercícios, esse tipo de coisa. A música pode até ir evoluindo junto com sua rotina da manhã.

Se você ainda está inseguro sobre o que colocar na sua rotina da manhã, nosso ebook Agarre Seu Sonho vai te ajudar.
Se quer se inspirar na rotina de outras pessoas, pode seguir os passos desse infográfico e se inspirar em outras rotinas da manhã acessando esse site.

 

Quais são os hábitos que você quer incluir na sua rotina da manhã e o que te deixa mais inspirado para produzir ao longo do dia? Compartilhe aqui nos comentários!

E tenha uma boa manhã! :)

Comentários