Luca visita Nikolaiviertel

Uma das coisas que mais gostamos de fazer por aqui é pegar o metrô até o centro para ficar passeando meio aleatoriamente por lá. O Mitte tem tantas coisas legais para se ver, sejam pontos turísticos ou lugares escondidos em meio aos prédios, que é difícil fazer um roteiro e seguir a risca ali. Você, definitivamente, vai perder a hora em lojinhas diferentes, mercados orgânicos, parques e caminhos escondidos que levam para lugares que você nunca ouviu falar antes.

Leia também: Como transferir dinheiro para a Alemanha pagando pouco!

Como a terapia o adestramento do Luca finalmente está fazendo um efeito considerável, resolvemos levar o gordão para passear por lá, explorar um pouco mais aquela parte da cidade e curtir o outono, a estação mais linda do mundo. Aliás, essa foi a primeira vez que o Luca andou de metrô! Mesmo pedindo colo e carinho para desconhecidos, ele se comportou muito bem. Uma salva de patas!

pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-1pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-2 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-3 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-4 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-5 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-6 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-7 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-8 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-9 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-10 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-11 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-12
Passeando por lá chegamos em um lugar que queríamos ir há tempos, mas nem lembrávamos mais: Nikolaiviertel!

Esse mini bairro medieval é o lugar que Berlim nasceu, lá em 1237. Como tudo por aqui, foi praticamente inteiro destruído na II Guerra Mundial e reconstruída como um presente para comemorar os 750 anos de Berlim em 1987. Lá dentro fica a igreja mais antiga da cidade, a Nikolaikirche, e pelo menos sua fachada ainda é a original de antigamente – uma das poucas coisas dali que sobreviveram aos ataques. Ao seu redor, ficam várias lojas e restaurantes alemães, tudo bem tradicional, lembrando as construções e casas incríveis que vimos na nossa viagem para o Sul da Alemanha. Ali é uma mini versão das cidades medievais que conhecemos, e dá pra matar um pouquinho a curiosidade se você não conseguir conhecer nada do interior alemão.

pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-13 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-14 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-15 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-16 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-17 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-18 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-20 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-21 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-22 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-23 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-24 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-25 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-26pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-27 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-28 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-29 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-30 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-31 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-32 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-33

Logo que saímos da Nikolaikirche, demos de cara com outro lugar que ficamos enrolando até agora para conhecer: a Rotes Rathaus! Mais um daqueles lugares tem-que-ver de Berlim. Ali fica a sede da prefeitura e a câmara dos vereadores, uma construção monumental, toda em vermelho e com quase 100 metros de largura. Como tudo, ela também foi toda destruída na II Guerra Mundial e restaurada entre 1951 e 1958. Ao seu redor, dá pra ver toda a história da cidade desenhada em relevos.

A Rotes Rathaus foi toda modelada copiando o estilo da antiga Câmara Municipal de Torún, que hoje fica na Polônia, e a torre de Notre Dame de Laon, na França. O Fê ficou apaixonado pela construção meio renascentista, os detalhes e a cor tão vibrante, tirando mil fotos sem parar. No fim, nós só demoramos tanto para ver de perto a Rotes Rathaus porque, pra variar, tem uma reforma enorme acontecendo bem na frente. É impressionante como essa cidade tem reformas, construções e guindastes em todo canto!

pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-34 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-35 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-36 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-37 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-38 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-39 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-40 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-41 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-42 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-43 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-44 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-45 pequenos_monstros_luca_nikolaiviertel-46
No fim do dia, ficamos passeando pela Alexanderplatz com o Luca e curtindo o começo da noite, que chega cada vez mais cedo aqui. Essa semana às 5 da tarde tava a maior escuridão e os cachorros já estão quase hibernando. Ok, a gente também. hahaha

7 Comments

  • Oi, Camila! Ficamos muito felizes que você curtiu. Pra falar a verdade, estávamos meio enrolando pra criar as atualizações por email, mas você nos deu forças! Haha! Agora se você olhar na nossa barra lateral vai ter lá e você pode ser a nossa primeira assinante! Haha
    Avisa se der algum problema pq é tudo muito novo.

  • Eu sou apaixonada pela Alemanha!! Ficar vendo essas fotos lindas e conhecer mais desse país é incrível. Parabéns pelo blog. Vocês podia falar um pouco sobre o idioma. É fácil se virar por ai quem não fala alemão?

  • Parabéns!! Pelo Blog ,Estou planejando mudar para Europa ( Portugal ) com minha esposa e filho e foi muito legal as suas dicas de mudança estão nos ajudando bastante no planejamento , tinha coisas ali que não tinhamos ideia de como fazer e vieram a calhar.. .. nos ajudaram muito…
    Abçs…

  • Tive o prazer de conhecer Berlin em set/2013 e, é claro, fui andar pela Nikolaiviertel e almoçamos lá. Em um dos dias que andamos por alí, bem ao lado da Nikolaikirche vimos um movimento em um dos pequenos arbustos junto a parede. Quando cheguei perto, um COELHO saiu do arbusto, me mediu de cima a baixo e foi embora tranquilamente.
    Mais tarde, quando contei pra minha prima alemã que mora lá desde os anos 80 até ela ficou impressionada, ela mesmo nunca viu um coelho nas ruas de Berlin.

  • Que legal, Eduardo!
    Dependendo de onde vc vai da cidade, não é tão difícil encontrar coelhos. O Tiergarten é cheio deles! Mas o mais legal foi uma noite em que estávamos andando na rua e, no meio do nada, vemos um coelho olhando pra gente. Foi bem essa sensação que vc deve ter sentido também! Hahaha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *