3 sorveterias para morrer de amor em Lisboa

Algumas semanas antes de nos mudarmos para Lisboa, comecei a fazer uma lista de lugares no Foursquare com várias coisas que queria de conhecer. Comecei tímida, nos arredores do apartamento que estaríamos hospedados, mas quando percebi a cidade inteira já estava com alguns – ok, vários – lugares marcados com o sinal de: EU. PRECISO. CONHECER.

A busca do Foursquare (e, assim que cheguei em Lisboa, do Zomato) sempre me dá uma ideia básica da cidade. Junte isso com buscas infinitas pela internet, várias dicas de leitores (amados <3) e visualize mentalmente minha lista com quinhentas e trinta e duas coisas para fazer em quarenta dias. Tava fácil – só que não. Lisboa é cheeeia de coisas legais pra fazer!

Uma coisa que nunca tinha acontecido antes foi a quantidade de sorveterias em Lisboa que acabei anotando. É claro que a cidade tem uma temperatura quase sempre legal, mas nunca vi tantas avaliações boas em sorveterias quanto por lá! Eu nem era a maior fã de sorvetes (ou gelados, como os portugueses costumam chamar), mas, desde que saí de Lisboa, estou numa abstinência horrível de sorvetes cremosos de fruta que congelam o cérebro de alegria.

Por isso resolvi dividir essa lista com vocês. :)
Aproveitem o calor que anda aí no Brasil, peguem o babador e vamos nessa!

Gelados Santini

pequenos-monstros-sorveteria-lisboa-1 pequenos-monstros-sorveterias-lisboa-1

A Santini é uma das sorveterias mais famosas de Portugal. Nasceu em Cascais em 1949 e desde então faz sorvetes cremosos sensacionais, de vários sabores, que fazem você ficar pedindo só mais uma amostrinha antes de escolher seu pedido final. A filial que fomos fica em um espaço lindo e grande no Chiado, pertinho da Praça Luís de Camões e no meio de uma rua cheia de lojas legais. A fila deles é sempre enorme e eu tenho a impressão que, enquanto as portas estiverem abertas, vai ter gente pedindo sorvete na Santini. Ainda bem, porque eles são maravilhosos!

Leia também: Como transferir dinheiro para Portugal – a melhor forma!

Na nossa primeira vez, enquanto comíamos nosso sorvete lá dentro, eles passaram oferecendo alguns bombons recheados de sorvete de brinde e MEU DEUS DOS SORVETES. Eles vendem isso na loja também, então, é sério, experimente.

O sorvete de lá é incrível e o espaço é lindo, mas calma aí que eu não sou fácil e não foram eles que ganharam meu coração.

Gelados Santini
R. do Carmo nº9 – Chiado, Lisboa
Horários: Todos os dias, 11h – 00h

Gelateria Fragoleto

pequenos-monstros-sorveterias-lisboa-4

O Fragoleto é mais uma das sorveterias que eu não poderia perder porque diziam que era maravilhosa, cremosa, saborosa, gelada, tudo que um sorvete deve ser. Um dia, andando na rua aleatoriamente, lá estava ela brilhando na minha frente. Estávamos com os cachorros, então compramos um sorvete para cada e fomos para a Praça do Comércio, logo ali ao lado, para sentarmos em algum lugar e ficar observando as multidões passarem. E, apesar dos sorvetes serem um pouco doces demais, terem sabores mais tradicionais (sem contar uma coisa ou outra envolvendo flores e essas coisas que não me apetecem), o Fragoleto quase nos fez voltar até lá para comprar mais sorvete para nós dois.
Ele é o sorvete menos cremoso da minha seleção, mas não perde em (quase) nada por isso. Mas mal sabem Lisa e Luca que, no fim, minha paixão gelada de verão também não estava no Fragoleto.

pequenos-monstros-sorveterias-lisboa-lisa-luca-cachorros-1

Gelateria Fragoleto
Rua da Prata, nº61 – Baixo Chiado, Lisboa
Horários: Todos os dias, 11h – 20h

Gelato Mú

pequenos-monstros-sorveterias-lisboa-3

O negócio é o seguinte: se fosse possível, eu casaria com a Mú. Vamos dizer que essa é uma sorveteria logo ao lado de uma praça (que tinha galinhas, veja bem) super gostosa de Lisboa, e num tempinho bom é ali que você vai aproveitar seu sorvete. Aí você entra e a sorveteria é pequena e linda, as pessoas que trabalham lá são absurdamente simpáticas e entendem o seu medo de escolher um sorvete errado, te dando várias opções para testar antes de decidir. Enquanto vocês conversam, você descobre que a Mú faz sorvetes sazonais, usando as frutas da estação, e que cada vez que você colocar seus pézinhos ali vai ter uma nova surpresa. Aí você pede o sorvete (com foto lá no topo do post!), senta para comer e ele é tão, tão, tão cremoso, com pedacinhos de fruta no meio, extremamente saboroso e doce na medida certa que você quer abrir uma barraca e morar lá dentro.

Nesse mês de Outubro, eles estão fazendo sorvete de requeijão com doce de abóbora. Já teve sorvete de ameixa preta, vinho do porto, abacate e caramelo, por exemplo. Como não morrer de saudades de um lugar desses, me diz?

Gelato Mú
Rua Dom Pedro V, 1 – Príncipe Real, Lisboa (a outra fica em Campo Martires)
Horários: Segunda, 11h – 20h
Terça a Domingo, 11h – 23h30

Pra falar a verdade, eu fui embora sofrendo porque não consegui experimentar todas as sorveterias de Lisboa que estavam na minha lista. Mesmo que meu coração esteja lá afundado entre os potes de sorvete na Mú, Lisboa me fez abri os olhos para todas – to – das – as sorveterias que eu passo, querendo testar se alguma vai superar os sorvetes incríveis que comi nessa cidade linda.

Então, caso você esteja andando por Lisboa e alguma sorveteria grite pra você, do outro lado da rua, VEM QUE EU TE REFRESCO, LINDONA!, com sotaque português e tudo, pode ir sem medo. Só tenha certeza que foi o sorvete que disse isso mesmo.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *