O melhor motivo pra passar o Natal em Berlim

Durante todo o ano Berlim é uma cidade charmosa. Mas é nessa época de frio, em que nem todos se arriscam a vir para cá, que ela fica realmente linda. A cidade toda faz jus ao país onde está e fica muito enfeitada, com um toque sempre tradicional. Árvores de Natal, iluminações nas árvores, todas aquelas coisas que nós vemos em filmes da rena Rudolph. Mas se tem uma coisa que faz daqui – e toda a Alemanha! – ser um lugar incrível para conhecer nessa época, são os Mercados de Natal de Berlim.

Os Mercados de Natal são uma tradição alemã que vem desde, mais ou menos, o século 14: nas semanas do ~advento~, que são quatro domingos antes do Natal, começam a brotar os mercados. Luzinhas, barracas de decoração e presentes, brinquedos para as crianças – de roda-gigante a chapéu mexicano –, muita comida e bebida. É uma época que até Berlim, com seus mais de 70 mercados, fica com uma carinha de interior alemão. Em alguns lugares tem até pistas de patinação no gelo!

Leia também: Como transferir dinheiro para a Alemanha pagando pouco!

Motivos pra ficar gordinho pra ceia é que não faltam. Raclete, fondue, Bratwurst, Lebkuchen – aqueles biscoitinhos de gengibre do Schrek, que aqui tem formato de coração – e, é lógico, o nosso amado Glühwein! Melhor coisa do mundo é passar frio na rua tomando um Glühwein quentinho. Ele não tem segredo: o negócio é quase um vinho quente ou quentão – ainda bem, porque a gente adora!

Uma coisa engraçada desses mercados de Natal é que eles lembram muito as nossas Festas Juninas. Friozinho, feirinhas para comprar bugigangas, brinquedos, adultos comendo e se embebedando… dá até uma saudadezinha daquelas festas na escola! Aqui o clima é bem por aí também. Todo mundo teve que encontrar uma forma de aproveitar o frio, né?

Pra vocês verem como tudo aqui fica uma lindeza nessa época do ano, separamos quatro dos mercados de Natal de Berlim que visitamos e valem muito a pena de conhecer, se você tá de passagem congelante por aqui. Esses são alguns dos mais famosos da cidade, super bem “montados”, o que é bem legal pra ter um choque de realidade e curtir as coisas tradicionais sem ter medo de ser feliz!

lá pela Rotes Rathaus e a Alexanderplatz

Esse é um dos mais antigos dos Mercados de Natal em Berlim. Por ficar entre a Rotes Rathaus (a prefeitura) e a Alexanderplatz, dois lugares que você com certeza vai passar por aqui, definitivamente ele estará pelo meio da sua rota. Esse é um dos mercados enormes, com pista de patinação, roda gigante e tudo que eles inventam todo ano por ali!

 

no palácio de Charlottenburg

Olha, carece de fontes, mas acho que esse é dos maiores mercados de Natal de Berlim. Tem barraquinha que não acaba mais, tudo nas portas do palácio de Charlottenburg. Eles dizem que essa tradição de ter o mercadinho nesse mesmo lugar existe há mais de 300 anos, então eles devem saber o que estão fazendo.

Mas o que deixa esse mercado um dos mais legais que a gente já foi são as luzes. O palácio todo fica iluminado com uns video mappings, as barracas são super bem estruturadas e iluminadas, a decoração dele todo é super bonita e fica uma cara muito legal! Quando nós fomos, tinham várias barraquinhas de comidas húngaras – que nos apresentou aos deliciosos lángos, um pão frito com queijo. Mas tem vários outros tipos de comidas e brinquedos infinitos para crianças.

 

na Kulturbrauerei

A Kulturbrauerei já é um lugar legal por natureza: uma cervejaria do século XIX transformada em um espaço cultural, com baladas, cinema, teatro, espaço de shows e vários eventos o ano todo. Foi lá que passamos um super Halloween ano passado. O mercado de Natal de lá é escandinavo, inspirado nos mercadinhos de Natal de quem sabe lidar ainda melhor com o frio que os alemães. Por isso mesmo que ali, ao invés do glühwein, você toma o gløgg, que tem mais gengibre e normalmente já tem algum álcool extra – mas existem até as versões alcohol free!

 

no Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt é uma praça linda que já mostramos aqui em uma visita que fizemos com a Lisinha. Os prédios ao seu redor são lindos, com o Deutsche Dom, a Konzerthaus e a Friedrichstadtkirche, e a iluminação a noite fica linda especialmente nessa época do ano.

Esse mercadinho é legal porque é cheio de coisas feitas à mão, com gente que vem do mundo todo para expor ali. Tem desde origami, passando por papelaria, objetos de madeira (que você mesmo pode fazer junto com o artesão! 😮 ) e tudo que você pode imaginar. Pena que é tudo caro!

Talvez você veja uma fila pequenininha na entrada, e isso é porque eles cobram 1 euro de entrada – ele é o único mercado que fomos que cobra para entrar. Ainda assim, mais de 600 mil pessoas passam por ele todos os anos. Louco, né?

É lá que você vai poder beber chocolate branco quente, maçã do amor (juro!) e o paraíso dos queijos incríveis. Além de apresentações, shows natalinos e essas coisas todas. Esse aqui é um dos mais completinhos! Uma dica das boas é ir passeando pelos corredores e experimentando um pedacinho de tudo que eles deixam vc petiscar até escolher o que comer – porque, sério, é muita coisa e tudo parece maravilhoso.

 

Berlim é um lugar bem gelado em Dezembro, mas os Mercados de Natal deixam tudo mais quentinho! Essas dicas ficam mais ali no centro de tudo que você vai visitar quando turistar por Berlim, mas também vale muito a pena se aventurar nos menores e mais escondidinhos pela cidade.

Pra acompanhar nossas andanças por Berlim, segue a gente lá no Instagram: Debbie e .
Espero que vocês gostem tanto desse rolê festas comemorativas quanto a gente e Frohe Weihnachten pra cêis tudo!

Tags from the story
, ,

Comentários