La Vineria de Gualterio Bolivar

Toda vez que me perguntam dicas de Buenos Aires, além de mandar esse post, dou grande destaque a um dos melhores restaurantes que já fui na vida: La Vineria de Gualterio Bolivar.

O restaurante de cozinha molecular tem poucas mesas e passa despercebido pela rua. O chef, Alejandro Digilio, serve um menu degustação de 16 pratos, podendo ser harmonizados com vinho ou não. Os pratos são porções pequenas, que são entradas, pratos principais e sobremesas, e que mudam a cada mais ou menos 6 meses. A comida é tão incrível que dá vontade de voltar todo semestre para lá e experimentar de novo!

vineria-de-gualterio-bolivar-pequenos-monstros

Quando fizemos nossa reserva por email alguns dias antes de conhecermos o lugar, esquecemos de um pequeno detalhe: avisar que eu sou vegetariana. Faltando uma hora para o jantar e já imaginando que teríamos nossa reserva cancelada, ligamos lá e disseram que não tinha problema nenhum, que seria um prazer nos receberem.
No restaurante, fomos avisados que teriam um pequeno atraso para o início do jantar, porque o chef estava fora, mas já ia chegar. Passados 15 minutos, chega ele com cinco sacolas de supermercado na mão, dá um sorriso e nos avisa “Agora sim podemos começar!”. Na hora, não acreditamos. O próprio chef do restaurante saiu para o supermercado, durante a noite, para comprar ingredientes e fazer um menu vegetariano!

vineria-de-gualterio-bolivar-pequenos-monstros2

Os pratos foram servidos pelo próprio dono. A cada prato, uma história de como ele criou, qual a forma de comer (desde “vá da direita para a esquerda” a “cheire isso antes de experimentar o prato, mas não coma de jeito nenhum!”) e quais os ingredientes utilizados, o que deixou toda a experiência ainda mais sensacional. Outra coisa incrível é que o chef nos contou que montou um menu vegetariano com o que encontrou de fresco aquela hora da noite, então eu comi um jantar exclusivo criado por ele!

vineria-de-gualterio-bolivar-pequenos-monstros1

A comida é daquele tipo que você não sabe o que esperar. Tem espumas, temperaturas, emulsões, ares, sucos e cremes que você nem imagina como são feitos, mas estão ali , sendo criados na sua frente. E é disso que se dá toda a mágica.

Hoje, o menu degustação custa 300 pesos, sem contar as bebidas. Nós pedimos com degustação de vinho também. Recomendadíssimo!

Fotos: Buenos Aires for 91 Days

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *