Fernsehturm, Berlim vista de cima

Se tem uma coisa impossível de passar despercebida quando você está em Berlim, definitivamente é a torre de TV. Ela fica bem no meio da Alexanderplatz, a praça mais famosa daqui, e não importa o lugar da cidade que você esteja, é só procurar um pouco que vai conseguir enxergar ao menos um pedacinho da Berliner Fernsehturm.

Sua construção começou em 1965 pelos socialistas para ser usada, simplesmente, como uma torre de TV, mas que também mostraria a “superioridade socialista”, numa tentativa frustrada de fazer inveja a quem vivia além do muro. Alguém aí lembra dela em “Adeus, Lenin”?  Hoje, a construção tem 368 metros de altura e é o edifício público para visitas mais alto de toda a Europa. Ela por si só já é enorme, mas o fato de Berlim ser quase totalmente plana também ajuda muito ela a virar um grande ponto de encontro em todos os cantos da cidade. Não sabe para onde é o centro? Procure a torre!

Apesar de conseguirmos ver a Fernsehturm da nossa janela de casa e termos passado o verão todo aqui olhando pra ela, só subimos lá em Outubro. Até aí, não seria problema nenhum, se Berlim não ficasse coberta por uma névoa super densa entre o fim de Outubro e Março, ficando impossível de ver qualquer coisa de lá de cima. Se estiver planejando uma viagem pra cá e quiser subir na torre, então, lembre-se da neblina! Por sorte, conseguimos subir na torre em um dia mais quente e com maior visibilidade, o que resultou nessas fotos da cidade toda parecendo feita de bloquinhos de madeira (daqueles que a gente brincava quando era criança).

Para subir na torre você paga entre 13 e 23 euros, e comprando na hora o passeio pode demorar bastante. Se você quer ver a vista em um horário específico e não quer pegar uma fila enorme, é só entrar no site e comprar antecipado pela internet. Dependendo do ticket que você escolhe, também te dá direito a uma reserva no restaurante de lá de cima, o Sphere, que fica rodando devagarinho enquanto você almoça ou janta vendo a cidade toda. Se você só quiser tomar um drink e gastar menos, logo na plataforma comum eles tem um bar para você passar o tempo lá no alto e não precisar reservar o restaurante.

Só que ali, a coisa mais fantástica mesmo é ficar observando a cidade: prédios baixos super parecidos com o miolinho aberto no meio, o rio Spree cruzando a cidade toda enquanto o sol reflete nele, o tram, amarelinho, passeando pelas ruas e as construções históricas casualmente inseridas no dia a dia das pessoas andando pra lá e pra cá. Berlim é mesmo uma cidade maravilhosa. <3

Tags from the story
, , , ,

Comentários