Inspiração, um combustível para viver

Ontem, voando de volta para o Brasil e vendo o avião passar pelos países até sair do continente, ficamos pensando na quantidade de lugares que ainda queremos conhecer. Grandes, pequenos, estranhos, desconhecidos e os turistões maravilhosos que todo mundo quer dar um pulo alguma vez na vida (ou várias: oi, Disney!). Nessa lista interminável, começamos a nos perguntar sobre os principais motivos que fazem a gente sonhar tanto com alguns lugares específicos.

São fotos, revistas, conversas com alguém que esteve lá e até tipos de comida que você adora que transformam um lugar em uma ideia tão incrível na sua cabeça mesmo sem conhece-lo. Na minha, por exemplo, tem uma música específica que toca na minha cabeça toda vez que lembro das ruazinhas de Paris, uma cidade que nunca fui. Ela é tocada em violino, bem animadinha e só instrumental. Pode ter uma leve inspiração de um filme do Woody Allen e de vídeos que vejo na internet, mas Paris, pra mim, só existe com essa trilha sonora.

Essas ideias que criamos sobre um lugar na nossa cabeça são uma mistura gigante de tudo que já vivemos, assistimos, lemos, ouvimos e sonhamos. É um embolado de trilhas sonoras, fotos, vídeos, músicas e histórias contadas em um lugar que você nunca viu pessoalmente, mas sabe tanto que nem tem ideia. Inspiração é tudo que faz você sentir até o cheiro de um lugar sem nunca ter pisado ali.

Essas referências trazem uma base maravilhosa do que você quer viver em um lugar. Quando eu assisto aqueles vídeos de pessoas que viajam o mundo conhecendo países diferentes, vivendo experiências só deles e registrando tudo com uma câmera, eu salvo cada uma daquelas cenas que me inspiram na gavetinha do país e só vou reabrir quando finalmente conseguir ir até lá. A inspiração fica toda dentro da minha cabeça pronta pra me dizer se eu quero andar de barco e curtir aquela experiência que eu conheci pela internet ou fuçar os mercadinhos de rua olhando, finalmente, tudo aquilo que eu sonhei sobre um lugar que eu tanto guardei ideias.

Essa é a beleza dessas histórias contadas que te inspiram todos os dias. Você rouba um pouco da experiência de cada pessoa que conhece, mistura com as milhares de referências que já tem na sua cabeça e cria sua própria ideia do lugar, moldando sua experiência ali quando o dia chegar. Enquanto ela não chega, você sonha. Sente o cheiro. Imagina os perrengues que vai passar mudando de país. Tenta copiar a comida típica dentro de casa. Ri das histórias loucas que vai ouvir dos locais. Viaja até lá mesmo de longe, vivendo as experiências ao lado de quem compartilha esses vídeos, textos e histórias que te colocam lá dentro.

E é por isso que valorizamos tanto as fontes de inspiração. Valorizamos cada um desses vídeos que as pessoas criam mostrando suas experiências e compartilhando sentimentos. Viver esses lugares ou momentos, mesmo de longe, nos dá referências pra querer viver o diferente no futuro. Pra sonhar com uma casa com sacada onde você possa aprender a pintar igual no filme da Frida Kahlo. Pra sonhar com uma conversa com a sua avó que você nunca pensou em ter. Pra curtir uma volta ao mundo antes de ter dinheiro pra levantar da cadeira. E te motivar a fazer diferente, viver mais, curtir mais e tentar, quem sabe, seguir para um lado novo. Andar de um jeito novo. Falar com as pessoas do jeito que aquele vídeo que você assistiu e gostou.

Inspiração te traz referências pra abrir seus olhos de um jeito diferente. E é justamente por isso que, quando o pessoal da Winnin convidou a gente para “apadrinhar” uma categoria de inspiração no site deles, nós ficamos tão orgulhosos.

A ideia do site é escolher os melhores vídeos da internet criados em 2014. Quase um Oscar! Não só de Youtube, mas Vine, Instagram, Facebook e Vimeo. Qualquer vídeo mesmo. Qualquer pessoa que criou o conteúdo pode coloca-lo dentro do site. O público, todos nós, podemos votar nos nossos vídeos favoritos para o melhor vídeo da internet na categoria escolhida. A nossa categoria é inspiração! É lá onde toda a beleza da internet acontece pra você terminar o dia quicando na cadeira querendo fazer algo diferente. Tanto de viagens, mas também histórias maravilhosas de cachorrinhos sendo salvos ou caras fazendo esportes radicais que você quase tem uma parada cardíaca assistindo (e quer fazer igual no final). Tudo que faz você refletir, pensar diferente e que te dá um tapinha na cara pra acordar pra vida. Tipo um balde de gelo logo pela manhã.

inspiracao-como-combustivel-para-viver-pequenos-monstrosinspiracao-como-combustivel-para-viver-pequenos-monstros01

Se você também tem vontades pra mais de uma vida, pode agradecer todas elas as suas fontes de inspiração, e aposto que esses vídeos já fizeram (ou vão fazer) essa listinha crescer um pouco mais. Vai lá votar nos seus favoritos no Winnin! Qual seu vídeo de inspiração favorito deste ano?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *