3 lojas em Lisboa para comprar coisas únicas

Sempre que viajamos para algum lugar novo tentamos comprar alguma coisa que simbolize aquela viagem ou a nova cidade que passamos. Além das nossas coleções particulares – de baralhos e de cadernos – sempre procuramos alguma coisinha interessante, diferente de tudo que já vimos e que provavelmente nunca mais veremos novamente.

É uma caça constante por coisas que não sabemos o que são. Só sabemos que você não encontrará aquilo em qualquer cidade e muito menos em qualquer loja de souvenirs – que, a gente já tá cansado de saber, são todos da China. Podem ser de artistas locais, alguma coisa que reflita o hábito da cidade ou até de um lugar muito legal que conhecemos. Só que precisa ser único.

Lisboa é a nova queridinha do turismo e, perto de todos os pontos principais da cidade, lá estavam as bilhões de lojinhas de souvenirs. Morando ali durante dois meses, passamos longe de todas elas e tivemos tempo de explorar lugares novos e encontrar coisinhas portuguesas maravilhosas. Daquelas que você compra porque quer se lembrar da viagem e também porque são lindas, bem feitas, criadas com todo o cuidado do mundo.

Essas três lojas que eu quero contar pra você hoje não são apenas lojas, são conceitos, ideias por trás de produtos. Envolvem um pouco de arte, design, arquitetura, história. Tudo junto e pronto pra que a gente tenha vontade de jogar todo nosso dinheiro no balcão e levar uma coisinha de cada.

A Vida Portuguesa

A ideia da Vida Portuguesa é trazer para os portugueses uma lembrança quase bucólica, relembrando histórias, produtos, design e o estilo português de lá de antigamente. São produtos que atravessaram as gerações e que até hoje mexem com a saudade e o imaginário do português – e, é claro, do nosso também. Lá você vai encontrar produtos para casa – como sabonetes, roupas de cama e caixas de presente – passando por decorações com aquele gostinho português e até – meus favoritos – artigos de papelaria, com estampas únicas em cadernos costurados de forma artesanal e várias coisinhas para quem também é louco por papéis e canetas.

O caderno que uso hoje em dia, carregando pra todos os cantos do mundo, ainda é da Vida Portuguesa. E nele eu consigo sentir uma bagagem enorme da história dos meus antepassados e adicionar as minhas também. Olha ele aqui, vermelhinho, nesse post sobre meu home office! :)

Tem A Vida Portuguesa no Chiado, no Intendente e no Mercado da Ribeira

 

Embaixada Mall

O Embaixada Mall é um espaço com várias lojas autorais portuguesas dentro de um casarão antigo do século XIX, o Palácio Ribeiro da Cunha. Cada uma delas tem sua história. São sempre pequenas produções vendendo produtos que você provavelmente não encontra em nenhum outro lugar. O tipo de presente que você quer dar para alguém – ou para si mesmo – sabe? Tem muitas peças mais caras, de designers portugueses que produzem cada partezinha das suas criações em Lisboa mesmo, e até coisas mais em conta, divertidas e diferentonas.

Só que se você estiver no Príncipe Real e não quiser comprar nada, vale muito a pena entrar no casarão mesmo assim. O palácio é maravilhoso, a arquitetura dele é sensacional e depois de rodar lá por dentro você pode beber um drink no bar dos fundos – todo aberto e cheio de árvores e plantas, uma delícia para os dias mais quentes.

O Embaixada Mall fica na praça do Príncipe Real.

 

Entre Tanto

A Entre Tanto tem a mesma pegada única do Embaixada, mas mais focada em designers independentes e pequenos, que produzem produtos exclusivos e alguns até feitos a mão. É uma mistura de moda, decoração, acessórios, brinquedos, gastronomia, design de interiores… tudo! O espaço é mais informal e tranquilo, com várias lojinhas uma logo ao lado da outra e muita coisa pra fuçar. No topo do prédio eles têm um bar a céu aberto que tem uma vista legal de Lisboa – coisa que só descobrimos depois que passamos por lá.

A Entre Tanto fica na praça do Príncipe Real.
Foto: Facebook da Entre Tanto

 

Ainda temos muito para explorar de Lisboa em próximas visitas. Se tiver alguma dica pra gente, deixa aqui nos comentários! :D

 

Tags from the story
, ,

Comentários