Vegetarianos na Espanha: guia de sobrevivência

Espanha e vegetarianos não são uma combinação fácil. Uma vez na terra das touradas, para comer em restaurantes que vendam comida local, você vai sofrer um pouquinho para encontrar opções vegetarianas. Tem lugares que são quase impossíveis para comer ou que não tenham exatamente o mesmo prato em todos os lugares. Foi passando por isso durante quase seis meses que eu resolvi escrever esse guia básico de sobrevivência para nós!

É claro que se você está em uma cidade grande, como Barcelona, Madrid, Valência ou Sevilla, você pode optar pelos restaurantes de outras milhares de culinárias, a minha maior salvação no período que vivemos em Barcelona. Só que, se você quer experimentar a culinária espanhola ou viver em cidades menores da Espanha, já decore esse guia básico para não acabar passando fome. E, olha, eu não sou nada fresca com ver ou sentir cheiro de carne, mas vegetarianos sofrem na Espanha, viu? Todo lugar que você vai tem um pouco (ou muito) do cheiro enjoativo do jamón, tem sempre uma perninha de porco pendurada em algum canto, existem lugares que eles não fazem a menor ideia do que é ser vegetariano e você precisa perguntar, detalhadamente, se o prato não tem peixe, frango, frutos do mar, carne de porco ou carne vermelha. E ainda torcer pra dar certo, porque as vezes não funciona nem assim. Vegetarianos na Espanha também sofrem.

Na dúvida, eu sempre peço para o meu testador oficial – o Fê , que não é vegetariano – experimentar o prato primeiro.

Antes da viagem, sugiro que você baixe um dicionário de Espanhol – Português, porque mesmo que você já saiba um pouco da língua (e que brasileiro não enrola um pouquinho no espanhol, né?), eles tem milhares de tipos de peixes ou frutos do mar que você nunca ouviu falar antes e, no fim, aquele nomezinho estranho na descrição do prato vai, sim, ser alguma das coisas que você não come. Para tirar a dúvida, uma checada rápida no celular já ajuda bastante.

Leia mais: A melhor forma de transferir dinheiro para a Espanha!

Algo importante: praticamente tudo na Espanha tem jamón ou algum peixe. Tudo. Pão com jamón, sanduíche só com jamón, arroz com jamón, risotto de queijo feito com caldo de peixe…é difícil encontrar até comida congelada que não tenha nenhum peixe ou jamón no meio da composição. Para compensar, praticamente tudo que um vegetariano come na Espanha vai ter batatas, porque eles adoram batatas, são baratas e vão com praticamente tudo. Se não tem jamón, tem batatas. Se não tem batatas, tem tomate. E muitas vezes os três ingredientes vêm juntos em um prato só.

Dica principal para a Espanha e para o mundo: pergunte se eles podem criar alguma opção vegetariana.
Essa pergunta é regra em qualquer país que você vá, caso não se interesse por nada no cardápio ou ele tenha poucas (ou nenhuma) opção para nós. Os garçons costumam ficar um pouco confusos e ir fazer essa pergunta na cozinha, e assim você descobre que com os mesmos ingredientes que eles possuem ali, podem criar um prato único pra você. A última vez que pedi isso em um restaurante que não tinha absolutamente nada vegetariano, nem saladas, eles fizeram um prato enorme de legumes grelhados com molho aioli que tava incrível!

Bom, mas vamos ao que interessa, né? Comida!

Pratos espanhóis que um vegetariano pode comer:

  • Tortilla de Patatas: é como um omelete feito de ovos com pedaços de batata. Se eles adicionarem alguma coisa extra a essa massa, o que é raro, estará especificado no cardápio. É gostoso, mas é bem sem graça para se comer todos os dias. Além de não ser nada saudável.
  • Pimientos: pimientos assados são outro clássico que você vai cansar de ver por aqui. Na maioria das vezes, pimentões vermelhos ou verdes, os pimientos padrón. São pedaços de pimentões feitos na chapa, e o sabor acaba ficando bem suave. Só preste atenção ao ver “pimientos rellenos”, que são pimentões recheados e as chances do recheio ser alguma coisa não vegetariana são enormes. Já os pimientos assados são gostosos para comer com pão. Aliás, falando em pão…

  • Patatas Bravas: já pode ir se acostumando: na maioria dos lugares que você for comer, essa será uma das poucas opções que você vai encontrar. O molho brava é picante, super saboroso, e se você der sorte também vem molho aioli, feito com gemas de ovo e alho. É um molho branquinho que eu adoro
  • Pão: a principal comida que você vai comer aqui na Espanha é pão. Não existe restaurante que não dê um pãozinho de entrada, e como nossos pratos nunca são muito completos, sempre acabo complementando a comida com alguns pedaços deles. Pão com tomate, caso você esteja na Catalunha, é outra opção que eu gostava bastante. Aproveita que o azeite daqui é quase sempre ótimo, pede um salzinho e manda ver. ;)

  • Gazpacho: sopa fria de tomates. Também pode ir pepino, alho e diferentes legumes e temperos. Às vezes vem com uma porção de jamón, mas o gazpacho costuma ser totalmente vegetariano. Em alguns poucos lugares, eles fazem gazpacho com caldo de peixe, então vale a pena perguntar se você não está muito confiante.
  • Salmorejo: esse prato é praticamente igual ao gazpacho, mas bem mais grosso, porque é batido com pão. Em muitos lugares no sul da Espanha eles fazem salmorejo de vários sabores diferentes, substituindo o tomate por outros ingredientes principais, como amêndoas, abacate e até pêssego. Uma coisa para estar sempre de olho: o salmorejo costuma vir com uma porção minúscula de jamón e ovo cozido ralado por cima. Se você está com alguém que pode comer aquele jamón, peça separado. Se você está sozinho ou só entre vegetarianos, peça sem essa porção de jamón e só com o ovo. É bem tranquilo deles separarem.

  • Acetunas: você vai encontrar azeitonas em tudo quanto é lugar. Não é comida de verdade, mas pelo menos engana a fome. Foi na Espanha que aprendemos realmente a comer elas, de todos os tamanhos e cores, como aperitivo mesmo, e hoje achamos uma delícia! Mas, como tudo na Espanha, várias podem ser rellenas, ou seja, recheadas, e provavelmente o recheio será de peixe. Se você ver alguma coisa dentro da azeitona que recebeu na mesa, vale perguntar o que é.
  • Tomates Aliñados: em alguns lugares, especialmente no sul da Espanha, você pode pedir uma porção de tomates aliñados. Basicamente, são tomates crus cortados em pedaços e com um molho por cima. Já comi tomates com molho de alho, com pastinha de azeites e com um pesto de manjericão que o restaurante prepara e que foi uma decisão maravilhosa. Mas, sim, como tudo na Espanha, existe a opção desse molho também ser com peixe, frutos do mar ou carne. É bom perguntar só para ter certeza.

  • Espinacas com Garbanzos: praticamente só encontrei esse prato na Catalunha, mas é meu favorito de todos os tempos e vivo repetindo em casa. Espinafre com grão de bico, piñoles e uvas passas. Eu amo!
  • Pisto: não comi e nem encontrei nenhuma vez, mas é válido citar. O pisto é um prato feito com vários legumes fritos e com um ovo, também frito, por cima. Quase como um rattatouile. Como era de se esperar, também tem opções com jamón, e na dúvida é melhor perguntar.

Dicionário básico para vegetarianos na Espanha:

Espanhol não é uma língua muito complicada para nós, e mesmo que você não fale quase nada, consegue se comunicar na Espanha. Force o sotaque, tente usar sinônimos que você não costuma falar e não tenha medo de falar algo errado. Se você aprender a perguntar se o prato é vegetariano ou não, já deve ser suficiente.

Ingredientes para procurar:

Garbanzos: Grão de Bico
Lentejas: Lentilhas
Judías: Feijão
Queso: Queijo
Patatas: Batatas
Acetunas: Azeitonas
Huevos: Ovos
Pimientos: pimentões
Espinacas: Espinafre

Para perguntar:

Tienes algo para vegetarianos?
Você possui algo para vegetarianos?
Este prato tienes pescado/jamón/pollo/frutos del mar? Porque soy vegetariana.
Esse prato tem peixe/presunto/frango/frutos do mar? Porque sou vegetariana.
Pueden hacer algo vegetariano que no esta en el menu?
Podem fazer alguma coisa vegetariana que não está no menu?

Me gustaria ______, pero sin jamón, si? Soy vegetariana.
Eu gostaria de ______, mas sem presunto, sim? Sou vegetariana.
Puedes hacer con jamón separado?
Pode fazer com o presunto separado?
Este plato es vegetariano?
Esse prato é vegetariano?
Puedes cambiar el jamón por huevo?
Pode trocar o presunto por ovo?

Para fugir:

Pollo: Frango
Pollastre: Peito de Frango
Pescado: Peixes
Calamar: Lula
Conejo: Coelho
Buey: Boi
Ternera: Vitela
Frutos do Mar: Frutos del Mar, Mariscos
Gambas: Camarão
Jamón (serrano e ibérico): Presunto de porco criado na serra e na região ibérica
Morcilla: Salsicha recheada de sangue e gordura do porco
Chorizo: Embutido com carne e gordura de porco

Comer na Espanha, especialmente em cidades menores ou pelo sul do país, é realmente bem complicado para vegetarianos. Se nada daqui der certo, quase sempre conseguimos recorrer a saída mais sem graça e óbvia, que todo mundo entende: pedir uma salada. Dificilmente eles não vão ter uma opção de salada e poderão te dar a opção de fazê-la sem nenhuma carne ou peixe.

Às vezes é o que dá pra fazer, né?

Vida de vegetariano nem sempre é fácil! Qual foi o lugar que você mais teve problemas para comer no mundo?

Comentários