Como aprender uma língua nova pela internet

Desde que tomamos a decisão de ir morar em vários lugares do mundo, há quase dois anos, eu e o Fê começamos a pesquisar várias formas para aprender uma língua nova pela internet. Procuramos blogs, sites, ferramentas, livros e tudo que foi possível para nos esforçarmos para, ao menos, começar a falar uma língua nova aos poucos. Foram todas essas sugestões daqui que nos ajudaram muito em todas as nossas mudanças: uma mistura de ferramentas online, falta de vergonha para falar errado e pedir para ser corrigido o tempo todo e, é claro, a vontade gigante de aprender.

Além das plataformas, selecionamos informações extras para algumas das principais línguas que as pessoas se interessam. Vem ver!

     

Aqui listamos algumas ferramentas que nos ajudaram a manter nosso inglês em dia, reforçar muito nosso espanhol para morar na Espanha e nos dar uma noção de alemão para vivermos na Alemanha, mas você consegue usar para aprender qualquer língua!

O ideal, ideal mesmo, sempre é você ter um bom professor. Ele vai te motivar a continuar aprendendo, corrigir seus erros, te dar lições específicas para o que você tem dificuldade e te ajudar muito durante todo o processo de aprendizado – principalmente no começo, a parte mais complicada. Mas não é todo mundo que consegue estudar em uma escola de línguas ou contratar um professor particular, né? E com tantos sites e fontes legais aqui no post, isso não é mais desculpas!

Todas essas ferramentas, é claro, não trabalham sozinha. Para aprender algo novo estudando sozinho é preciso ter muita paciência e força de vontade. Não adianta estudar 10 minutos por dia e achar que as informações vão entrar automaticamente no seu cérebro. Por isso mesmo, essa lista tem uma série de aplicativos e sites bem diferentes entre si, o que te ajuda a manter a motivação e aprender a língua por todos os lados, não de uma forma única. Jogando, conversando, escrevendo, ligando pontos, assistindo vídeos…

Para quem quer aprender uma língua só online, uma sugestão que damos é conviver com o aprendizado sempre: é mais eficiente você fazer uma aula de 30 minutos todos os dias – ou, melhor ainda, duas de 15 – do que estudar 4 horas seguidas em um só dia da semana.

Para te ajudar a aprender

Duolingo

O Duolingo é um dos nossos aplicativos favoritos para aprender o básico de uma língua. Seu formato é como de um jogo, então além de aprender você está competindo com seus amigos (uma ótima motivação!), ganhando pontos e passando de fases. A coisa mais bacana do app deles é que sempre que você tem 5 minutinhos livres, pode sentar e fazer uma aula rápida ou treinar o que já aprendeu. A melhor forma que usamos foi fazer suas aulas todos os dias, várias vezes por dia, de pouquinho em pouquinho. Não cansa, porque parece um jogo, e você pode fazer no ônibus, na fila do banco ou até na pausa para o café enquanto trabalha.

O Duolingo é bem legal para aprender vocabulário, um bom começo para você pegar um gosto inicial pela língua e descobrir o básico. Para conseguir aproveitar melhor o site e se dedicar à gramática, é legal usar o Duolingo no computador, lendo as discussões das questões. É ali que muita gente tira suas dúvidas e um explica para o outro como cada regra funciona, e isso pode te ajudar bastante. Então a nossa recomendação é baixar o aplicativo para não ter desculpas e tentar acessar ao máximo também pela web para aprender as regrinhas.

O sistema do Duolingo é constantemente atualizado (sua base é por crowd), então ele está sempre adicionando novas e novas línguas. Se você só fala Português, por enquanto, pode aprender inglês, espanhol e francês. Se já sabe inglês, pode aprender 20 línguas, até umas super diferentes, tipo Esperanto, Húngaro, Polonês e daqui a pouco até a língua do Star Trek, o Klingon. Dá vontade de aprender todas as línguas do mundo por lá!

Outra coisa muito legal do Duolingo é que você pode definir uma meta diária para cumprir no aplicativo, e isso funciona como um jogo. A cada vez que você ganha pontos por completar uma lição, sua pontuação sobe. E aí você pode criar uma competição com um amigo que também está no Duolingo, para motivar vocês dois. É a melhor forma para você não querer parar!

ITalki

O Italki é uma rede social voltada para o aprendizado de línguas. Lá você encontra professores qualificados, pessoas que sabem muito de uma certa língua e estão dispostos a ajudar, milhares de pessoas querendo aprender a mesma língua que você e, também, muitas querendo aprender alguma língua que você já fala.

O site tem um monte de funções diferentes para quem quer aprender uma língua nova, mas os dois formatos principais são:

  • Você contrata a hora de um professor de qualquer lugar do mundo, muitos deles nativos da língua que você quer aprender, e tem essa aula por Skype.
  • Você encontra alguém que é fluente na língua que você quer aprender e está tentando aprender alguma língua que você já fala (português, por exemplo), e aí vocês dois fazem um intercâmbio de conhecimento enquanto um ensina o outro.

Todas as conversas faladas são feitas por Skype, e o iTalki só serve como um intermediário que conecta duas pessoas com objetivos que se completam e para o pagamento. Professor com aluno. Aluno com aluno. Aluno avançado com aluno iniciante e por aí vai.

Foi no iTalki que eu e o Fê estudamos um pouco de Catalão e Espanhol, e isso nos ajudou muito a entender melhor as duas línguas. Encontramos uma professora espanhola, nascida em Barcelona, e além dela nos ensinar muito da língua também nos contou muito sobre a vida na cidade antes de chegarmos, então já estávamos entendendo a cultura de um país enquanto aprendíamos a sua língua. Tudo isso por em torno de 10 dólares a hora! Legal, né?

E isso fica ainda mais legal quando você pensa que pode aprender chinês com um professor que vive em Shanghai, árabe com uma professora do Egito ou inglês com um professor britânico. Além de aprender a língua, você aprende sobre a cultura e conhece uma pessoa de um mundo totalmente novo. Ah! E pra começar no iTalki, todo mês você pode fazer até três testes de meia hora, com professores diferentes, para ver se você se identifica e gosta do método dele.

Memrise

O Memrise é um aplicativo ideal pra aumentar seu vocabulário e te ensinar frases básicas para você conseguir se virar em uma viagem. Você aprende palavras por associação: seja a outras palavras ou por imagens, e o método deles é ótimo pra fixar as coisas na nossa cabeça rapidinho! Aprendi um monte de sentenças importantes do alemão por ele.

Esse é outro com sistema com pontuação e em formato de jogo, o que te deixa mais animado para continuar aprendendo. O Memrise tem esse nome justamente para te focar na memorização das coisas – não só de línguas, mas de uma porção de assuntos –, e o método deles é focado em repetições de uma ideia até que você tenha decorado aquilo de vez. Essa é mais uma ferramenta criada por crowd, então as palavras e aulas estão sempre aumentando, e você pode pesquisar por temas específicos, como “Inglês na Cozinha”, para aprender palavras de temas específicos que podem ser do seu interesse.

Outra coisa que também vale a pena olhar no Memrise são as discussões nas questões, que te ajudam a aprender um pouco mais!

MeetUp

Esse aqui é meio online, meio não. O MeetUp é um site para descobrir encontros a sua volta de gente com o mesmo interesse que o seu. É um site incrível para checar em viagens, porque você consegue achar vários grupos de passeios turísticos diferentes, mas também pode ser usado para praticar uma língua, conhecer pessoas novas na cidade que você está vivendo, estudar uma matéria em grupo e tudo que você pode imaginar – sério.

No MeetUp você pode encontrar um grupo de pessoas da sua região que estejam marcando encontros para conversar, ao vivo, em uma língua específica. É ótimo para quem só sabe o básico de uma língua nova e quer praticar desde já, aprendendo com outras pessoas que já sabem um pouco mais do que você. Para os mais avançados, é ótimo para não perder o costume de falar a língua e continuar praticando e aprendendo com alguém que também tem o mesmo objetivo.

Vale tanto quando você está viajando, como se você vive em uma cidade grande. Por exemplo, essa é a busca por encontros de idiomas em São Paulo:


 

Blogs e Youtube

 


Essa é uma busca que você mesmo precisa fazer, porque vai de acordo com a língua que quer aprender. No fim do post nós damos algumas sugestões de sites e canais para te ajudar a aprender algumas línguas, mas é sempre legal ficar de olho em outras pessoas que também falam sobre o tema que você está interessado!

Nessa categoria, nós sugerimos dois tipos de canais:

  • Poliglotas: pessoas que falam várias línguas costumam ter várias ideias diferentes e hacks para aprender uma língua mais rápido ou com mais eficiência. É bem legal acompanhar esse tipo de material, tanto para te motivar a continuar estudando, como para você tirar algumas dicas e ir testando durante seu aprendizado.
    Uma sugestão legal é o Fluent in Three Months (em inglês)
  • Alguém aprendendo a língua que você também está: quem está aprendendo a mesma língua que você quer já é uma pessoa interessante de acompanhar. Se, além de tudo, ela estiver compartilhando suas descobertas em um blog ou canal do Youtube, melhor ainda. Aí você consegue aprender junto com ela, pegar algumas dicas novas e se manter motivado.

Aqui embaixo nós fizemos uma seleção de links bem legais para aprender algumas línguas. Acho que isso pode ajudar!

informe_publicitario_da_lisa

Para te ajudar a aprender

Para ajudar você que está perdido, criamos uma checklist que pode te ajudar dependendo do seu nível no idioma que quer aprender. São coisas legais para fazer a semana toda, que com certeza vão te ajudar a começar a falar um novo idioma rapidinho.

NÃO SEI NADA
(iniciante)

Meta de 30 PE por dia no Duolingo (+- 30min)

Aula no iTalki com professores que falam um idioma que você já sabe (2x por semana)

Lições do seu interesse no Memrise (15 min/dia)

Acessar blogs de poliglotas 1x/semana para aprender e treinar hacks

SEI UM TANTO
(intermediário)

Aula no iTalki com professores nativos (2x/semana)

Conversação no iTalki com outros alunos (1x/semana)

Meta de 20 PE por dia no Duolingo

Ler frequentemente blogs que tratam do idioma

Buscar por grupos no MeetUp e ir a um encontro (ao menos 1x)

JÁ ME VIRO BEM
(Avançado)

Conversação no iTalki com alunos nativos no idioma e que querem aprender o seu (3x/semana)

Escolher um livro no idioma para ler

Ver 1 filme/semana no idioma escolhido com a legenda na língua

Para te ajudar a aprender

 

Aprender inglês pela internetAprender espanhol pela internetAprender francês pela internetAprender alemão pela internetAprender chinês pela internet

Se você quer aprender espanhol pela internet, esses são alguns links que podem te ajudar:

Se você quer aprender francês pela internet, esses são alguns links que podem te ajudar:

Se você quer aprender alemão pela internet, esses são alguns links que podem te ajudar:

Se você quer aprender chinês pela internet, esses são alguns links que podem te ajudar:

Todas essas sugestões são ótimas e podem realmente fazer a diferença na hora de aprender uma língua nova. Mas é importante lembrar que todo o esforço depende de você. Seja curioso, procure livros na língua – começar com livros infantis ajuda bastante –, assista filmes, fale com as pessoas e pratique muito, todo o tempo que você puder. Sempre que possível, entre no seu universo, acesse o site de um jornal que usa a língua que você está estudando e tente entender algumas matérias, tente compreender tudo que puder sobre a língua e seu universo. As ferramentas são só um empurrãozinho para aprender, mas o aprendizado real só pode acontecer se você realmente quiser. :)

Esse post faz parte do #ProjetoCordoba, criado para nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos em até 50 dias. Para ler todos os posts com a tag e fazer parte do projeto, clique aqui!

Comentários