10 apps que vão melhorar sua produtividade em qualquer lugar do mundo

Enquanto estávamos morando em São Paulo e trabalhando de casa, nossa mesa do home office ficava tomada por materiais diferentes. Para tirar fotos, escrever, desenhar, escanear, imprimir, recortar, repensar, fazer brainstorm… se não ficássemos de olho, a mesa virava uma montanha de tralhas que não deixava a gente enxergar o outro lado. Tralhas, sim. Mas eram tralhas úteis, que nos “ajudavam a produzir” – desculpa, gente. Nós somos acumuladores em eterna recuperação e essa desculpa ainda é válida na nossa cabeça.

Só que aí decidimos que todos os bens da nossa vida precisavam caber em uma mala de viagem. O que faríamos com aquele Monte Everest de coisas? Por sorte, além de muito bagunceiros, nós sempre fomos super conectados e vivíamos procurando essas tecnologias para produzir mais – e melhor! E não é só quem vive viajando que precisa fazer uma limpa na vida de vez em quando, né?

Depois de passear por centenas de aplicativos, criamos uma lista de favoritos que nos ajudam muito a produzir melhor em qualquer lugar do mundo. Esses aqui de baixo são os principais, do dia a dia, mas a busca por apps que simplifiquem a vida é infinita e todos os dias testamos um novo. Talvez a lista nem seja uma grande novidade para vocês, mas é o jeito que se usa e combina eles que mais faz diferença no dia a dia, então aproveita aí todas as dicas e fica esperto que no fim do post tem promoção pra você! :)

Evernote

Como já falamos por aqui, o Evernote é um dos nossos aplicativos favoritos que não conseguimos mais viver sem. Usamos ele para guardar documentos, fazer nossas anotações de trabalho, escrever posts no blog, termos ideias, organizarmos nossa semana, guardarmos referências para nossos projetos, salvarmos receitas, links importantes, sites bacanas e mais um bilhão de coisas.

Duas funções muito legais dele e que poucas pessoas sabem:
• Ajudar no networking
Você fotografa o cartão de visitas da pessoa e ele, automaticamente, adiciona as informações pra você em um catálogo de contatos, com fotinho do cartão e tudo.
• Adicionar PDFs ou fotos de anotações escritas a mão
O app tem uma tecnologia que lê (na medida do possível) o que você colocou lá dentro, então você pode tirar fotos de livros, anotações do seu caderno, subir uma pesquisa que baixou na internet e colocar tudo lá dentro, pra consultar no futuro. E tudo isso vai aparecer na busca normalmente.

Ele deixou de ser nosso caderno digital para virar praticamente uma parte do nosso corpo, e a cada dia encontramos uma forma nova de aproveitar suas funções.

Scanner Pro

O Scanner Pro é, como o nome já diz, um scanner pelo celular. O Evernote até possui uma função parecida que tem melhorado bastante, mas ainda preferimos a forma desse app. Você tira uma foto do documento e pode enviar com uma ótima definição, de acordo com o aparelho que você tem, para seu email ou algum cliente. É ótimo para escanear documentos, notinhas fiscais, resolver burocracias e guardar papéis importantes sem ter que guardar tudo eternamente.

Skype

Esse todo mundo conhece, né? Mas você sabia que você pode ter um número de qualquer país que toca no seu Skype?Mesmo mudando de país o tempo todo e usando chips locais para usar a internet, nossa família e muitos dos nossos clientes continuam no Brasil. Para não gastarmos um absurdo de roaming todos os meses, nossa solução foi comprar um número de São Paulo no Skype.

Toda vez que alguém quer falar com a gente, é só ligar normalmente para um número de SP que ele vai tocar no nosso Skype, seja no celular ou no notebook (e a pessoa vai gastar como se estivesse ligando para um fixo). Depende totalmente da nossa conexão, então precisamos estar em um lugar com internet decente – mas isso já é uma prioridade nossa há muito tempo.

Também usamos o app comum do Skype para fazer reuniões com clientes, mostrar arquivos quando você compartilha sua tela e falar com a família por vídeo, é claro.

Spotify

O Spotify é nossa única forma de ouvir música nos últimos anos. Pelo celular, pelo computador, de acordo com o que está tocando no país que queremos conhecer e ouvindo nossas músicas favoritas a qualquer hora. Já estávamos bem acostumados quando mudamos para Berlim, e aproveitamos bastante para descobrir o que o povo ouve por lá. É mil vezes melhor do que gastar HD com arquivos de música, você consegue ouvir os hits locais de vários países e ainda dá pra baixar playlists para ouvir offline quando você tem a conta premium!

Money

O Money é nossa forma de organização de finanças. Ainda vamos falar sobre ele com mais detalhes em um post focado nesse tema, mas é nossa principal forma de mantermos as contas em dia. Para o computador é um aplicativo um pouco caro, mas que te dá gráficos, você pode compartilhar com outra pessoa, estabelecer metas de economia e tal. Não é o ideal, mas bate bem com algumas necessidades que temos como dividir as contas e lidar com diferentes conversões de moedas. No celular, ele é um pouco mais barato e já quebra um galho enorme. Acabamos de ver que ele está com 50% de desconto na App Store por tempo limitado!

Dropbox

Já falamos dele no nosso post de como diminuir o peso da mala usando tecnologia, mas vale citar aqui de novo. Assinamos o Dropbox para fazer backups, enviar materiais para clientes, armazenar fotos e arquivos além dos nossos HDs externos. Sempre por garantia, né?

Uma coisa que a gente não usa, mas que pode ser bem útil para você é fazer backup automático das fotos do seu celular. É só ativar lá no app.

Do Note

Recentemente, os lindos do IFTTT – o site mais legal do mundo, que faz a internet “trabalhar” para você – lançaram uma linha de aplicativos Do, em que as tarefas são ativadas só clicando em um botão, mandando uma foto ou um texto. O nosso favorito é esse último, o Do Note. Quer anotar qualquer coisa e enviar direto para o seu email, para o seu Evernote ou só postar no Facebook sem precisar perder tempo entrando em cada um desses apps? Acabou de marcar um jantar com um amigo e quer colocar isso de forma rápida na sua agenda? Para otimizar centenas de atividades é só criar um botão nesse app! A gente usa para anotar aquelas ideias que surgem do nada (e lembrar de trabalhar nelas depois) e para criar uma lista dos nossos gastos para depois passar pro Money.

Google Drive

Para trabalho, para fazer lista de afazeres em conjunto ou para escrever em um mesmo material para o blog, várias vezes usamos o Google Drive para editar um documento juntos. Para quem não sabe, o Drive é um produto do Google em que você pode criar arquivos em texto, tabelas e tudo aquilo que você normalmente criava no Office. Até apresentações! A diferença é que tudo fica sempre online, disponível para quem você compartilhar, e todas as pessoas que você autorizar podem editar o documento ao mesmo tempo. É ótimo para criar arquivos juntos que os dois precisam ter a última atualização sempre, compartilhar um documento que você ainda está criando com um cliente e várias outras utilidades que você vai descobrindo com o tempo e sua necessidade. Um dia ainda faremos um post só sobre as tabelas que o Fê inventa por lá para tudo da nossa vida.

BitTorrent Sync

O Sync é um programa ótimo inventado pelo povo do BitTorrent. É a melhor forma que descobrimos para passar arquivos do computador para o celular, do celular para o tablet, do celular para o computador, entre um computador e outro ou qualquer outra transferência entre gadgets que você tem em casa. Bom pra usar quando você quer mandar uma foto de um lugar para o outro, enviar um arquivo sem usar pendrive para outro computador ou qualquer coisa desse tipo. Você cria pastas compartilhadas e qualquer alteração em uma pasta, significa alteração na outra. Temos várias pastas compartilhadas aqui em casa que conseguimos circular com os arquivos por vários lugares rapidinho, de apresentações de trabalhos que um tem que mandar pro outro revisar a fotos que vão pro Instagram.

Todoist

Pra quem vive se perdendo nas milhares de obrigações do dia a dia, o Todoist é um daqueles aplicativos que podem triplicar sua produtividade. Ele é, basicamente, uma lista de tarefas. Só que inteligente. Dependendo da sua conta, você pode estabelecer níveis de prioridade, usar o app no celular e no computador, ativar alarmes, compartilhar tarefas com outros usuários e várias outras funções que facilitam muito a vida.

ATENÇÃO! É HORA DA PROMOÇÃO! (dsclp, gente, não era pra rimar)

Nós temos a conta premium do Todoist faz anos e isso nos ajuda muito a nos organizar, então conversamos com o pessoal que cuida do Todoist no Brasil e eles querem presentear 3 dos nossos leitores com uma conta premium do app! Com a assinatura paga, além de tudo que falamos aqui em cima você também consegue criar tarefas de acordo com sua geolocalização (quando chegar no trabalho: responder email da fulaninha), etiquetas para separar projetos que você está trabalhando e mil outras coisinhas diferentes.

Pra você poder ganhar sua conta premium, é só comentar nesse post:

Quais são as primeiras três tarefas que você vai fazer para começar a realizar seus sonhos?

As três melhores respostas enviadas até o dia 23 de Abril, escolhidas por nós, vão ganhar um ano de Todoist Premium! :D

Existem um bilhão de aplicativos que facilitam a vida usando a tela do computador ou celular. E a nossa principal dica, para qualquer um deles, é que você precisa enxergar além da função básica do app e tentar adaptar aquilo à sua vida. É pensar, o tempo todo, “No que essa tecnologia pode me ajudar?”. As funções não são infinitas, mas as formas que você aproveita cada uma delas podem fazer muita diferença!

Comentários