Como encontrar um hotel pet friendly para viajar com cachorro?

Desde que comecei a viajar com meus dois bichinhos, há mais de 3 anos, encontrar um hotel que aceite cachorros sempre foi um dos maiores desafios. Muitos lugares não aceitam animais por regras do condomínio, por causa dos vizinhos, por terem uma experiência prévia ruim com animais ou simplesmente porque nunca pararam para pensar que sim, existem viajantes que levam seus animais de estimação para qualquer lugar.

Hoje em dia, sempre que decido viajar levando a Lisa e o Luca, assim que termino de pesquisar sobre o transporte deles – e atualizo meu ebook com tudo que aprendi viajando de avião com eles! – já vou em busca da nossa próxima casa. Assim como qualquer hospedagem, encontrar um hotel pet friendly é sempre mais fácil com antecedência, assim você consegue  opções mais legais pelos melhores preços.

Veja também: Como viajar com animais de avião – um guia completo

 

Como encontrar um hotel pet friendly?

Uma das minhas melhores descobertas nessa vida de estar sempre viajando com cachorros foi o filtro “aceita animais de estimação” que existe dentro do Booking, do Airbnb e até do Hostelworld, três sites que eu uso o tempo todo para encontrar hospedagem. Sim, já ficamos em um quarto privado em um hostel com os cachorros! Às vezes essa marcação está escondida dentro das várias opções de personalização de busca, mas ela salva a minha vida e resolve quase todos os problemas quando estou procurando hospedagem.

Esse post está atualizadíssimo no nosso site Viajar com Animais – contando TUDO sobre viagens com pets. Vem ver!

Booking

No Booking você precisa fazer a busca geral primeiro, colocando suas datas e a cidade. Quando aparecerem os resultados, no menu do lado esquerdo você pode buscar por “aceita animais de estimação”, dentro da aba “Comodidades“. Quando o hotel autoriza animais e seu filtro está ativo, uma mensagem mais ou menos assim aparece:

Dentro da página de cada hotel também é possível ver se eles aceitam animais procurando por essa seção aqui:

Se esse filtro não aparecer, infelizmente nenhuma das propriedades disponíveis no site aceita animais. Hora de tentar o próximo site!

 

Airbnb

No Airbnb você também precisa fazer a busca geral primeiro, adicionando suas datas e o local que quer visitar. Quando aparecerem os resultados, no topo do site, ao lado direito, você pode ver “Mais Filtros” e, dentro de “Regras da Casa“, você encontra a opção “Permitido Animais“.

Normalmente, para garantir que não teremos problemas, eu também busco hospedagens que sejam uma casa inteira para nós, e não só um quarto privado, e ali nos filtros você consegue fazer essa separação. Outra coisa importante é ficar de olho na descrição do apartamento, porque às vezes eles falam sobre a hospedagem de animais – seja estipulando algumas regras (como o tamanho do animal) ou apenas comentando alguma informação relevante.

Mesmo com a opção de “Permitido animais” desativada, às vezes eu também me arrisco com algumas hospedagens que visualmente parecem que aceitem animais, mesmo que não tenha informações na descrição, e mando uma mensagem para o anfitrião.

Um exemplo prático: quando estávamos procurando hospedagem em Berlim, não estava encontrando muitas opções com a marcação “Permitido Animais”, então começamos a mandar mensagem para as hospedagens que nos interessamos contando a nossa história e falando como a Lisa e o Luca são educados e não fazem nada dentro de casa. Foi assim nós conseguimos nossa casa onde vivemos até hoje, mesmo que ela não tivesse esse filtro ativo. 😃

Leia também: O que mudou desde que adestrei meus cachorros?

Nesse caso do Airbnb é ainda mais importante ser uma pessoa simpática e falar a real para o anfitrião, explicar a sua situação e contar brevemente sua história. Se seu animal de estimação está acostumado a ficar sozinho, se já viajou sozinho, se não faz xixi e cocô dentro de casa, tudo isso é relevante para o responsável pelo apartamento ou casa. Seja humano e simpático. :)

 

Hostelworld

No Hostelworld, uma plataforma focada em hostels, você também consegue encontrar opções pet friendly! Só fique de olho para colocar sempre a opção de quarto privado, para garantir que você não vai ficar em um quarto compartilhado com seu bichinho – se é que algum hostel aceita esse tipo de coisa.

Dentro da plataforma, primeiro faça a seleção da cidade e datas que você está buscando hospedagem. Quando os resultados aparecerem, clique no botão “Filtro” > “Instalações” > “Mostrar Mais” > “Aceitam-se animais de estimação”. Não esqueça de ficar de olho nos preços para quartos privados e não dormitórios compartilhados.

 

Existe alguma taxa diferente para se hospedar com animais?

Alguns hotéis são tão bacanas com animais que colocam potinho de água e comida no quarto e até um cobertorzinho. A maioria simplesmente cobra uma taxa extra, por segurança, para você poder se hospedar com os cachorros lá dentro, mas já tive que pagar um “cheque caução” como precaução, que me devolveram quando estava fazendo checkout – e, em alguns casos mais raros, alguns hotéis fazem você assinar um termo se responsabilizando por qualquer coisa que o cachorro possa destruir dentro do quarto. São normas que vão de acordo com cada hospedagem.

 

A definição “hotel pet friendly” dos sites é realmente confiável?

Sempre que eu faço uma reserva, costumo mencionar os cachorros logo no primeiro contato com a propriedade – assim evito qualquer inconveniente deles não aceitarem animais de última hora. Em alguns sites essa comunicação acaba sendo meio complicada, mas eu tento mandar uma mensagem avisando com antecedência desde sempre.

Leia também: Qual a melhor opção para transferir dinheiro para a Austrália?

Está inseguro de fazer uma reserva e de última hora descobrir que eles não aceitam animais? Quando fico em dúvida se o registro do hotel está realmente correto em algum dos sites, eu pego o nome da propriedade, encontro o telefone e ligo para eles só para ter certeza – sempre aproveito e já pergunto o preço também, já que posso receber algum desconto caso faça a reserva já com o hotel. Se você estiver tentando uma hospedagem no Airbnb, mande uma mensagem para o anfitrião antes de fazer a reserva e já fale do seu bichinho também – mesmo que a reserva seja uma daquelas instantâneas. É bem importante! 😃

 

O que eu pesquiso antes de reservar um hotel pet friendly

Sempre que vou passar mais do que poucos dias em uma cidade, antes de reservar um hotel ou hospedagem pet friendly, costumo olhar a região no Google Maps e ver como são os arredores. Tem algum jardim por perto? Algum parque? A rua tem calçada? O lugar que o hotel está localizado é bacana para andar a pé ou tem algum jardim interno que eu possa sair com os cachorros? Tem algum espaço seguro que eu possa soltar os cachorros? Eu consigo correr com eles pela região?

Claro, essas coisas não são fatores decisivos quando você está desesperado procurando qualquer hospedagem decente que aceite seus cachorros, mas é o tipo de coisa que eu gosto de priorizar quando estou em dúvida de onde ficar. Quando morei em Bangkok, por exemplo, acabamos ficando em uma região um pouco mais isolada das partes legais da cidade porque o prédio do apartamento que selecionamos tinha um jardim bem legal e logo atrás dele tinha o campus de uma universidade, o que fez os passeios dos cães serem mil vezes mais legais durante as duas semanas que ficamos por lá.

É claro que tem vezes que eu não consigo encontrar lugares tão legais para os cachorros e precisamos improvisar, como na semana que moramos no quarto de um hostel em Chiang Mai, no norte da Tailândia, e acabei passeando com eles dentro de um estacionamento logo na frente porque era a parte mais fechadinha e espaçosa que encontrei na região. É ideal? Claro que não. Mas nem sempre as coisas funcionam totalmente como nós esperamos – e tá tudo bem.

 

Encontrar um hotel pet friendly para se hospedar com seu cachorro pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas é uma delícia acordar em uma daquelas camas fofinhas de hotel, cheia de travesseiros, olhar para o lado e ver seu bichinho dormindo tranquilo e seguro bem do seu lado. ❤️

Tem alguma dica extra para encontrar um hotel pet friendly para viajar com cachorros? Deixa aqui nos comentários! 😃

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *