5 bebidas para experimentar em Barcelona

Não é sempre que a gente vive em um lugar tão cheio de tradições quanto Barcelona. Nem só pela cidade em si, com suas milhares de bandeiras da Catalunha, mas a Espanha inteira é um grande embolado de tradições super antigas que continuam vivas até hoje – por um dedinho turístico, é claro, mas também porque eles adoram. Seja pra turista ver ou não, algumas bebidas que conhecemos na cidade tem toda uma históra a parte que nos deixaram super curiosos!

Nos quatro meses que moramos em Barcelona, conseguimos experimentar (e virar super fãs!) de algumas bebidas bem tradicionais. Quando algum amigo brasileiro ia pra lá, virou até tradicional leva-los para conhecer cada uma delas. E, se você está com viagem marcada para lá, nada mais justo que te apresentar essas cinco bebidas para beber em Barcelona – nem que seja só para experimentar!

Vermouth


A primeira vez que bebemos vermouth foi no tour gastronômico que fizemos por Gràcia. De início, é uma bebida que tem um leve gosto de…remédio. Mas melhora depois do primeiro gole. Juro. Vermouth era bem famoso em Barcelona vários anos atrás. Antes de ir para casa almoçar, as pessoas paravam nos bares do bairro para conversar com os vizinhos e beber um vermouth – já que o almoço deles normalmente é lá pelas 14h. Esse costume acabou diminuindo muito, mas os hipsters – sempre eles! – resolveram reviver essa bebida nos últimos anos, e agora vermouth voltou a ser bem popular. Muitos bares em Barcelona costumam ter seu próprio barril e nossa indicação é beber vermouth com alguma coisa ~avinagrada~, mesmo que você não goste muito de vinagre (a gente não gosta). Lá eles costumam servir com boquerones no vinagre, um tipo de peixe, mas a Debbie sempre pede alcachofras com vinagre e fica ótimo também.

Sangria


Sangria a gente já tá cansado de saber o que é – e amar muito. Vinho, suco, pedaços de frutas e algum licor, ou alguma das milhares de variações dessa receita. É refrescante, é docinho e é delicioso. A única diferença que notamos das sangrias que bebíamos no Brasil e as que bebemos na Espanha é que nós acabamos colocando BEM MAIS frutas do que eles. Normalmente você encontra só uns dois ou três tipos de frutas por aqui: maçã, laranja e, se houver, alguma terceira, ela varia com a receita.

Leche de Pantera

Em alguns bares perto da nossa casa em Barcelona, no Gótico, nós sempre víamos umas plaquinhas super animadas ” Tenemos Leche de Pantera!”. Sem entender nada, um dia entramos em um desses bares e perguntamos do que era feito o tal do Leite de Pantera. “Amor, cariño y ternura en botella”, o cara do bar respondeu. Rimos. Perguntamos de novo. E ele não queria falar de jeito nenhum. Aí pedimos mesmo assim. Amor e carinho não dá pra ser ruim, né?

Leia mais: A melhor forma de transferir dinheiro para a Espanha!

No fim, leite de pantera é uma bebida que era super típica nos anos 70 por aqui, misturando leite e algum licor – mas também pode ser feito com leite condensado, tipo a nossa batida. E meio que é igualzinho a uma batida que a gente faz no Brasil mesmo. Esse licor pode ter diferentes sabores, e aí eles até variam nas opções do leche. O leche de pantera rosa, que é o que tomávamos, é com algo de morango. Acho. É gostoso, docinho e fraquinho. Vale a pena experimentar uma vez.

Cava


Cava é a versão espanhola do champagne
– porque champagne, de verdade, só pode ser chamado assim se for feito na região de Champagne, na França –, feito com uvas diferentes que são criadas pela região. O sabor da cava é um pouco mais suave que o do champagne e é extremamente refrescante. Particularmente, nós gostamos bem mais da cava do que do champagne, e eles sempre são servidos nessas taças baixas e gordinhas. É uma delícia de beber no verão e tem vários bares que vendem sua cava própria, tipo o Xampanyet.

Sidra

A sidra já é mais ou menos comum, né? É uma bebida fermentada feita de maçã e tal. Aqui na Espanha eles costumam servir a sidra natural, não gaseificada. Mas a parte mais bacana é a forma tradicional de como você bebe essa sidra. Força aí a imaginação:

Tem um balde enorme de madeira no chão do bar. Você levanta da sua mesa, pega a garrafa de sidra, abre, vai até o balde e coloca o copo pra baixo e a sidra lá em cima, segurando cada um com uma mão. Aí você despeja a sidra no copo assim, de longe mesmo, pra ela oxigenar, “quebrar” quando cair no copo – e cair metade no balde porque eu aposto que você é tão vesgo quanto nós. Aí você pode beber o que está no copo. É meio trabalhoso, mas é divertido fazer o ~ritual todo~ pelo menos uma vez.

Bônus: Moritz

Cerveja catalã fabricada em Barcelona e que você pode comprar em qualquer mercadinho. A Moritz é bem gostosa, a embalagem é linda, você pode conhecer a Fabrica Moritz que é uma delícia e a gente tinha essa foto maravilhosa com a Lisinha de fundo pra colocar aqui pra animar seu dia. Hahaha <3

 Alguém aí ja experimentou alguma dessas bebidas em Barcelona? Nossas favoritas, depois da Moritz, são a cava e o vermouth!

Tags from the story
, , , , , ,

Comentários