Freelancer com posicionamento é outra história

Conquistar clientes é a maior preocupação na cabeça de todo freelancer. Sem clientes, não dá pra viver como profissional independente, né? Mesmo tendo clientes fixos, a busca por clientes mais e mais bacanas nunca se esgota.

E a maior dúvida quando esse assunto surge é: como se destacar no meio de tantos outros freelancers que oferecem um serviço parecido com o meu?

Essa resposta nós aprendemos na prática: tendo um posicionamento.

O posicionamento é o seu propósito. É o que vai fazer o cliente olhar pra você como alguém diferente dos demais, alguém com uma entrega diferente, que se coloca de forma diferente. Um profissional único que você já é – só precisa mostrar para seus clientes.

Temos um curso inteiro dedicado a posicionamento no Passaporte Freela porque é um tema MUITO importante mesmo. Ter um posicionamento claro é acender uma luzinha nas suas entregas e fazer com que os clientes certos cheguem até você. Depois de tantos anos de experiência, percebemos o quanto ter um propósito claro faz diferença na hora de conquistar um cliente – e, mais importante que isso, se sentir confortável com esse cliente.

Posicionamento

Posicionamento? Propósito? Explica isso direito!

Posicionamento, de uma forma bem resumida, é como você se projeta para os outros. É como você vai se mostrar para o mundo e como as pessoas vão te enxergar. É a forma como uma empresa – ou um freelancer – é visto pelo mercado e como ele coloca seu trabalho por aí.

Para um posicionamento funcionar, você precisa fazer com que aquilo que você acredita e representa sejam coerentes com a forma que você se comunica como freelancer.

Um cliente normalmente não está procurando apenas alguém para fazer um serviço e ponto final – ele procura um parceiro, alguém que tenha um propósito e um valor por trás daquilo que faz. Alguém que fale a mesma língua dele. É aí que seu posicionamento entra.

Isso pode significar valores específicos, processo criativo, uma trajetória bacana, linguagem diferente e coisas assim. O posicionamento vai te diferenciar de todos os outros freelancers. É sua medalhinha de ouro. Aquela coisa que só você tem. É algo que faz o contratante enxergar que você tem uma coisa especial – e fazer ele enxergar valor nisso.

E o posicionamento é importante no nível: tudo que você fizer profissionalmente usando sua marca de freelancer precisa refleti-lo. Ele não pode ser só uma fachada ou ~propaganda enganosa~. Você precisa respirar o seu propósito e trabalhar para que os clientes que admirem seu diferencial te encontrem.

Ter um posicionamento único, que o cliente se identifica, é como se você mostrasse para ele: olha, eu falo A MESMA língua que você, nossa comunicação vai ser perfeita!

Você vai mais clientes que tenham a ver com o que acredita – isto é, seu posicionamento – se você mostrar para eles esse diferencial e como ele atua na sua vida.

Para entender um pouco melhor, vamos para um exemplo prático: um cliente, que tem uma lojinha de produtos naturais está procurando alguém para fazer um site. Ele se depara com dois designers que possuem os seguintes discursos:

Não é preciso nem dizer quem o cliente vai escolher, né?

Para a relação dar certo, o cliente e o freelancer precisam falar a mesma língua. Nesse exemplo – meio drástico, eu sei – fica bem claro que o segundo designer é a cara do cliente, porque os dois trabalham com produtos naturais. Os dois estão ligados no mesmo movimento.

O cliente procura, acima de tudo, um freelancer que traga confiança que realmente é capaz de entender e resolver o problema da forma certa – sem comunicação cruzada ou problemas de um entender A enquanto o outro fala B.

Não é só o cliente que vai se sentir mais confortável contigo, mas você também vai se sentir mais confortável com o cliente. Assim você terá muito mais liberdade para trabalhar da forma que prefere e isso vai resultar em um trabalho melhor. Por consequência, um cliente mais satisfeito.

Agora que você entendeu a importância do posicionamento, se inscreve lá no Passaporte Freela para criarmos, juntos e passo a passo, o seu posicionamento profissional. O primeiro curso é totalmente focado nisso!

INSCREVA-SE NO NOSSO CURSO DE FREELANCER GRATUITO

Posicionamento

Qual é o propósito por trás do seu trabalho?

Ter um propósito é conseguir criar um universo inteiro ao seu redor. Deixe o cliente mergulhar nesse universo com você. Isso vai fazer toda a diferença em todas as etapas do processo – na atração, execução e na entrega. Deixar o seu posicionamento claro e atrativo é o primeiro passo para convencer o cliente de que você é o freelancer ideal para o trabalho e te destaca desse mar de freelancers que existem por aí.

Isso também interfere no seu preço!

Ter um posicionamento claro e que valorize seu trabalho também é uma vantagem na hora de cobrar. Um profissional generalista costuma ser mais barato que um profissional focado em uma área específica, porque o segundo tipo é especializado em algo – até mesmo em materiais orgânicos e processos feitos a mão, como nosso exemplo. Valorize seu posicionamento como a cereja no bolo do profissional incrível que você é.

Quando o cliente nota seu posicionamento, ele se torna seu maior diferencial, o que fez os olhos do cliente brilharem. Isso faz com que muito clientes decidam pagar até mais do que estavam planejando só para já terem um profissional que realmente tenha tudo a ver com o projeto desde o início.

No fim, é sempre melhor trabalharmos com pessoas que falam a mesma língua que a gente do que ficar atirando pra qualquer lado tentando resolver o problema com alguém que simplesmente não pegou a sua ideia desde o início.

Se você quer saber mais sobre posicionamento e como se transformar em um freelancer incrível, não deixe de se inscrever no Passaporte Freela, nossa série de cursos que te ajuda a finalmente se transformar em um freelancer e conquistar aquela tão sonhada liberdade profissional.

Eu sei que somos suspeitos para falar, mas o conteúdo está realmente incrível e em pouco tempo já conseguiu transformar a vida de MUITA gente. Se inscreva! O curso de introdução é totalmente grátis :)

INSCREVA-SE NO NOSSO CURSO DE FREELANCER GRATUITO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *