5 restaurantes em Berlim que ganharam nossos corações

Uma das coisas que nos faz ter mais saudades de Berlim é a variedade de comidas boas que comíamos por lá. A cidade inteira é forrada de culinárias diferentes, quase sempre maravilhosas e com um bom preço. Em Berlim, a última coisa que você vai comer é comida alemã tradicional – só se for naqueles restaurantes turísticos que não tem nada a ver com o resto da cidade.

No lugar das salsichas e das batatas, você encontra um milhão de restaurantes turcos, indianos, mexicanos, asiáticos, italianos, russos, poloneses e de todos os cantos do mundo que você imaginar. Escolher restaurantes em Berlim é praticamente abrir um mapa do mundo e apontar um país qualquer – e aposto que vai estar delicioso.

No tempo que passamos por lá, conhecemos centenas de restaurantes incríveis, mas foram alguns deles que ganharam nossos corações e nos fizeram ir não uma, mas duas, cinco, dez vezes e ter vontade de ir de novo no dia seguinte. Tem alguns lugares que era simplesmente impossível de não querer voltar de novo e de novo e de novo e de novo!
Essa lista surgiu dessa paixão louca por cada um dos listados aqui e realmente valem a pena experimentar. <3

Burrito Baby

Pflügerstrasse 11 | Site | Foursquare

Esse restaurante só serve comida mexicana vegetariana. Você pode comer nachos, quesadillas ou dos seus burritos tradicionais, tudo com soja, feijão e muito queijo sem sentir falta nenhuma da carne na mistura. Só que o Burrito Baby tem esse nome por um motivo bem específico: ele é tão grande e pesado que parece um…bebê.

Leia também: Como transferir dinheiro para a Alemanha pagando pouco!

Mesmo que a gente seja apaixonado por nachos e outras coisinhas mexicanas, ali não dava pra pedir nada além do burrito monstro maravilhoso. Além de absurdamente gostoso, bem temperado e apimentado da forma que você escolher, ainda tem um preço ótimo e te faz a pessoa mais feliz do mundo.

Hamy

Hasenheide 10 | Foursquare

Não importa a temperatura ou o lugar que estamos no mundo: pelo menos uma vez por semana sentimos saudades do Hamy. Esse restaurante vietnamita ficava pertinho de casa e foi um dos lugares que a gente mais frequentou enquanto morava em Berlim. Mas também, com razão: a comida é muito, muito boa, super saudável, o preço é surreal de barato e os pratos ficam prontos super rápido, perfeito para comer antes de sair para algum bar. Quer dizer, só se você tiver ânimo depois, porque não existe uma definição melhor para o Hamy do que “comfort food”, também conhecida como “aquela comida que você come chorando de alegria e só quer deitar no sofá depois”. Essa foto, por exemplo, foi um dos dias que a gente resolveu comer em casa e nem se dar ao trabalho de levantar quando a comida acabasse.

O restaurante está quase sempre cheio e os garçons são frenéticos, então eu sugiro que você vá, aponte para um dos pratos que aparecem na lousa do restaurante e espere para ser surpreendido. Todos os pratos que a gente comia lá eram bons e todos podem ser feitos para vegetarianos, outra coisa comum e incrível de Berlim inteira.

Tin Tan

Chausseestrasse 124| FacebookFoursquare

Esse restaurante é o único da lista que nós só fomos uma vez, porque ele ficava do outro lado da cidade e a gente acabou conhecendo um pouco antes da nossa temporada berlinense acabar. Só que até hoje a gente lembra da comida incrível que comemos ali.

Sabe aquele mexicano sem frescura, com o ambiente bem decoradinho, comida incrível, super bem temperada e com carinha de que a cozinha tá trazendo as coisas lá no México mesmo? É essa taqueria. As massinhas dos tacos vêm quentinhas em um saquinho de pano, a guacamole é de comer chorando com os nachos e o orange pork também. Pode ir uma, duas, quinze vezes, porque assim que a gente estiver em Berlim de novo, vamos compensar o tempo perdido.

Ban Ban Kitchen

Hermannstrasse 205| FacebookFoursquare

O Ban Ban Kitchen está mais para um food truck do que para um restaurante, porque ele fica dentro de um container pequenininho em Neukölln. E tem tudo a ver mesmo, porque eles servem comida de rua coreana! Quando o tempo permite, eles colocam alguns banquinhos na parte de fora e você pode comer por ali.

Seu menu, assim como seu espaço, é pequeno: você pode pedir hamburger, bibimbap, tacos ou batatas fritas, tudo com um toque coreano feito do jeitinho deles naquela cozinha minúscula que você enxerga logo atrás do balcão. Dentre as opções, dá para escolher de frango, carne ou soja e ser feliz. Já comemos todos os pratos e todos são incríveis, mas o bibimbap é o meu favorito.

Sahara

Reuterstrasse 56 | Foursquare

Na época que chegamos em Berlim, estávamos com alguns amigos morando na cidade e todo mundo considerava o Sahara quase uma entidade. Comida sudanesa (sim!) super barata, bem preparada e com um molho de amendoim incrível que a gente nunca tinha provado igual. E nós criamos a pequena tradição de levar todo mundo que chegava para nos visitar na cidade até lá experimentar o tipo de comida que a gente nunca imagina comer – até experimentar e amar.

O restaurante é pequeno e não serve bebidas alcoólicas, mas tem mesas na parte externa e interna, os pratos ficam prontos rapidinho e você pode comprar um Club Mate pra acompanhar – ou atravessar a rua e comprar uma cerveja na Spätkauf.

Além desses cinco restaurantes maravilhosos para comer em Berlim, também temos um monte de outras dicas de bares, lugares para comer e para visitar na cidade, e é por isso que finalmente estamos criando um guia super completo com tudo que a gente mais amou no nosso período alemão (e dizem que essa lista vai crescer em breve. OPS!). Aguardem, porque será maravilhoso.

E você aí que já foi pra Berlim? Conheceu algum desses? Tem alguma sugestão de lugar legal pra comer por lá que a gente PRECISA conhecer? Conta aqui embaixo!

*como as comidas eram gostosas, a gente esquecia de tirar foto. OPS! Aqui vão os créditos: Burrito Baby (Still in Berlin), Ban Ban Kitchen (Facebook deles) e Sahara (Hungry Young Men)

Comentários