Morar fora:
passo a passo para mudar de país

Morar fora do Brasil não é um processo simples. Além das complicações com cultura, trabalho e saudades, os preparativos para passar uma temporada (ou várias) fora do seu país são vários. Como mudamos com nossos cachorros, o processo foi um pouquinho mais complicado, mas decidimos criar um passo a passo para mudar de país sem precisar quebrar a cabeça pensando em todo o processo sozinho. Para quem está pensando em morar fora do Brasil e levar seu bichinho, indicamos muito o nosso livro sobre o tema – é só clicar aqui para conhecer.

Atualizado pela última vez em: Abril de 2016

Esse guia sobre morar fora do Brasil serve tanto para quem vai passar uma temporada fora do Brasil viajando por aí, como para quem quer ir direto morar em outro lugar. Um, dois, três e…já:

[columns_row width=”third”]
[column]

[su_button url=”#escolha” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]A Escolha[/su_button]

[su_button url=”#documentacao” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Documentação[/su_button]

[su_button url=”#hospedagem” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Hospedagem[/su_button]

[/column]

[column]

[su_button url=”#gastos” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Gastos[/su_button]

[su_button url=”#dinheiro” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Conseguindo dinheiro[/su_button]

[su_button url=”#precaucoes” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Precauções[/su_button]

[/column]
[column]

[su_button url=”#mudanca” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]A Mudança[/su_button]

[su_button url=”#extras” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Extras[/su_button]

[su_button url=”#checklist” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Checklist[/su_button]

[/column]
[/columns_row]

[su_note note_color=”#28b6bb” text_color=”#ffffff”]Clique aqui para acessar o nosso post com 11 dicas para quem quer morar em outro país.[/su_note]

[title subtitle=”Por onde eu quero morar ou viajar?”]A Escolha[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_escolha

Acho que esse é meio óbvio, né? Tanto faz se você vai passar um ano viajando o mundo ou se pretende morar um ano em Madrid, a cidade (ou os lugares que você quer passar) é provavelmente algo que você já tem na cabeça. Procure por blogs de brasileiros e outros expats que moram no local ou passaram por lá, estude um pouco da cultura do lugar, leia sobre os bairros e hábitos de quem vive lá. Talvez você queira sair de São Paulo para fugir do trânsito e do stress de uma cidade grande, por exemplo, então acabar em outra capital cheia de gente irritada não vai resolver. Parece meio óbvio, mas é bom lembrar disso para não frustrar suas expectativas.

[title subtitle=”O que eu preciso para morar lá?”]Documentação[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_documentacao

Destino definido, entre no site do consulado do país no Brasil (e no que mais for necessário) para saber a documentação que precisa para entrar e passar o período que pretende ali. Alguns pedem um seguro de saúde com valor X, outros pedem um visto específico, um comprovante de que você pode se sustentar, vacinas, passagem de volta já comprada etc.

Cada país tem sua regulamentação, e isso pode mudar o valor de sua viagem drasticamente. Aqui, os gastos dependem também da sua documentação. Se você tem passaporte europeu, como nós dois, é mais simples morar na Europa ou viajar para os EUA. Se você quer estudar inglês em Nova York e não tem cidadania americana, você tem que comprar o curso para tirar o visto de estudante. E por aí vai.

Se você quer mudar do país com cachorro ou gato, nosso guia completo sobre isso vai te ajudar no processo inteirinho.

Aliás, uma dica sobre dupla cidadania: se você tem como tirar, tire. E tire o quanto antes. Se você tem algum avô/avó português – o que foi o nosso caso –, por exemplo, é só seu pai/mãe tirar a dupla cidadania com alguns documentos simples e você tirar por ele(a) sendo filho de português. A dupla cidadania portuguesa foi rápida e barata, e não é muita gente que vai atrás dela. A italiana, mais comum em São Paulo, é bem mais complicada, cara e demorada. A Debbie tem pai nascido na Itália e mesmo assim acabou optando pela portuguesa.

É impossível (e nem sabemos) detalhar o passo a passo para morar em vários países pelo mundo, mas, para facilitar, pesquisamos alguns links úteis para quem quer ir morar em alguns destinos:

[su_tabs active=”1″ vertical=”yes”]

[su_tab title=”Morar na Alemanha“]

Se você está pensando em morar em Berlim, ou em qualquer outro lugar da Alemanha:

[su_list icon=”icon: link” icon_color=”#28b6bb”]

[/su_list] [/su_tab]

[su_tab title=”Morar na Irlanda“]

Se você está pensando em morar em Dublin, ou em qualquer outro lugar da Irlanda:

[su_list icon=”icon: link” icon_color=”#28b6bb”]

[/su_list] [/su_tab]

[su_tab title=”Morar no Reino Unido“]

Se você está pensando em morar em Londres, ou em qualquer outro lugar da Inglaterra ou do Reino Unido:

[su_list icon=”icon: link” icon_color=”#28b6bb”]

[/su_list] [/su_tab]

 

[su_tab title=”Morar nos Estados Unidos“]

Se você quer saber como morar em Nova York, Los Angeles, Boston, ou em qualquer outro lugar dos Estados Unidos:

[su_list icon=”icon: link” icon_color=”#28b6bb”]

[/su_list] [/su_tab]

[su_tab title=”Morar na Austrália“]

Se você está pensando em morar em Sydney, ou em qualquer outro lugar da Austrália:

[su_list icon=”icon: link” icon_color=”#28b6bb”]

[/su_list] [/su_tab]

[su_tab title=”Morar no Canadá“]

Se você está pensando em morar em Vancouver, Montreal, ou em qualquer outro lugar do Canadá:

[su_list icon=”icon: link” icon_color=”#28b6bb”]

[/su_list] [/su_tab]

[/su_tabs]

[title subtitle=”Onde morar?”]Hospedagem[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_hospedagem

Primeiramente, você precisa saber se vai ficar em casa de estudantes, hostel, hotel, fazer couchsurfing, alugar por temporada ou direto com um corretor. Para muitos deles você pode criar uma média de valor só cotando online, sem se comprometer com ninguém de primeira.

Se você quer viver pulando de lugar em lugar, uma boa estratégia é ficar em hostels mesmo, assim conhece gente nova o tempo todo. Dá para ver os preços no HostelWorld. Se estiver se aventurando sozinho, uma alternativa barata é o Couchsurfing, em que você fica de favor no sofá de alguém, mas ele fica meio complicado se você vai em dois ou mais. Já se prefere o conforto de um hotel, existem milhões de opções de sites para fazer reservas. Só não esqueça de dar uma olhada no que o povo do TripAdvisor está falando antes e talvez já reservar por lá mesmo.

Se pretende ficar mais tempo em um mesmo lugar, você pode ficar de saco cheio de hostel – tem gente que vive lá, mas né? – e a conta do hotel vai sair muito cara, então o melhor mesmo é alugar algum apartamento para morar. Para achar casas de estudantes ou corretores vai de depender muito de cada país e do que você pretende fazer. Só não esqueça de incluir as contas mensais da casa e possíveis móveis.

Existem vários sites em que você pode alugar por temporada de forma bem fácil, segura e sem um monte de burocracias. Alguns deles são Roomorama, Wimdu e o 9flats. Nosso favorito é sempre o Airbnb. Inclusive nós já fizemos um post aqui detalhando direitinho como alugar uma casa por lá. Pelo site, conseguimos um desconto bem legal em todos os apartamentos que já moramos até hoje. Quando for reservar, tente sempre negociar com quem aluga para tentar um desconto no valor final. Muita gente costuma diminuir o preço quando você passa um tempo no mesmo lugar, então sempre vale a pena tentar economizar um pouco nessa parte, uma das mais caras de morar fora.

Se você quer ficar bastante tempo em um mesmo lugar, uma boa dica é alugar um apartamento por um mês ou dois no Airbnb e, quando chegar na cidade, ir visitar outros para alugar da forma tradicional. Assim você consegue escolher direitinho seu próximo lar. Antes da nossa mudança, até cogitamos fazer isso, mas como o plano era ficar por só 6 meses em Berlim, seria um tempo enorme desperdiçado. Alugando pelo Airbnb fechamos um valor único para um apartamento mobiliado – não precisamos comprar praticamente nada – e que já inclui todas as contas da casa (internet, água, luz e gás, por exemplo). Lembre sempre de incluir o valor dessas contas caso você vá alugar com um corretor, porque às vezes vale mais a pena pegar logo um apartamento completo e não se preocupar com burocracias em outra língua.

[title subtitle=”Quanto eu vou ter que economizar?”]Gastos[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_gastos

Destino definido, é hora de saber quanto você vai precisar para viver. O que nós normalmente fazemos é abrir uma tabelinha no Excel e simular todos os nossos possíveis gastos em uma conta básica. Lembre-se de somar tanto os gastos pontuais como recorrentes.

Nos gastos pontuais: passagem, documentação e preparativos – malas de viagem, remédios, o que for.

Nos gastos recorrentes, tem de levar em conta a forma que você imagina viver: alimentação, hospedagem, lazer, transporte, cursos extras. Para conseguir ter uma noção desses gastos, utilize sites como o Expatistan e o Numbeo. Nós sempre colocamos 20% a mais de margem de segurança.

Já tendo uma ideia dos gastos recorrentes no país em que você vai morar, dá para saber quanto precisa para ficar três meses e criar o que chamamos de poupança emergencial.

Poupança Emergencial

Ter um dinheiro extra para qualquer emergência é super importante por questões de segurança. Se você quebrar um braço, vai ter que pagar o hospital e só depois pedir reembolso do Seguro Viagem (pelo menos em muitos deles). Se você não conseguir um emprego no primeiro mês, se um pagamento atrasar, se você for roubado e precisar requerer todos os seus documentos de novo… são muitos “se” que você precisa prever. E, presumindo que você está indo para outro país e não é herdeiro, não vai ter ninguém para te bancar nisso. Nós já contamos nesse outro post qual é a forma mais econômica e rápida de enviar dinheiro para fora do Brasil, dá uma olhada!

O modo que calculamos esse valor é somando todos os gastos mensais e guardando pelo menos 3 meses garantidos em uma poupança. Se tudo der errado, nós conseguimos nos sustentar aqui por 3 meses tranquilamente ou usar esse dinheiro para alguma emergência. Se tudo der certo, ele fica rendendo no banco. Criar essa poupança emergencial é uma das coisas que mais te dão segurança na hora de ir morar fora.

pequenos-monstros-banner-viajando-com-animais

Calculadora de gastos

Para facilitar a sua vida, nós criamos uma planilha no Excel que pode te ajudar a descobrir o quanto você precisa economizar por mês antes de ir morar em outro país. É só preencher com a quantidade de messes que faltam para a mudança, quanto dinheiro você tem guardado, seus gastos pontuais e recorrentes e a moeda do local. O arquivo já vai calcular quanto você precisa para sair de onde você está agora com a garantia da poupança emergencial. Para baixar é só dar like nesse post por aqui:

[sociallocker id=”1996″]Obrigado por ajudar os Pequenos Monstros divulgando nosso post. :)

Clique aqui para baixar a nossa Calculadora de Gastos.[/sociallocker]

[title subtitle=”Como ganhar dinheiro morando fora?”]Conseguindo dinheiro[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_conseguir_dinheiro

Agora que você tem uma média de quanto dinheiro vai precisar, chegou a hora de pensar em como você vai se sustentar durante esse tempo.

No nosso caso, continuamos trabalhando (e muito!) daqui fazendo freelas de conteúdo e planejamento digital para agências de publicidade e clientes do Brasil. Sabemos que cada caso é um caso e não temos nenhuma fórmula mágica para conseguir dinheiro, mas podemos ajudar um pouquinho com algumas dicas, então vem com a gente!

pequenos_monstros_como_morar_fora_conseguir_dinheiro-01[columns_row width=”third”][column][su_button url=”#itema” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Item A[/su_button][/column][column][su_button url=”#itemb” style=”3d” background=”#1b8e8e” wide=”yes” center=”yes”]Item B[/su_button][/column][column][su_button url=”#itemc” style=”3d” background=”#28b6bb” wide=”yes” center=”yes”]Item C[/su_button][/column][/columns_row]

Não consegue trabalhar de qualquer lugar?

Se você não quer ou simplesmente não consegue pensar em nada para trabalhar de forma remota, existe a opção de trabalhar no país que você vai. Lembrando que, neste caso, o visto costuma ser diferente para trabalho.

Ah, e é importante lembrar que você não precisa largar a sua área de atuação e ir trabalhar com alguma coisa nada a ver só para ganhar dinheiro. Ainda no Brasil você pode ficar de olho nas vagas de algumas empresas do país que você quer morar e mandar currículo sempre que surgir alguma coisa com o seu perfil. Conhecemos algumas pessoas que decidiram mudar de país e meses antes começaram a enviar currículos para empresas do país de destino que eram ligadas as suas carreiras, mesmo quando não tinha nenhuma vaga aberta. Contaram sua história, explicaram suas experiências (ter um LinkedIn atualizado ajuda muito!) e como eles poderiam fazer parte da empresa, na cara de pau mesmo. E todos eles conseguiram empregos até antes de sair do Brasil. Você só precisa conversar com o contratante e entender se precisará traduzir seu diploma ou ter algum outro comprovante para exercer sua profissão.

Se você vai para Londres, por exemplo, comece desde já a mapear empresas da sua área e entenda como elas atuam, quais são seus pontos fortes e mergulhe dentro de tudo que você puder conhecer sobre a área no país. Quando a viagem começar a se tornar realidade, já envie alguns emails para os lugares e torça para dar certo. Às vezes não rola um emprego ali, mas podem te indicar para outra pessoa ou te convidar para conhecer a empresa. Na pior das hipóteses, você já faz um networking legal que pode resultar em alguma oportunidade no futuro. Lembre sempre que o “não” você já tem e tentar não dói.

E existe sempre a possibilidade de você trabalhar em bares, restaurantes ou hostels, seja viajando para vários países ou para morar fixo em algum lugar.

Dependendo do seu objetivo, existem vários sites que podem te ajudar:
Worldpackers – Trabalhe em hostels em troca de hospedagem
WWOOF – Trabalhe em fazendas orgânicas em troca de hospedagem
Work Away – Coloque o que você sabe fazer e encontre quem precisa do serviço em troca de hospedagem
House Cares e MindMyHouse – Você se oferece para cuidar da casa de alguém enquanto eles estão fora
HelpX – Lista vários lugares que aceitam voluntários em troca de hospedagem e alimentação

informe_publicitario_da_lisa

Quer trabalhar de qualquer lugar?

O trabalho que você faz hoje pode ser feito remotamente? Às vezes você acha que não, mas se conversar com o seu chefe ele pode topar que você trabalhe de longe e faça reuniões usando o Skype. Se não pode trabalhar remotamente no emprego que você está, você precisa começar a procurar alternativas que vão te dar algum dinheiro depois da mudança.  Se você já sabe fazer alguma coisa que possa exercer de longe, é hora de procurar alguns trabalhos no Brasil e fora dele para começar a ganhar confiança nessa área. Mas calma aí, não precisa largar seu emprego agora não, tá? Comece conciliando as duas coisas até o momento que você se sentir seguro para largar o trabalho oficial.

Você pode ver todos os nossos posts com dicas sobre trabalhar enquanto viaja o mundo clicando aqui. 

Se você escreve ou ilustra bem tudo parece mais fácil para quem quer ser freelancer, mas quase todas as áreas podem ser aproveitadas online, é só ser criativo. São justamente essas ideias novas e que ninguém pensou que dão mais dinheiro, na verdade. Também existe a possibilidade de você mudar de área, dedicar todo seu tempo livre para aprender alguma coisa nova online e depois começar a trabalhar com isso. É uma aposta a longo prazo que pode dar certo. E nunca é tarde, né? Ou você pode simplesmente colocar algumas ideias no Fiverr, ou entrar no Upwork, fazer trabalhos simples de tradução para PT-BR e ir ganhando pouco a pouco.

Para receber dinheiro, continuamos usando normalmente nossas contas brasileiras para clientes do Brasil e por Paypal para clientes de fora. Desta forma, a burocracia é bem menor e não preciso transformar euro para real e depois para euro de novo, perdendo dinheiro em todas as conversões.

Para saber sobre como transferir dinheiro do Brasil para o exterior, é só clicar aqui para ver um outro post sobre isso.

Quer guardar dinheiro?

Se você quer guardar um dinheiro antes de ir para não trabalhar, acho que a melhor dica que podemos dar é: pense em quanto por mês você consegue guardar em uma poupança, agende uma transferência automática e não olhe mais para ela até ter atingido sua meta. A calculadora de gastos que fizemos pode ajudar um pouco. Se estiver saindo muito caro, tenta cortar coisas.

Algumas dicas práticas:

[su_list icon=”icon: asterisk” icon_color=”#28b6bb”]

  • Cortar aquele cafézinho durante a tarde ou deixar de beber tanto no happy hour já faz uma diferença enorme no futuro. Coloque essa economia semanalmente na poupança.
  • Sabe aquelas trinta e duas jaquetas do seu armário que foram usadas duas vezes? Provavelmente você não vai precisar dela pelos próximos meses (ou anos). E quando você voltar, se voltar, seu estilo vai ser ainda mais diferente do que as coisas que você deixou no armário. Separe as roupas, os livros que você nunca mais vai ler, o videogame antigo, os móveis do quarto (ou da casa!), os sapatos de uma só noite e até os CDs e coloque para vender em brechós, no Enjoei ou entre amigos. Você provavelmente vai ficar surpreso com o quanto isso pode arrecadar. E esse dinheiro extra, é claro, vai direto para a poupança da viagem.
  • Se tiver tempo livre, procure um trabalho extra. Seja bartender, freelancer, cuide do bebê da vizinha, seja dog walker dos cachorros do prédio, venda docinhos na escola ou no trabalho…o que sua criatividade e tempo permitirem. Boa parte desse dinheiro, claro, vai para a poupança da viagem. Aqui tem um post sobre como ganhar em dólares sem sair de casa, caso você esteja interessado!
  • Nesse link aqui tem o nosso passo a passo de como organizamos nossas finanças em casal para você se inspirar
  • Se você vai receber algum presente de aniversário de algum familiar, peça em dinheiro. Eu sei, isso é super chato, mas se você colocar de uma maneira mais palpável, como “O presente que você pode me dar é 3 dias de hospedagem na Tailândia: X reais”, o presente parece um pouco mais significativo. [/su_list]

Enfim, seja criativo. O que não dá é você só sonhar e nunca fazer nenhum sacrifício para que esse desejo se realize.

 

[title subtitle=”Melhor prevenir, né?”]Precauções[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_precaucoes

Seguro de viagem, remédios e poupança emergencial são três coisas importantes de ter garantidas. Boa parte dos países só vendem remédios com receita, os médicos são caros e uma emergência pode comprometer a sua mudança inteira. São três coisas que nós não queremos precisar, mas é sempre melhor garantir.

Seguro de viagem

Como viemos passar um tempo morando na Europa e sabe lá por onde mais, compramos um Seguro de Viagem que cobre o mundo todo, o World Nomads. Nós nunca precisamos usar (ainda bem!), então não testamos, mas ele é aprovado pelo Lonely Planet e lemos vários relatos de pessoas que usaram os serviços e gostaram.

Aqui, é importante saber se o país que você vai precisa de um determinado seguro viagem, que tenha cobertura de um valor específico. O World Nomads cobre despesas médicas e odontológicas de até 5 milhões de dólares, emergência 24 horas, tem um pacote “Explorer” para quem vai fazer esportes radicais e também tem a opção de você colocar seus eletrônicos. Achamos a apólice bem justa, e como ele é um dos poucos que fazem a cobertura por um longo período e em vários países, achamos bem válido.

Remédios

É bom fazer um estoque dos que você toma diariamente e levar os extras para problemas esporádicos, como gripe, alergia, alguma infecção etc. Você pode comprar no lugar de destino, claro, mas é sempre bom ter alguns para emergência até descobrir como conseguir o remédio que você toma no país que você está. Trouxemos um estoque enorme de remédios para não precisar ir ao médico sem necessidade ou ter de lidar com composições médicas em alemão, pelo menos no começo.

Se você toma algum remédio controlado (no Brasil ou no país que você vai) e precisa levá-lo em grande quantidade, aconselhamos que você leve junto a receita do seu médico. No embarque ou desembarque é bem pouco provável que eles se preocupem com isso, mas é melhor garantir. Quando a medicação acabar, vá com a receita brasileira e a caixa vazia do remédio para o médico do país e veja se ele pode te ajudar a entender qual é essa medicação no país que você está.

[title subtitle=”O que levar?”]A Mudança[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_mudanca

Nós mudamos para a Alemanha com roupas, eletrônicos (laptops e câmeras) e cachorros. E só. Só trouxemos malas, e as poucas coisas que sobraram ficaram guardadas em caixas/malas na casa dos nossos pais ou amigos.

A grande dica aqui é pensar em quanto tempo você vai passar fora. Se seu quarto for ficar intacto na sua casa brasileira, talvez você nem precise se desfazer de nada. Se você estiver se mudando definitivamente, aí é bom rever os móveis, as roupas, as caixas de bugigangas e só guardar o que você não quer se desfazer nunca. Foi isso que aconteceu com a gente, e provavelmente só vamos rever de verdade as nossas coisas que ficaram no Brasil daqui alguns anos. Tentamos enxugar ao máximo as roupas e sapatos, doamos muuuita coisa e vendemos algumas, e mesmo assim foi difícil de trazer tudo que a gente queria. Muita coisa teve que ficar para trás. Mas é a vida que a gente escolheu, né? Não dá pra ter tudo.

Para quem não tem onde deixar, a melhor coisa é procurar por algum serviço de self storage. A gente até queria, mas achamos todos muito caros ou não confiáveis, aí acabamos contando com a família e amigos mesmo.

Se você quer passar a vida viajando, adquirir um monte de bens materiais só vai ajudar você a ficar cada vez mais preso em um só lugar. E é mais ou menos esse mantra que a gente tenta repetir sempre.

[title subtitle=”É bom saber dessas coisinhas”]Dicas extras[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_extras

Celular

Como muitos dos nossos clientes são brasileiros, preferimos manter nossos números de celular funcionando. Isso sem gastar um absurdo de roaming quando nos ligassem, é claro. O que fizemos foi:

  1. Mudar a conta de pós para pré, dessa forma você mantém seu número se voltar
  2. Comprar um número fixo de São Paulo pelo do Skype
  3. Redirecionar todas as ligações do celular para esse número do Skype

Quando estamos conectados, qualquer pessoa pode falar conosco ligando tanto para esse número fixo de São Paulo, como para o nosso celular de sempre, e a ligação cai direto no nosso Skype. Com o celular pré-pago TIM da Debbie essa técnica continua funcionando até hoje, mas quando o Fê mudou a conta dele de pós para pré na Vivo, a operadora não permitiu que ele encaminhasse mais as chamada. Um saco. Se você quiser muito fazer o redirecionamento de chamadas, talvez valha a pena mudar a sua operadora para a TIM antes de ir.

De qualquer forma, passamos nosso número do Skype para todo mundo e agora família, amigos e chefes conseguem nos ligar com o preço de uma ligação local para São Paulo. Ah! Nós também colocamos crédito em nossa conta do Skype para poder ligar para o Brasil de forma bem mais barata. Normalmente funciona super bem.

Além da conta do Skype, a única coisa que fizemos foi guardar o chip para usar quando for ao Brasil e comprar um chip alemão para usar internet e telefone aqui. Não esqueçam de já sair do Brasil com o celular desbloqueado para outras operadoras.

pequenos-monstros-banner-viajando-com-animais

Contas de banco

Essa parte de banco é a mais atrasada nesse esquema de nômades digitais que estamos vivendo Não existe nenhuma opção fácil e econômica em vários quesitos. Pelo menos não que tenhamos encontrado.

Como nossos planos são de morar em diferentes países, acabamos optando por não abrir uma conta na Alemanha (pelo menos não até o momento). Mantivémos nossas contas brasileiras por conta dos nossos clientes e pela facilidade (na teoria) de lidar com um só tipo de burocracia desse tipo. Também temos contas no Paypal em euros e em dólares para alguns clientes que nos pagam nessas moedas – e usamos para pagar serviços como o Airbnb, por exemplo, sem que tenhamos que gastar convertendo a moeda –, mas normalmente sacamos dinheiro pelo Brasil mesmo.

De qualquer forma, aqui na Alemanha é bem simples de abrir uma conta, você só precisa do Anmeldung (o documento mostrando que você se registrou na prefeitura do seu bairro) e do passaporte. Isso também varia de país para país, mas se você vai trabalhar fixo em alguma empresa, normalmente é obrigatório ter uma conta ativa no país. Hoje nós temos uma conta alemã no Number26.

[title subtitle=”Retomando tudo”]Checklist[/title]

pequenos_monstros_como_morar_fora_links

Para facilitar ainda mais a vida de você que está querendo morar fora, criamos essa checklist aqui com tudo que você vai ter que fazer. Muita coisa está com link para o ponto do post em que tocamos nesse assunto, mas alguns outros têm links externos que dão dicas outras dicas.

[su_list icon=”icon: check-square-o” icon_color=”#28b6bb”][columns_row width=”half”][column]

[/column][column]

Ah! Se você vai ficar bastante tempo em um mesmo lugar, você precisará se registrar na prefeitura do bairro que vai morar, pelo menos aqui na Alemanha. Em outros países, a burocracia pode ser diferente, mas dar um pulo na prefeitura da cidade já vai te dar uma boa noção de como prosseguir.

[separator type=”thin”]

Outros links para você ler um pouco mais sobre mudar de país:

Espero que esse post gigante ajude quem está nessa loucura de mudar de país. Qualquer dúvida, mande aí nos comentários e tentaremos ajudar ao máximo. Ah! Se você já fez esse processo de morar fora e aconteceu de uma forma diferente ou tem alguma extra, conta aí pra gente também. :)

116 Comments

  • Muito bom! Estou pensando em terminar a faculdade e tentar algo fora. Tenho cidadania europeia e realmente não sabia q existia tanta coisa a se fazer.. Tipo, "tenho cidadania posso fazer o q eu quiser" hahaha =) valeu adorei!

  • adorei o post, já baixei a tabela e tô aqui fazendo as contas… você pagou os 6 meses de airbnb de uma só vez?

  • Oi, Vanessa!
    A gente acabou pagando os 6 meses do Airbnb de uma vez só pq queríamos usar o Paypal, aí ele só dessa forma, mas tivemos que entrar em contato com ele. Caso você queira pagar com o cartão, eles cobram longas estadias mensalmente mesmo, como um aluguel.

  • Pequenos Monstros ai, que bom saber! achei que pra reservar o mesmo apto por vários meses tinha que pagar pelo período inteiro na reserva. ufa, isso me anima muito!

  • Post inspirador!
    É muito bom ver esse tipo de assunto sendo abordado de uma forma tão realista. Ao mesmo tempo que dá uma loucura, também dá uma segurança. Não sei se dá para entender, hahaha.
    Beijos!

  • Adorei! Estou de mudança pra o Japão com mala, roupas e eletrônicos apenas. A intenção é ficar lá pra sempre e, portanto, não deixaremos (marido e eu) nada aqui no Brasil. Apesar de algumas diferenças nas nossas mudanças, deu pra perceber que fiz o planejamento direitinho, inclusive na previsão de gastos. Só que eu penei muito em relação aos gastos recorrentes, pois não conhecia esses sites que vocês indicaram. No meu caso, tive que ir em sites de supermercados japoneses, Amanon Japan e outras lojas de produtos específicos de lá pra saber o preço de cada item que precisaremos pro nosso novo lar.

  • Dá sim, Tais! Planejar direitinho é a única coisa que passa um pouco de segurança que estamos fazendo a coisa certa. A dúvida sempre fica, mas pelo menos a gente sabe que não tá se metendo em roubada nenhuma!

  • Não conhecíamos, Lucas! Os preços parecem bem mais baratos mesmo, especialmente pq você pode ligar sem precisar de internet. Acabamos optando pelo Skype porque é o que todo mundo tem, então podemos passar pra qualquer cliente, fazer ligação com várias pessoas na mesma linha e tal. E o Ringo não tem opção vídeo, né?

  • Nossa Aline, que trabalhão deve ter dado! Parabéns pela paciência! Hahhaha esses sites de média de preços não são 100% confiáveis, mas dá uma noção básica de cada coisa e ajudam um pouco. Entrar nos sites dos supermercados é bem mais certeiro mesmo, mesmo dando mais trabalho. E o Japão é um lugar que morremos de vontade de conhecer!

    Boa mudança! :)

  • Dei sorte de pular vários passos burocráticos na mudança e só precisei controlar a ansiedade e esperar a documentação sair – ainda bem, já que quase nada saiu do jeito que eu planejei! xD

    Vocês abordaram ótimos pontos, especialmente a parte de fazer uma boa economia antes de sair. Acredito que seja a parte mais fundamental em qualquer situação de mudança (seja turismo, trabalho, estudo ou intercâmbio cultural), só assim pra ter mais segurança caso aconteça alguma coisa.

    E obrigada por linkar minha experiência aqui também <3 Espero que vocês continuem tendo uma jornada incrível explorando o mundo :}

  • Esse post caiu como uma luva por indicação da Paula Abrahão – já favoritei no meu coração! Tô pra me mudar, mas meu processo vai ser bem mais confuso! :( De qualquer forma, a checklist e alguns detalhes serão super úteis para eu não me perder no processo todo. Obrigada por esse post! <3 Acabei de conhecer o blog e já tô seguindo e amando em todas as redes possíveis! ;*

  • Amei o post! Eu e meu marido iremos nos mudar pra França e essas dicas foram essenciais. Agora queria saber uma coisa, também temos cachorros. Quanto custa em média o transporte deles? Como funciona? Bjs!

  • Tá no post, Ludmilla! O voo, para os dois, deu 500 reais. Tem esse boato nada a ver de que é o preço de uma passagem de avião pra cada animal, mas é história. Deu 250 reais pra cada um dos meus cachorros pela Lufthansa. :)

  • Olá! Estou dando entrada para tirar minha dupla cidadania portuguesa e estou com uma dúvida. No caso de vocês, os dois tinham esse direito ou só um dos dois? Digo isso pois me informaram que meu marido não terá direito a cidadania e tenho receio de como será caso a gente resolva residir na Europa.
    Obrigada e ótimo post!

  • Achar esse blog era tudo o que eu precisava! Muito obrigada por compartilhar tanta informação útil! Vou acompanhar as aventuras de vocês!!

  • Oi Daniela! Desculpa a demora para te responder. Nós dois temos direito a dupla cidadania individualmente, porque temos parentes que nasceram na Europa.

    Só que pelo que sei, se vocês dois são casados e só um dos dois tem o passaporte e o outro não, vocês podem ir para a Europa e quem não tem passaporte pede residência porque está junto com um europeu. Outra coisa que você pode pesquisar é se marido de portuguesa não pode tirar a cidadania portuguesa através dela. Sobre isso não sei!

  • Abri o link por indicação da Paloma Sernaiotto e amei todas as dicas. O bichinho da mudança me mordeu e fiquei pensando em terminar a faculdade na Alemanha ou mesmo fazer um mestrado ou curso. Não decidi ainda, mas não é nada que precise fazer correndo. Todas as dicas foram MUITO úteis e só me deixaram com ainda mais vontade de viajar! Parabéns pelo site!

  • Fiz muitas pesquisas recentemente sobre transferências e como receber dinheiro no exterior pois vou passar um ano em Barcelona e não queria ter que pagar as taxas do vtm e/ou cartão de crédito internacional. O que descobri é que vale a pena abrir uma conta no exterior e fazer transfêrencias através de casas de câmbio como a multimoney ou a confidence. As taxas são bem mais baixas e normalmente você consegue um valor bom na conversão da moeda! Quem sabe nos encontramos em Barcelona no próximo ano!

  • Jura, Andréa? Nossa, que ótimo saber! Vamos pesquisar melhor sobre isso.
    Depois manda um email pra gente contando quando vc vai estar lá em Barcelona que damos um jeito das agendas baterem! :)

  • A pesquisa no google era "morar fora do Brasil"… E me deparei com o blog de vocês super útil e inspirador!
    Parabéns pela iniciativa de mudança e por dividir toda essa experiência com a gente… Mudar do país sempre foi um sonho meu (desde a adolescência) e tenho pensado: vivo na direção dele?
    Esse post foi bem esclarecedor e me fez fortalecer ainda mais essa vontade.
    Obrigada!!

  • Boa tarde!
    Pretendo no final do ano que vem (ok, ok, ainda tem tempinho) ir para Reino Unido, o bichinho da mudança me mordeu já faz um tempo e todo dia ele aparece pra dar mais uma mordidinha e me rendi a ele, estou pesquisando em tudo que posso e tive a sorte de aparecer esse blog lindo de vocês.
    Parabéns pela coragem, atitude e por esse blog, está extremamente útil e muito bem feito!
    Mas por algum motivo, não consigo curtir e consequentemente desbloquear a calculadora :(

    Beijos!!

  • Oi, Andresa!
    É sempre complicado ganhar em uma moeda mais desvalorizada mesmo. Tanto que nossa meta para esse ano é encontrar alguns freelas que paguem em euro ou dólar.
    Mas, apesar de termos que trabalhar mais para ganhar a média que alguém nesse país ganha, muitas coisas acabam sendo mais baratas na Europa do que no Brasil, mesmo convertendo. Por exemplo, em Berlin a gente saia pra restaurante-bar-balada e gastava a mesma coisa que a gente gastava em só um deles em São Paulo.
    Claro que em um mundo ideal a gente ganharia numa moeda mais valorizada, mas né? Enquanto isso vamos aproveitando o que temos! :)

  • Muito legal seu blog! Adorei esse post, estou na etapa 1 ainda, escolher o país rsrs que pra mim é a parte mais dificil mas com pessoas ajudando que nem você, vai facilitando! Obrigada ;)
    Abs!

  • Pequenos Monstros É, tem isso também, né. Aqui no Brasil algumas coisas são bem mais caras, principalmente aqui em SP. Mas no meu caso acho que isso vai ser meio diferente, porque pretendo morar na Austrália e já estou ciente que a maioria das coisas lá são bem caras. E eu pretendo trabalhar com tradução para PT-BR, sendo assim, vou receber em real. Acho que vai ser meio tenso, mas a gente dá um jeito haha. Já aproveito para agradecer por me responder e, principalmente, por fazer esse post maravilhoso, que esclareceu muitas coisas na minha cabeça. <333

  • Excelente Post. Acrescentaria mais uma dica. Aulas de pré aquecimento de conversação no idioma antes de ir. Faz toda a diferença; Ajuda a ambientar e evita o choque da barreira da língua. Morei 2 anos em Los Angeles e me lembro que as adaptações iniciais não pesaram tanto pois me ambientei com aulas de conversação antes de ir.

  • Sou prestador autônomo, resolvi parar de trabalhar para empresas como contratado em começo de 2012, e assim vivo hoje de contratos temporários no Brasil, mas como agora o país está em decadência em todos setores, possa tentar uma vida melhor em outro pais, e lendo aqui gostei muito, realmente este portal é muito rico em detalhes, até mesmo para mim que sou hiper ativo, com hoje 62 anos de idade, semi-atleta, faço tudo de um pouco, e acredito que trabalho tenha em qualquer lugar não ligo para qual trabalho, desde que seja decente, e sair do Brasil, isto aqui não está nada bom, a vida aqui está ficando insuportável o povo perdeu suas origens, não conseguem viver em paz, violência em demasia, não temos nada, direito a nada, os governantes o mundo já sabem que estão sendo punidos, presos e que em nada fazem para melhorar só piorar, espero encontrar pessoas estou no linkedin desde 2002, tenho muitos amigos em redes sociais, mas se eu não contar não saberão, assim iniciei por aqui, o que posso encontrar pela frente (!!!), para mim não tem sol, nem vento, nem chuva, encaro tudo, já trabalhei como peão, isto não ligo não, o que vier desde que seja decente, com dignidade e honestidade.

  • Tenho uma dúvida. Vocês fazem freela para empresas brasileiras. Eles pagam em real? Como vocês fazem para se manter com esses valores, já que quando convertidos eles chegam a ser metade ou um terço dos valores cobrados aí.

    O blog de vocês é muito bom!

  • Eles pagam em real sim, Fabiana. Para uma conta brasileira e tal, como sempre recebemos trabalhando no Brasil.

    É ruim porque precisamos trabalhar mais para pagar as contas daqui, mas até hoje só escolhemos cidades com o custo de vida mais baratos que São Paulo para viver – que é um dos mais caros do mundo.

    Até o pãozinho da padaria vem com o preço do IOF em cima, mas ainda sai mais barato que SP.

    A estratégia é saber quanto você precisa ganhar pra viver de uma forma legal na cidade que quer viver e aí fazer a conta do quanto precisa receber pra viver ali, seja recebendo em real, euro ou dólar.

  • Morar fora sempre foi uma vontade que tive, sendo que hj tenho família, filhos e marido , eles também tem essa vontade, estamos nos programando para Portugal, pois temos amigos lá, só que minha vontade é de ir pra Holanda, mais acho mais difícil ir como nós com a família formada, começamos a nos planejar agora mais o objetivo é pra daqui a 2 anos e meio, pois minha filha quer fazer os 15 anos dela aqui com os amigos e a família e depois partiu nova vida, outros ares outro ambiente enfim outra vida, parabéns a vcs pela iniciativa e não abandonar o cachorrinho de vcs!

  • Bastante úteis as informações a respeito de MORAR FORA. Tenho esse desejo também, mesmo que seja antes pra ir conhecer pra fazer turismo, ou depois ir atrás de emprego e ir definitivamente pra morar. Estou terminando o curso de Fisioterapia, e farei a especialização por aqui, mas quero ficar por dentro de como fazer todos os procedimentos e ir morar no Exterior. Sou novo ainda, mas como bom sonhador procuro sempre sonhar mais alto e além. Um dia eu consigo e terei essa felicidade de morar fora do Brasil, quem sabe não encontro até um grande amor em algum país no exterior… rsrs. Parabéns pela iniciativa e pelo incentivo, de certa forma bem inspirador e que faz você sonhar alto e pensar que pode e consegue. Boa sorte pra vcs e um grande abraço!

  • Boa sorte Gisele!! Tudo de bom. Também quero morar fora, só ainda não sei o destino mas tenho alguns países em mente já, e ainda pesquisando a respeito sobre vagas de emprego pra minha área que tô me formando (Fisioterapia), existe uma gama de oportunidades, mas como depende de várias coisas como: Processo administrativo e entrada de documentos, passaporte, Visto, Entrevista no Consulado, exames médicos, entre outras coisas que eu li no caso dos Estados Unidos. Mas em vista tenho outros destinos: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Alemanha, Espanha ou Portugal. Falta mesmo só pesquisar mais a respeito sobre esses que eu citei.
    Um dia chegaremos lá! E de novo… Boa sorte! Um grande abraço.

  • Minha mãe, meus dois irmãos e meu cachorrinho e eu estamos nos programando para deixar o Brasil em 2017, 2018 ou 2019 e morar definitivamente em Toronto, no Canadá, estamos desenvolvendo a idéia já faz algum tempo (1 ou 2 anos) e desde já estamos vendo o que vamos levar o que vamos deixar e tentar legalizar nossa situação antes de ir…estava procurando um texto explicativo deste para me informar melhor e olha que já faz há alguns meses e bom…achei o que precisava, vou executar o que está no texto á partir de agora hahahaha <3

  • eu quero morar em Portugal, pelo projeto de incentivo a aposentados, meu porém, tenho 2 cachorras que quero levar junto, como vcs estão com suas cachorrinhas, gostaria que me passassem informações sobre como morar em Portugal com minhas cachorras.
    abraços, e muito obrigada

  • Oiie, eu e meu esposo estamos cada vez mais certo do que queremos! Ir em busca da nossa felicidade, junto com nossos dois filhos. Estamos em dúvidas entre Europa ou Canadá. O que vocês poderiam nos aconselhar. Ameii o blog, tem nos ajudado muito a ter visão de tudo.
    Desde já obrigada

  • Sempre vejo muitos posts sobre esses assuntos, mas o de vcs adorei, td mto bem detalhado e explicado.
    Ja morei fora algumas vezes, sou uma pessoa do mundo, o que me impede atualmente é a questão de ser mãe solteira, com um filho de 4 anos. Acho complicado ir com uma criança pequena, apesar que eles se adaptam fácil, mas não consigo encontrar programas ou cidades que tenham uma infraestrutura suficiente para a minha situação.
    Vocês conhecem alguém ou teriam algumas dicas referentes a isso???
    Obrigada

  • Oi Andrea! Nós não temos filhos, então não tenho muitas dicas quanto a isso. Mas sei que a educação em países como a Alemanha, a Finlândia, a Inglaterra, o Canadá, a Dinamarca e vários outros são muito boas. E em todos esses lugares, acredito eu, são gratuitas para filhos de quem está vivendo lá. Não sei nada sobre isso, mas já li muitas histórias de gente que mudou de país com os filhos e está adorando – especialmente as crianças. Um exemplo disso é o Vida na Gringa, que a família toda mora no Canadá.

    Boa sorte! :)

  • Algo que sempre me assustou na possibilidade de sair do daqui do brasil sao algumas vrintes que muitas vezes frustam meus sonhos. Mas gostei muito do li qui, me judou muito, e agora e so planejar tudo certinho e dizer adeus.

  • Debbie, seu site está me ajudando muito na preparação da minha mudança para Espanha. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar. É em relação a enviar dinheiro do Brasil para a Espanha. Vc sabe como funciona?
    Há algum tempo atrás fui no Banco do Brasil para ter informações a respeito, mas não consegui nada, o funcionário não sabia informar….inacreditável…eu sei…
    Li aqui que devo ativar a conta do BB para uso internacional. Como funciona? Muito obrigada!!!

  • Estou indo morar na Espanha em janeiro com meu namorado. Ele tem cidadania espanhola e eu portuguesa. Amo o blog de vocês, me ajuda muito e já tenho uma lista de lugares para conhecer que li aqui. Queria saber por que vocês fizeram seguro viagem se vocês tem cidadania. Sendo cidadãos da União Européia, vocês não tem direito à saúde pública nos países que fazem parte da mesma?

  • Oi Talita! Não são todos os países europeus que possuem saúde pública gratuita. Os que possuem, são só para cidadãos registrados no país e que pagam impostos. São nos impostos ficam embutidos os custos da saúde pública. Se você não é residente, precisa de um seguro de saúde (ou de viagem).

    Na Alemanha e em vários outros países europeus, por exemplo, você obrigatóriamente precisa pagar um seguro de saúde, seja um plano público ou privado – e o seguro viagem serve como um seguro de saúde nesses lugares.

    Fizemos o seguro por segurança mesmo, já que pagar um seguro de saúde num país só não funcionaria pra gente porque estamos mudando muito e, caso aconteça alguma coisa, podemos ir no hospital sem medo. :)

  • Muito bom o artigo, Debbie. Só acrescentaria que pra quem vai com intenção de conseguir trabalho pra viver fora do Brasil achando que vai ter uma vida melhor, infelizmente, a realidade é bem diferente pra grande maioria que não têm cidadania européia. Mesmo com curso superior, grande parte não consegue trabalho na sua área e acaba tendo que trabalhar com bicos em atividades completamente diferentes. Acabo de fazer uma pesquisa sobre imigração pra minha faculdade. Tenho tantos amigos e conhecidos nessa condição. Não é ser pessimista, mas sim realista. Vale lembrar que a Europa está em crise e que, em alguns países, os próprios cidadãos não estão conseguindo empregos/trabalhos nas suas respectivas áreas. Se já está difícil no seu próprio país, será muito mais complicado em outro. Nem todos vão conseguir trabalhar remotamente como vocês, por exemplo. E não é tão simples. Existem outras alternativas sim, mas serão bicos de sobrevivência, longe de ser algo parecido com "emprego". É bom que as pessoas vão sabendo disso tudo, vejo muita gente iludida e sem a menor consciência da realidade. Ir pra estudar por um período é tudo de bom, pra viajar pelo mundo tb. mas pra ganhar a vida e morar definitivamente fora a história muda completamente, não é? Abs!

  • Oferta de empréstimo
    Você está em busca de financiamento, quer para impulsionar suas atividades, seja para um projeto ou para comprar um apartamento mas infelizmente o banco pede-lhe que condições você é incapaz de cumprir. Estou disponível para conceder empréstimos a qualquer pessoa capaz de respeitar os meus compromissos. caso contrário, a taxa de juros é de 2% ao ano. Entre em contato comigo que você está na necessidade de um empréstimo
    E-mail: pauloferreira868@gmail.com

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Bom Dia
    Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, Damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações
    entre em contato conosco via e-mail (Waltonloanfirm@hotmail.com)

    Nota Todas as resposta deve ser enviada para Waltonloanfirm@hotmail.com
    Atenciosamente

  • Você está em uma enorme crise financeira e precisa de ajuda urgente? Caridade Corporação África deu a cada um e todos a oportunidade de ter uma vida feliz e investir e ganhar mais dinheiro !!! Oferecemos aprovação fácil e rápido para o cliente capaz e uma baixa taxa de juros de até taxa de juro de 3%. As pessoas interessadas podem contactar o Sr. Johnson Lukejohnson@charitycorporationafrica.com


    Centro Africano Caridade Corporação ©

  • Olá

    Precisa de um empréstimo?

    Você precisa financeiramente?

    Você está na lista negra pelo seu banco?

    Precisa de um empréstimo pessoal?
    Nós podemos ajudar com qualquer tipo de empréstimo que você precisa.

    Contacte-nos hoje. ninoemmanuel49@gmail.com assim
    Ele pode ajudar muito bem.

    Estamos aqui para servir todo o dia, porque nós trabalhamos 24 horas
    dia 6 dias por semana.

    Contacte-nos hoje para o seu empréstimo urgente em qualquer de nosso e-mail,

    Envie-nos agora em: ninoemmanuel49@gmail.com
    2: ninoemmanuel49@yandex.com
    3: ninoemmanuel19@ymail.com

    nos um e-mail hoje, agora,

    OBRIGADO,

    MR NINO

  • Olá,
    Em face de dificuldades financeiras? Você está na necessidade de um empréstimo? ou eles foram rejeitados pelos bancos locais? Você precisa de um empréstimo, por qualquer motivo? Sua ajuda é finalmente aqui como Maurice Finance oferece empréstimos a todos os empregados e desempregados, pessoas físicas e jurídicas, oferecemos empréstimos a baixa taxa de juros de 2%. Mutuários interessados estão entre em contato conosco via e-mail para mauricefinance@hotmail.com~~V e obter seus empréstimos hoje. Nossos serviços são rápidos e confiáveis, então por favor contacte-nos em (mauricefinance@hotmail.com) e desfrutar de nossos serviços financeiros oferecem.
    Email: mauricefinance@hotmail.com
    Maurice Finanças

  • Estou Bolivar Agata pelo nome. Eu vivo em Espanha, eu quero usar este meio para alertar todos os requerentes de empréstimo para ter muito cuidado porque há scammers everywhere.Few meses atrás eu estava financeiramente tensas, e devido ao meu desespero eu estava enganado por vários credores on-line. Eu tinha quase perdido a esperança Até que um amigo meu me encaminhou para um credor muito confiável chamado Smart OMS Mrs.Mary me emprestar um empréstimo sem garantia de $ 95.000 com menos de 2 horas sem qualquer stress. Se você está na necessidade de qualquer tipo de empréstimo só agora em contato com ele via: marysmartloanservice@outlook.com Estou usando ESTA meio para alertar todos os requerentes de empréstimo por causa de diabos eu repassados nas mãos daqueles credores fraudulentos. E eu nem sequer queria que meu inimigo de passar por um inferno Que eu Tal repassados nas mãos daqueles fraudulentas credores on-line, eu também quero que você me ajude a passar essa informação para outras pessoas que estão também na necessidade de um empréstimo, uma vez Você têm também receberá seu empréstimo de Mrs.Mary inteligente, eu oro a Deus que deve dar-lhe vida longa.
    Deus o abençoe sempre.
    Bolivar Agata
    Testemunho sobre como eu tenho o meu empréstimo

  • Olá a todos estou aqui para testemunhar como eu tenho o meu empréstimo da Deputada Laura Smith depois que eu aplicado várias vezes de vários credores de empréstimo que reivindicaram a testemunhar também direito neste fórum, eu pensei que os testemunhos onde real e i aplicado, mas eles nunca me deram empréstimo. Eu estava precisando de um empréstimo urgente para iniciar um negócio e eu aplicado a partir de vários credores de empréstimo que prometeram ajudar, mas eles nunca me deram o empréstimo. Até que um amigo meu me apresentar a deputada Laura Smith, que prometeu ajudar-me e, na verdade, ela fez o que prometeu, sem qualquer forma de atraso. Eu nunca pensei que ainda existem credores empréstimo confiáveis até que eu conheci a senhora deputada Laura Smith, que são, na verdade ajudaram com o empréstimo e mudou a minha belief.I não sei se você está de alguma forma na necessidade de um empréstimo genuína e urgente, sensação livre entrar em contato com a senhora deputada Laura Smith através de seu e-mail {mrslaurasmithloanfirm@hotmail.com}

    Batista da Silva Nunes

  • Olá a todos estou aqui para testemunhar como eu tenho o meu empréstimo da Deputada Laura Smith depois que eu aplicado várias vezes de vários credores de empréstimo que reivindicaram a testemunhar também direito neste fórum, eu pensei que os testemunhos onde real e i aplicado, mas eles nunca me deram empréstimo. Eu estava precisando de um empréstimo urgente para iniciar um negócio e eu aplicado a partir de vários credores de empréstimo que prometeram ajudar, mas eles nunca me deram o empréstimo. Até que um amigo meu me apresentar a deputada Laura Smith, que prometeu ajudar-me e, na verdade, ela fez o que prometeu, sem qualquer forma de atraso. Eu nunca pensei que ainda existem credores empréstimo confiáveis até que eu conheci a senhora deputada Laura Smith, que são, na verdade ajudaram com o empréstimo e mudou a minha belief.I não sei se você está de alguma forma na necessidade de um empréstimo genuína e urgente, sensação livre entrar em contato com a senhora deputada Laura Smith através de seu e-mail {mrslaurasmithloanfirm@hotmail.com}

    Batista da Silva Nunes

  • Este post do Pequenos Monstros está me ajudando super… obrigada, casal fofo! Uma dúvida sobre o seguro viagem: este seguro é aceito na maioria dos hospitais, por exemplo, na Alemanha (Berlim, Hamburgo)? Poderia explicar mais como funciona mesmo vocês não tendo usado? Muito obrigada!

  • Você é um homem de negócios ou mulher? Você está em uma bagunça financeira ou você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? É necessário pagar seus empréstimos de dívida ou pagar contas ou iniciar um negócio legal? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você achar que é difícil obter empréstimo de capital de bancos / instituições financeiras locais? Você precisa de um empréstimo ou financiamento, por qualquer motivo, tais como: Email: ex.loan1999@yandex.com

    a) empréstimo pessoal, Expansão de Negócios
    b) para abrir o negócio, educação,
    c) Consolidação de débito
    d) Hard Money Empréstimos

    Oferecemos empréstimo a baixa taxa de juros de 3% e penhor, ao invés de software, oferecemos empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, capital de capital de risco, empréstimos comerciais, empréstimos educação, empréstimos hipotecários ou por qualquer motivo. "

    No entanto, o nosso método permite que você especifique o montante do empréstimo necessário, ea duração pode pagar por isso, dá-lhe uma chance real de obter os fundos que você precisa!

    Contacte-nos por e-mail: ex.loan1999@yandex.com

    Bacon Tasha Elizabeth

  • Olá a todos estou aqui para testemunhar como eu tenho o meu empréstimo da Deputada Laura Smith depois que eu aplicado várias vezes de vários credores de empréstimo que reivindicaram a testemunhar também direito neste fórum, eu pensei que os testemunhos onde real e i aplicado, mas eles nunca me deram empréstimo. Eu estava precisando de um empréstimo urgente para iniciar um negócio e eu aplicado a partir de vários credores de empréstimo que prometeram ajudar, mas eles nunca me deram o empréstimo. Até que um amigo meu me apresentar a deputada Laura Smith, que prometeu ajudar-me e, na verdade, ela fez o que prometeu, sem qualquer forma de atraso. Eu nunca pensei que ainda existem credores empréstimo confiáveis até que eu conheci a senhora deputada Laura Smith, que são, na verdade ajudaram com o empréstimo e mudou a minha belief.I não sei se você está de alguma forma na necessidade de um empréstimo genuína e urgente, sensação livre entrar em contato com a senhora deputada Laura Smith através de seu e-mail {mrslaurasmithloanfirm@hotmail.com}

    Cintia Silva

  • Olá a todos estou aqui para testemunhar como eu tenho o meu empréstimo da Deputada Laura Smith depois que eu aplicado várias vezes de vários credores de empréstimo que reivindicaram a testemunhar também direito neste fórum, eu pensei que os testemunhos onde real e i aplicado, mas eles nunca me deram empréstimo. Eu estava precisando de um empréstimo urgente para iniciar um negócio e eu aplicado a partir de vários credores de empréstimo que prometeram ajudar, mas eles nunca me deram o empréstimo. Até que um amigo meu me apresentar a deputada Laura Smith, que prometeu ajudar-me e, na verdade, ela fez o que prometeu, sem qualquer forma de atraso. Eu nunca pensei que ainda existem credores empréstimo confiáveis até que eu conheci a senhora deputada Laura Smith, que são, na verdade ajudaram com o empréstimo e mudou a minha belief.I não sei se você está de alguma forma na necessidade de um empréstimo genuína e urgente, sensação livre entrar em contato com a senhora deputada Laura Smith através de seu e-mail {mrslaurasmithloanfirm@hotmail.com}

    Cintia Silva

  • Olá,
    Todo mundo estou tão feliz que dá para fora o meu grande testemunho de como eu tenho o meu valor do empréstimo desejo do Sr. Franklin Scott empréstimo empresa, eu quero usar rapidamente esta oportunidade para deixar o mundo inteiro saber disso, sou deputada Carolina Bianca de EUA, eu estava em busca de um empréstimo para iniciar o meu próprio negócio em apoio do meu marido sobre as despesas dos miúdos assim que eu fui em linha à procura de empréstimo quando me deparei com alguns credores que enganam e enganado o meu pouco dinheiro naquele processo do tempo eu fiquei confuso i don 't sequer sabem mais o que fazer, porque o pouco dinheiro que eu estava tendo comigo foi levado por aqueles bastardos fraudulentos que chamam a si mesmos credores empréstimo real, então um dia fiel como eu estava navegando pela Internet à procura de trabalho me deparei com algumas depoimentos comentaram sobre o fórum por um Sr. Fred, ea senhora deputada Monica Luis em como eles recebem o seu empréstimo do Sr. Franklin Scott Loan Company Email: franklinosayandescott@gmail.com Então eu disse a mim mesmo que eu devo dar a este um julgamento, porque eu estava tão assustada em relação ao que os outros credores fizeram para mim, então eu fui em frente tomou o seu endereço de e-mail pessoal que estava na esses comentários no fórum, então eu contactado-lo informando-lhe que eu estava arbitrou a ele por alguns clientes que receberam seu empréstimo de sua empresa , o Sr. Fred, ea senhora deputada Monica Luis, Então, quando soube que ele estava muito feliz com isso, então ele me que estou no direito empresa garantiu onde eu posso receber o meu valor do empréstimo desejo, que me deram a forma de pedido de empréstimo mutuário para preencher e retorno, eu fiz tudo isso, deu-lhes toda a minha informação necessária é sobre mim, então eu estava dado os termos e condições de sua empresa tudo correu bem, sem qualquer demora, em não menos de 24 horas I foi informada que o meu empréstimo soma válida de $ 6000000 USD foi registrado e aprovado pelo seu conselho de concessão de empréstimos de trustee, Então, nesse processo do tempo eu estava tão feliz quando me disseram que eu deveria enviá-los por dados bancários, mas eu estava pouco cético de fazer isso, então eu disse que eu tenho confiança e acreditam para esta chamada credor Sr. Franklin Scott, eu lhes deu por conta bancária tão surpreendentemente i receber e alerta do meu banco que minha conta foi creditada com a soma de US $ 6.000.000 USD pelo Sr. Franklin Scott. Então eu urgentemente e-mail dele que eu tenho receber o meu empréstimo com sucesso, Então meus queridos irmãos e irmãs lá fora, ainda à procura de empresa de empréstimo genuína eu vou aconselhá-lo a entrar em contato com o Sr. Franklin Scott gentilmente com esta mesma E-mail: franklinosayandescott@gmail.com e eu sei que ele também irá ajudá-lo com o montante do empréstimo desejo bem, enviá-las hoje e você será feliz que você fez.
    Sra, Carolina Bianca.

  • Olá a todos, eu sou Carolina Bianca uma mãe solteira de Georgia EUA, eu gostaria de compartilhar essa grande testemunho de como eu tenho o meu empréstimo de Franklin Scott empréstimo empresa quando foram expulsos de nossa casa quando eu não podia pagar minhas contas mais , Depois de sido enganado por várias empresas on-line e negou um empréstimo ao meu banco e outro alguma outra cooperativa de crédito eu visitei. meus filhos foram levados pela assistência social, eu estava sozinha na rua. Até que um dia eu vergonhosamente andou em uma colega de escola velho que me apresentou a esse Deus temendo empresa de empréstimo (Franklin Scott Loan Company). No começo eu disse a ela que eu não estou pronto para tomar qualquer risco de pedir um empréstimo on-line mais, mas ela me garantiu que eu vou receber o meu empréstimo a partir deles. Em um segundo pensamento eu tomei devido a minha falta de moradia i tomou uma tentativa e aplicada para o empréstimo, eu preenchido o formulário de pedido de empréstimo e começou com tudo o que foi pedido de mim felizmente para mim me foi dado um empréstimo de US $ 120.000,00 que eu pedida esta empresa de empréstimo (franklinosayandescott@gmail.com) e eu estou feliz que eu tomei o risco e aplicada para o empréstimo. os meus filhos foram dadas de volta para mim e agora eu possui uma casa e um negócio próprio. Todos gratidão ao Sr. Franklin Scott a Deus enviou Loan Lender para dar um sentido à minha vida quando eu tinha perdido toda a esperança, então eu fiz uma promessa a mim mesmo que eu vou manter depor na internet sobre como eu tenho o meu empréstimo. Você precisa de um empréstimo urgente? gentilmente e rapidamente entrar em contato com esta grande empresa se agora para o seu empréstimo através do email: franklinosayandescott@gmail.com ele é tipo animar.

    Eu permaneço Carolina Bianca.

  • Debbie,

    Quero já te agradecer imensamente por esse tempo que dedicam compartilhando suas histórias e dicas valiosas.
    Do processo de como levar seus cães foi a luz na minha vida para consegui me mudar com a Blueberry para Florença. Te escrevi várias vezes com dúvidas e você sempre muito solícita.
    Estamos na reta final, para a minha cã só falta o laudo veterinário e a emisão do CZI e então dia 13 de março chorar e ter crises de dor de estômago no aeroporto.
    Os funcionários da Alitália em Guarulhos já nos conhecem de tanto que já fomos e voltamos com perguntas sobre o transporte da pequena.
    Agora é terminar de empacotar o que decidimos guardar e começar as despedidas, já que nã há planos de voltar a morar aqui.

    Novamente muitísimo obrigada, se precisarem de hospedagem em Florença avisem que serão mais do que bem vindos!
    Abraços,
    Danielle

  • Oi Danielle! Fico muito feliz de ter ajudado vocês nesse processo e pode ficar tranquila que vai dar tudo certo com o voo sim. Pode encher o saco das aeromoças sem dó pra elas confirmarem com o piloto. hahahah <3
    Boa viagem! :*

  • Oi Aldine, é sim! É um seguro viagem comum, que se acontecer alguma emergência eles cobrem até o valor estipulado na hora da compra. Para alguns seguros você precisa ligar e pedir autorização imediata para usar, outros você faz o gasto médico, guarda as notas e pede reembolso. Para viajar para a Europa, com passaporte brasileiro, obrigatóriamente você precisa de um seguro de saúde, tipo esse!

  • Oi Fabíola! Você pode enviar por Western Union (tem as agências especializadas que podem te auxiliar nisso) ou transferir diretamente do seu banco para uma conta européia. Aí depende do que você está planejando, se vai querer abrir a conta e tal. Como eu trabalho para o Brasil, uso muito o cartão de débito para saque e pago o IOF mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *