Quatro bares típicos para ir em Barcelona

Morando em um bairro tão antigo, nós tivemos a oportunidade de conhecer vários bares típicos em Barcelona e nem sempre muito explorados pelos turistas. Na verdade, quase tudo em Barcelona é uma grande mistura de locais com turistas, então o que mais nos atraia nesses lugares era sua autenticidade – ou tentativa de se manterem autênticos mesmo depois de tantos anos numa cidade turística –, seja vendendo bebidas tradicionais, atendimento bacana e sem frescura ou comida típica sem preços ridículos.

É claro que, como nós estávamos morando no Gótico, são lugares que invariavelmente terão turistas, porque todo turista passa por aquelas ruas. O negócio mesmo é enxergar as nuances de cada bar e sacar como, mesmo na muvuca do turismo louco da cidade, eles conseguem se manter com o esqueminha de antigamente.

Leia mais: A melhor forma de transferir dinheiro para a Espanha!

Esses eram nossos lugares favoritos para fazer amizade com o garçom, conhecer gente de vários lugares e experimentar todas aquelas bebidas típicas da cidade que falamos nesse post aqui. Um brinde a todas as noites que passamos em Barcelona aproveitando qualquer um desses bares – e as noites que você vai passar também! <3

 

Tasca El Corral

O Tasca El Corral ficava nem 5 minutos a pé da nossa casa e foi um dos bares que mais frequentamos em Barcelona. Com um monte de jamons pendurados, paredes com fotos contando sua história, todas as bebidas típicas da cidade disponíveis ali e um atendimento super tranquilo, a gente sempre começava nossa noite por aí.

Teve uma noite que fizemos o combo de bebidas catalãs, fizemos amizade com absolutamente todo mundo que entrou no bar e depois ainda saímos com o Stefan, um dos garçons do El Corral, para outro bar com ele e vários amigos dele. Aliás, se for lá, fala que foi o Felipe e a Debora, os brasileiros, que indicaram ali e manda um abraço pro Stefan e pro Po. :)

Sempre pedíamos o pan con tomate deles e uma das coisas mais gostosas que o Fê comeu ali foi o Chorizo al Diablo, que eles trazem e tacam fogo no prato na sua mesa. Os pratos aqui são simples, a maioria com bastante carne, mas você consegue caçar algumas opções vegetarianas seguindo nosso guia de sobrevivência de vegetarianos na Espanha.

De todos os bares dessa lista, esse é o que é menos cheio de turistas e o que sempre levámos nossos amigos por parecer tão autêntico a ponto de ser quase um choque cultural. E já que está lá, aproveita para pedir uma garrafa de sidra e falar para o Stefan te ensinar como se bebe aquilo do jeito certo.

Foursquare

Xampanyet

pequenos-monstros-bares-tipicos-barcelona-5-xampanyet

A Xampanyet é um daqueles lugares tem-que-ir de Barcelona, mesmo que seja só uma vez. Muitos guias da cidade já cansaram de falar sobre o lugar e hoje ele enche de locais e turistas, mas toda a experiência de um bar tradicional, com comidas locais e a sua própria cava continuam. Se você não sabe o que é cava, clica aqui para ler sobre 5 bebidas famosas em Barcelona!

Nossa sugestão é pedir a garrafa de cava, que custa 9 euros, e ir experimentando aleatoriamente cada uma das tapas que eles vendem – não são muitas, então não é tão difícil assim. A favorita do Fê era a lula (calamares) com pesto. Para vegetarianos, você pode pedir as alcachofras, o pão com tomate e os queijos, mas são poucas opções. Aliás, você já viu nosso guia de sobrevivência de vegetarianos na Espanha? Vale a ajuda! Se quiser tentar algo diferente, peça pelos caracoles – sim! caracóis! –, o Fê pediu algumas vezes com uns amigos para experimentar e vale a experiência de comer algo que não é comum em todo lugar.

Foursquare

Can Paixano

O Can Paixano é quase uma versão low cost da Xampanyet, com cava própria ainda mais barata (e tem até cava rosé!) e sem mesas para sentar, só com os balcões para se apoiar dentre os barris de produção das bebidas. É tão cheio quanto a Xampanyet, mas fecha umas 22h30, um dos motivos de só termos ido lá uma vez.

São bem poucas opções de comida, incluindo alguns sanduíches, porque o forte deles mesmo é a maravilhosa garrafa de cava a 6 euros. Mas, atenção: a garrafa eles só vendem de tarde. O sol se põe e eles só vendem por taça, o que acaba deixando mais carinho – mas ainda bem em conta.

Foursquare

La Plata

pequenos-monstros-bares-tipicos-barcelona-14-la-plata

Esse bar é uma entidade em Barcelona. E o negócio aqui é viver na base do minimalismo. Um cubículo extremamente simples, com umas 5 mesas lá dentro que só vende quatro tipos de tapas: boquerones fritos, pan con tomate, botifarra e salada. De bebida, você pode beber o vinho da casa (branco ou tinto), o vermut casero ou, lógico, cerveja. E só. Mesmo assim, sempre fica cheio de locais, então vale muito a pena ir.

Ele fica na frente da Tasca El Corral, o primeiro da lista, então já dá pra fazer uma parada nos dois no mesmo dia. Fácil, fácil.

Foursquare

Bônus: Els Quatre Gats

pequenos-monstros-bares-tipicos-barcelona-17-4-gats pequenos-monstros-bares-tipicos-barcelona-18-4-gats pequenos-monstros-bares-tipicos-barcelona-24-4-gats pequenos-monstros-bares-tipicos-barcelona-25-4-gats

Ok, estamos roubando um pouco na ideia aqui, mas o Quatre Gats é um café/bar/restaurante que é super clássico na cidade. É lugar super turístico graças a Picasso, que era frequentador apaixonado dali e até fez sua primeira exposição no original, antiquíssimo Els Quatre Gats. Outros famosos espanhóis também frequentavam o local, que na época era super exótico e tinha uma “vibe” bem diferente, única naquela época. E foi isso que o tornou uma escolha super típica da cidade.

Infelizmente, o Quatre Gats original fechou, e depois de muitos anos, em 1989, esse aqui reabriu no mesmo lugar. Não é tão legal quanto seria se fosse realmente o antigo, mas eles fizeram um puta trabalho legal de manter as origens e vale muito a visita. Achamos que o preço seria um absurdo, então fomos até lá na hora do café da manhã só para comer uma coisinha e conhecer o lugar (que é lindo!) e eles tem opções para o café que até valem a pena.

Foursquare

Tags from the story
, , , , , ,

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *